"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ALANDROAL " AQUI JÁ NÃO HÁ MILAGRES "

Interior castelo Alandroal
castelo Alandroal



O Grupo de Forcados Amadores de Alandroal e um grupo que conta já com alguns anos de existência, sendo fundado no ano de 1977, a sua apresentação em público foi no Alandroal no mês de março do corrente ano, o cartel era constituido por; Joaquim Bastinhas, José Luis Cochico e Touros de António Barbeiros, pegaram em solitário, foi um grupo que nos seus melhores anos na (década de 80) pegou nas melhores praças do pais, Campo Pequeno, Palha Blanco, Cascais… e alem fronteiras. Na altura era um grupo já com algum respeito no meio taurino mas com o passar dos anos e devido a sua localização começou a ter falta de rapaziada para dar continuidade ao grupo, foi então que os seus membro decidiram parar ate que reunissem novamente as condições para se poderem pegar touros, esta decisão foi tomada em função do bom nome que o grupo arrastava com ele.
Em 2002 chegou o momento de recomeçar, foi então que, se juntaram antigos elementos do grupo, seus filhos, familiares e amigos e decidiram pegar uma novilhada na terra para ver se isto começava a mexer novamente, e foi a partir daí que tudo começou e decidimos pegar mais algumas corridas. Assim foi, mas por inexperiência nossa houveram algumas tardes de touros que correram menos bem e decidimos cessar!
Chegados a 2008 decidimos recomeçar! Já realizámos um treino e temos mais alguns agendados, mas havia um problema a resolver que era a decisão de quem seria o novo cabo, visto que, o antigo cabo já não reunia as condições para conduzir o nosso grupo.
Foi então que, no 23 de Fevereiro do corrente ano, se realizou um jogo de futebol, seguido de um jantar para se eleger o novo cabo dos Amadores do Alandroal. Haviam vários elementos com potencial para assumirem a chefia do grupo, mas só um o poderia fazer. Após o jantar numa conversa entre forcados foi eleito para o cargo Artur Roma um jovem filho da terra que muito tem a da à tauromaquia e ao grupo, ou não fosse ele filho dum elemento fundador do mesmo.
Do cabo eleito vão os votos de boa sorte para todos os elementos dos Amadores do Alandroal e o desejo de “Arte e Valentia”.

os Forcados Amadores do Aposento do Alandroal, fizeram a sua estreia no ano de 2004 na praça de toiros de Veiros, onde pegaram toiros de Sommer D’Andrade, tendo como cabo fundador, José Pedro Barreto.

INFORMAÇÃO GERAL
Fundada em 1298 pelo então mestre de Avis, a pequena vila do Alandroal cresce em redor das ruínas do seu castelo, dominado pela alta torre de menagem. A Igreja Matriz, no interior das muralhas, data do século XVI e a vizinha Igreja da Misericórdia tem belos azulejos do século XVII. Cerca de 10 quilómetros a sul, a antiga sede do concelho, Terena, ergue-se no alto de um monte e as suas ruas estreitas e casario branco rodeiam o Castelo e a Igreja Matriz. Na planície, a Ermida da Senhora da Boa Nova, do século XIV, exibe belos frescos de 1706 nas paredes e no tecto, com figuras de santos e de reis de Portugal. A loiça de barro de Terena é bem conhecida, mas o artesanato do concelho também inclui objectos em cortiça, madeira, pele e chifre, tradicionalmente feitos pelos pastores para uso doméstico mas agora ameaçados pela industrialização e pela invasão maciça do plástico. Quanto à gastronomia, saborosos pratos típicos alentejanos, como o cozido de grão e a sopa de cação, podem ser encontrados no Alandroal, e o visitante nunca fica desapontado. Tal como acontece no resto do Alentejo, o pão faz parte integrante da refeição, para aproveitar o molho de ensopados ou as sopas em que o alho, os coentros e o azeite desempenham um papel preponderante.


Alandroal - Castelo
Juromenha: Fortaleza
Terena: Castelo
Terena.Alandroal
Castelo do Alandroal
Em estilo gótico, o castelo apresenta planta oval (na qual se inscreve um pequeno bairro intra-muros), reforçada por três torres de planta quadrangular, nos ângulos, e uma sólida Torre de Menagem adossada à cerca. O portão principal (Porta Legal) é ladeado por duas torres quadrangulares, ligeiramente avançadas (para permitir o tiro vertical sobre a entrada), ligados por uma cortina e encimadas por ameias de remate piramidal.
O Alentejo é realmente uma das regiões mais bonitas de Portugal
Alandroal Castelo
Vista do edifício do Mercado Municipal do Alandroal, vila alentejana, pertencente ao distrito de Évora
Castelo de Alandroal
Época da construção:Séc.13Arquitecto/Construtor/Autor:Lourenço Afonso, 9º mestre da Ordem de Avis (fundador da fortaleza); Galvo, artista muçulmano (arquitecto principal); João Tiago da Fonseca (mestre pedreiro) e Estêvão José (arrematante), construtores da cadeia da comarcaCronologia1294 - Lançamento da primeira pedra; 1298 - Conclusão da construção; 1383 / 85 - Pedro Rodrigues, alcaide da fortaleza; 1606 - As moradias interiores do castelo já estavam arruinadas; 1774 - construção da torre do relógio; 1778 - Destruição da barbacã e construção dos novos paços do concelho; 1786 / 1793 - Construção da cadeia comarcã; 1802 - Demolição da torre ou campanário primitivo onde esteve instalada a torre do relógio.As muralhas são coroadas por merlões de forma paralelipipédica, e outros de remate piramidal. Tem seteiras estreitas nos espaços do adarve. Castelo: Planta poligonal. A torre de Menagem, de acesso obstruído, tem planta quadrangular, e é de construção maciça até ao andar de ronda; dois pisos de tectos redondos cujo acesso é feito por escadas de três lanços em túneis com frestas para iluminação Cobertura em terraço com balcão corrido caiado. Sobre o terraço a torre do relógio de planta quadrangular e tecto em cúpula bolbosa. Tem três sinos de bronze fundido.

Our Lady of Consolation / Nossa Senhora da Consolação
This is Alandroal, a small town situated in the Alentejo, a little north of Évora and not far from Spain. I wanted to post a photo of this castle but it's not really easy because of the light on the white tower. I finally selected this one.This castle was finished in the 13th century and it is said that its main architect was muslim. Somehow I think it's very beautiful and a little different from the others of the region.
Casa típica
Torre sineira
Sao Pedro
Hora da sesta
Alandroal
Mario Gil, autor das fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário