"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PROJECTO ACRÓPOLE XXI-Direcção Regional de Cultura Integra Parceria para a regeneração urbana de Évora


PROJECTO ACRÓPOLE XXI
Direcção Regional de Cultura Integra Parceria para a regeneração urbana de Évora
A Direcção Regional de Cultura do Alentejo integra a parceria para a regeneração urbana da cidade de Évora, denominada de “Acrópole XXI”, coordenada pela Évora Viva SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana. Esta parceria para a Regeneração Urbana é um processo estruturado e formal de cooperação entre entidades que se propõem elaborar e implementar um Programa de Acção comum de regeneração de uma área específica da cidade de Évora, parceria esta objecto de candidatura ao QREN.

Como principais objectivos podem citar-se diversas intervenções em espaços públicos, como ainda outras intervenções de recuperação de alguns imóveis classificados e afectos aos diferentes parceiros.
Neste âmbito a Direcção Regional de Cultura do Alentejo incluiu nesta parceria a requalificação de dois edifícios de elevado valor patrimonial que lhe estão afectos e nos quais funcionam os serviços centrais desta Direcção Regional: a Torre do Salvador e a Casa Nobre da Rua de Burgos, localizados no interior da Cerca Velha de Évora.
As obras em causa, com um investimento previsto de 75.000€ para a Torre do Salvador e de 130.000€ para a Casa Nobre da rua de Burgos, procuram dar resposta às necessidades de reabilitação dos referidos imóveis, promovendo um conjunto de trabalhos de recuperação que se tornam imprescindíveis para uma correcta requalificação de espaços em causa e que qualificarão a imagem global do espaço urbano envolvente classificado como de Património da Humanidade.
Estas importantes obras de requalificação irão permitir um usufruto mais qualificado dos seus espaços interiores, beneficiando de modo significativo os seus utentes e visitantes. A intervenção inclui a criação de condições para a abertura da loja “Cultura-Alentejo” no edifício da Torre do Salvador e de uma Galeria de Arte na Casa Nobre da Rua de Burgos, na qual funcionará, sobretudo, um programa de exposições de trabalhos de alunos do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Évora.
Refira-se a propósito do elevado valor patrimonial dos imóveis em causa a existência dos muito procurados frescos e ruínas romanas da Casa Nobre da Rua de Burgos.
Para a duração dos trabalhos estima-se um prazo de 5 meses, com conclusão prevista para o final do primeiro semestre de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário