"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Flores do Alentejo espalhando todo o seu perfume...








Sou uma grande apreciador de plantas e bichos. Não resisti a publicar mais umas imagens de flores que fotografei durante este mês de Maio. Um regalo para os olhos!
fotos: Ana Jeremias


Se as fotografias tivessem cheiro seria muito bom. O Alentejo está cheio destas plantas, bem como em muitos quintais (no meu também). A Alfazema, ou Lavanda tem um perfume fresco e limpo e era o aditivo de banho preferido dos gregos e dos romanos. O seu nome Lavandula deriva do latim lavare (lavar).


Para obter essência de alfazema, apanham-se os raminhos com as flores quando elas começam a florescer, que é precisamente quando emanam um perfume mais forte e penduram-se em pequenos raminhos a secar. As espigas com flor também podem ser secas em gavetas abertas.

Dizem os especialistas que a lavanda é sedativa e equilibradora, digestiva, anti-reumática e anti-inflamatória, anti-séptica, cicatrizante, relaxante, redutora da fadiga, sedativa, balsâmica e insecticida. Tantas coisas né? É ainda indicada para combater a acne, bronquite, leucorreia, nervosismo, reumatismo, tosse e vertigens.

Ana Jeremias

Sem comentários:

Enviar um comentário