"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ALENTEJO : AGENDA CULTURAL PARA O MÊS DE JANEIRO DE 2010


DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – JANEIRO 2010

DISTRITO DE BEJA
Concelho de Aljustrel
EXPOSIÇÕES
PINTORES/PROFESSORES DA SNBA – Esta exposição vai ter a presença de todos os professores de pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes, instituição que conta com quase 150 anos de existência, prestigiada no apoio e divulgação da arte e da produção artística.
Dia(s): Até 9 de Janeiro - De 3a a 6a feira: entre 10h00 - 12h30 e 14h00 - 21h00 horas / sábados: entre 10h00 - 12h30 e 14h00 - 18h30 horas. Encerra domingos, segundas e feriados.
Local: Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel
Org.: Município de Aljustrel
Informações – Tel.: (+351) 284 098 006  Web Site: http://www.mun-aljustrel.pt/homepage/
Concelho de Odemira
EXPOSIÇÕES
Retrospectiva IMAGINArte BD e Ilustração – Exposição da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, realizada no âmbito da quarta mostra de Banda Desenhada de Odemira – BDTECA.
Dia(s): Até dia 9 de Janeiro
Local: Biblioteca Municipal José Saramago - Odemira
Org.: Município de Odemira
Informações: Tel.: /Fax: (+351) 283 320 900 Web Site: http://www.cm-odemira.pt/

