"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

domingo, 5 de abril de 2009

ALANDROAL "TERRA DE GENTE LABORIOSA"

O moderno coreto do Alandroal
Pormenor do castelo. Contraste entre a cor escura da pedra e o branco da cal.
Alandroal, nos sítios abrigados do sol ainda existiam vestígios da neve que caíu durante a noite. No interior do castelo, as muralhas viradas a Norte permitiram a conservação deste manto branco
Mirante de uma grande casa apalaçada no Alandroal.
Janela de palacete no Alandroal, com a parte inferior decorada com mármore esculpido. Pertence à mesma casa do mirante do post anterior
Janela primorosamente decorada numa casa do Alandroal. Provavelmente, estas decorações tinham como objectivo imitar as janelas dos palacetes (ver o post anterior), mas em vez do mármore, os motivos eram feitos com massas da construção e depois pintados.
Pormenor da parte superior da porta, visto do interior do castelo

Muralhas e porta virada a Norte, do castelo construído no século XIII. No interior, vê-se a torre da igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça, construída no século XVIII, e a torre do relógio que culmina a torre de menagem.
O casario da vila do Alandroal, visto da porta do castelo, virada a Sul.
Nesta rua destaca-se a casa térrea que se vê em primeiro plano, com a chaminé circular.
Casa que chama a atenção pela chaminé de secção quadrada, com pequena cúpula a fechar a parte superior. A cal que caíu na frontaria permite ver que a casa foi construída em taipa.
Chaminé com uma forma muito interessante, numa casa do Alandroal.
Campanário de igreja, no Alandroal.
Nos arredores do Alandroal localiza-se a Igreja do Calvário. No limite do adro, encontram-se estas três cruzes e pode-se admirar a paisagem circundante.
Alandroal Castle
Alandroal - Fonte das Seis Bicas


Alandroal
Visita ao castelo do Alandroal

Caiu neve no Alandroal
Panorama Alandroal


Mapa






Castelo do Alandroal
Castelo e igreja matriz do Alandroal
O Alandroal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Évora, região do Alentejo e subregião do Alentejo Central, com cerca de 1 900 habitantes. Ergue-se a 341 m de altitude. O Alandroal foi elevado à categoria de vila em 1486, por uma Carta de Foral atribuída por D. João II. A vila inclui apenas a freguesia de Nossa Senhora da Conceição.
CaracterizaçãoConcelho pertencente ao distrito de Évora, está inserido numa região de características agrícolas, onde uma terra fértil e água abundante permitem o cultivo de aloendros. Os numerosos vestígios megalíticos, em especial as rotas do Endovélico, são também pontos de referência para o estabelecimento da antiguidade deste concelho. Encontra-se nesta zona o maior aglomerado de vestígios de povoações e dos seus povos que em tempos estiveram instalados nesta área - os Castros do Castelo Velho, os Castros do Castelinho, a Rocha da Mina e, muito recentemente (em 2002 foi descoberto mais uma importante prova da passagem dos romanos por esta região), o santuário do Deus Endovélico. De história escrita apenas chegou a data da sua fundação, que terá ocorrido pelos idos de 1298, pela mão do Mestre de Avis, tendo recebido foral em 1486. Reza a história que a explosão dos armazéns de pólvora, ocorrida a 19 de Janeiro de 1659, causou a morte de toda a guarnição, ao tempo constituída por estudantes universitários de Évora, capitaneados pelo jesuíta Padre Francisco Soares, reitor desta Universidade, e que tinham ido substituir o exército regular, chamado a integrar as forças que viriam a ganhar a batalha das linhas de Elvas, a 14 de Janeiro de 1659, contra os invasores franceses.
Monumentos Aconselhamos a visita ao Castelo de Alandroal (séc. XVI), à Cerca Medieval, ao castelo de origem muçulmana, na Juromenha, ao santuário da Boa Nova, à capela da N. Sr.ª da Conceição (sécs. XVI-XVIII), à igreja da Misericórdia (séc. XVIII), à ermida N. Sr.ª das Neves (séc. XVIII), à ermida de S. Bento (séc. XVIII) e aos Paços do Concelho (séc. XVIII).GastronomiaDa muita e variada gastronomia da região, salientamos os pratos tradicionais alentejanos em que a base é o pão, tais como: a açorda, o gaspacho, as migas e o ensopado de borrego.Feiras, Festas e RomariasDas festas do concelho merecem especial destaque as festas no Alandroal (em Juromenha, na terça-feira seguinte ao domingo de Páscoa e em Terena, a10 de Agosto) e a romaria da Sr.ª da Boa Nova, no oitavo dia depois da Páscoa.ArtesanatoDo muito artesanato, destacamos os trabalhos em cortiça e em madeira de Alandro.LazerA pesca desportiva e os desportos náuticos no rio Guadiana e na Albufeira de Lucefecit são algumas das nossas propostas para bem passar o seu tempo livre neste concelho.
Concelhos - Alandroal - Património Cultural e Edificado - Alandroal
Castelo de Alandroal, Ermida de S. Bento, Ermida de S. Pedro, Ermida de Santo António
Ermida de N.ª Sr.ª das Neves, Ermida de S. Sebastião, Fonte Monumental da Praça,Igreja da Consolação, Igreja Matriz deN.ª Sr.ª da Conceição
Igreja da Misericórdia, Passos do Senhor
Lenda de S. Bento - Alandroal A história e lenda da Ermida de S. Bento está ligada a um velho eremita de nome João Sirgado, o qual, no sítio, durante a terrível peste de 1850, vinha rezar a S. Bento da Contenda, cuja ermida era dali visível.Como a povoação ficasse isenta do mal, o povo e peregrinos, a poder de esmolas e possivelmente com subsídios de D. Brites de Lencastre, duquesa viúva de D. Teodósio I de Bragança, que nas matas se havia recolhido com D. Isabel, sua filha, constituíram uma comissão de devotos que deu fundamentos ao edifício religioso em honra de S. Bento.Desde então passou a ser o santuário de maior devoção da vila, celebrando a festa anual na 2ª oitava de Páscoa das Flores e até tempos recentes valorizada com uma feira franca que durava 3 dias e que coincidia com solene benção de gados.
Alandroal
Feira de S. Bento: Fim-de-semana da PáscoaI Expo Guadiana (Feira das Actividades Económicas, Gastronomia, Artesanato Promoção Turística): 1 a 10 de Julho de 2005
Festas de N.ª Sr.ª da Conceição:

Sem comentários:

Enviar um comentário