"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ponte Romana da Ribeira de Odivelas


A ponte romana de Vila Ruiva, sobre a Ribeira de Odivelas, terá sido construída pelos romanos do século I a.C. mas, no entanto, existem vestígios de acrescentos e reconstruções pelos árabes, visigodos e outros povos que se seguiram à ocupação romana.

Esta ponte, com 116 metros de comprimento, largura entre 4,90 e 5,60 m e no seu ponto mais alto de 5,3 m, é umas das mais monumentais pontes deste período existentes em Portugal.
Esta ponte fazia parte da antiga estrada romana que ligava Faro a Beja e daqui para Évora e Mérida. Hoje, passados mais de 2000 anos, classificada como Monumento Nacional, continua a ligar Vila Ruiva a Cuba.
Composta por 36 aberturas, 20 arcos de várias tipologias e 16 olhais de descarga, 15 desses arcos e olhais não podem ser vistos por estarem parcialmente soterrados.

Estes romanos eram mesmo loucos.

Para quê fazer uma ponte tão resistente que dure quase 2000 anos. Assim, não se dá trabalho aos engenheiros e ao pessoal da manutenção.
Inimaginável as inundações que houveram num passado recente e que alguém decidiu marcar o nível máximo das águas, que quase "afundaram" a própria ponte. Foi por pouco.TFTC

fonte: geocaching.

Sem comentários:

Enviar um comentário