Concelho de Serpa
EXPOSIÇÕES 
O Espelho de Salomão – Exposição de pintura retrospectiva de Zandre, pseudónimo artístico de José André Salguero Garcia, nascido em Barrancos e a viver actualmente em Beja.
Dia(s): De 8 a 31 de Janeiro
Local: Cine – Teatro Municipal de Serpa
Org.: Câmara Municipal de Serpa
Informações – Tel.: (+351) 284 543 050 (Cine - Teatro Municipal de Serpa)
Concelho de Vidigueira
 MÚSICA 
Noite de Reis – A Câmara Municipal de Vidigueira promove o tradicional Cante dos Reis, com a participação dos grupos corais “Os Vindimadores de Vidigueira” e “Os Rurais” de Figueira dos Cavaleiros.
A iniciativa tem início no Largo da Cascata, percorre vários locais da vila e termina na Praça da República, junto ao edifício da Câmara Municipal, com prova de bolo-rei, ao redor de uma fogueira, e actuação, para além dos referidos grupos, do Grupo Coral “Amigos do Cante dos Reis” de Pedrógão do Alentejo e do Grupo “Improvisos do Sul”.
Dia(s): 5 de Janeiro – 20h30
Local: Largo da Cascata
Org.: Câmara Municipal de Vidigueira
Mais Informações – Tel.: (+351) 284 437 400 Web Site: http://www.cm-vidigueira.pt/
DISTRITO DE ÉVORA
Concelho de Évora
TEATRO
O Fim – de António Patrício, pelo CENDREV – O Fim é uma espécie de laboratório teatral no qual o dramaturgo António Patrício (1878-1930) prenuncia não só a extinção do regime monárquico em Portugal, de que assinalamos agora o centenário, mas também toda uma atmosfera de tragédia colectiva que parece ser premonitória dos conflitos bélicos que devastaram o mundo ao longo do século passado. Trata-se de um clássico da Literatura Portuguesa Dramática do séc. XX, publicado em 1909, um ano antes da queda da monarquia, no qual, o autor constrói a fábula teatral a partir de dados oriundos da conturbada situação histórica e política do país, no quadro da Europa de então, criando uma fascinante galeria de personagens, de onde se destaca a enlouquecida Rainha Velha, inspirada na rainha – avó Maria Pia, que perdeu a razão depois do regicídio de 1908, onde morreram o filho (o rei D. Carlos) e o neto (o príncipe Luís Filipe).
Dia(s)/Horário: De 7 a 31 de Janeiro, de Quarta a Sábado às 21h30; Domingos às 16h00
Local: Teatro Garcia de Resende – Évora
Org.: CENDREV
Informações – Tel.: (+351) 266703112 (Teatro Garcia de Resende) – Página Web: http://www.cendrev.com/
 DANÇA
Oficinas de Dança Contemporânea – Visam essencialmente a promoção consciente e organizada dos conteúdos e metodologias das diversas linguagens da dança contemporânea, permitindo aos formandos a possibilidade de realizar uma incursão no universo da dança, descobrindo, em si mesmos, toda uma gama de potencialidades. Estimula-se a vivência da dança como elemento agregador e promotor do desenvolvimento pessoal, numa perspectiva de auto-conhecimento.
Dia(s): De 25 a 28 de Janeiro
Local: Black Box CDCE – Évora
Org.: Companhia de Dança Contemporânea de Évora
Informações: Tel.: (+351) 266 743 492  Web Site: http://www.cdce.pt/
 MÚSICA
Concerto de Ano Novo – Pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob a direcção de Luís Rufo, realiza-se o Concerto de Ano Novo, no qual serão interpretadas obras de Vivaldi, Corelli, P. Avondano, J. S. Carvalho e P. Mascagni. Conta com a participação dos solistas: Luís Rufo e Susana Nogueira – violino, César Gonçalves – violoncelo e Ana Filipa Luz – piano.
Dia (s): 9 de Janeiro – 18h00
Local: Palácio D. Manuel – Évora
Org.: Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo MC (Direcção Regional da Cultura do Alentejo e Direcção Geral das Artes) e pela Câmara Municipal de Évora.
Informações/ Programa: Tel.: (+351) 266 746 750  Web Site: http://www.eborae-musica.org/
Concelho de Montemor-o-Novo
FORMAÇÃO
Oficina de Caracterização de Efeitos Especiais – O Projecto Ruínas promove a Oficina de Técnicas de Caracterização de Efeitos Especiais, pela formadora Sara M. Graça, dirigida a todos os que têm medo de filmes de terror e que precisam de aprender a desmontar a máscara, mas também a todos os outros que fantasiam com personas diversas para si próprios e queiram aprender a dar-lhes forma tridimensional para assustar os primeiros. Profissionais e amadores do espectáculo ao vivo, palhaços, realizadores de curtas gore, cabeleireiros, maquilhadores e adolescentes carnavalescos serão bem-vindos, assim como todos os que por curiosidade ou talento natural queiram aprender as técnicas de caracterização de efeitos especiais.
Dia(s): Dias 9, 16, 23 e 30 de Janeiro/ 6, 13, 15, e 16 de Fevereiro – Das 14h00 às 19h00
Local: Centro Juvenil de Montemor – o – Novo
Org.: Projecto Ruínas
Obs.: Inscrições até dia 7 de Janeiro
Informações/ Inscrições: Tm: (+351) 967 407 748 E-mail: centrojuvenil_dcdj@cm-montemoronovo.pt
Concelho de Portel
EXPOSIÇÕES
Exposição de Presépios Europeus Natal na Europa – Colecção Particular do General Fernando Canha da Silva, na qual se encontram apresentadas imagens de diversos artesãos.
Dia(s)/ Horário: Até dia 10 de Janeiro – Das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Local: Capela de Santo António – Portel
Org.: Câmara Municipal de Portel
Informações: Tel.: (+351) 266 619 030
Web Site: http://www.cm-portel.pt/
Concelho de Redondo
TEATRO
Os Improváveis – Neste formato de comédia de improviso, o público contribui activamente decidindo locais, personagens e situações para as cenas, em função das regras de cada jogo. Um espectáculo d´ Os Improváveis é sempre diferente porque, fora as regras pré – estabelecidas dos jogos, tudo depende das sugestões do público e da imaginação dos actores em palco.
Dia(s)/Horário: 16 de Janeiro / 21h30
Local: Auditório do Centro Cultural de Redondo

Org.: Município do Redondo
Bilhete: 2,5 euros
Informações: Tel: (+351) 266 989 216/7
Web: http://www.cm-redondo.pt/
MUSICAL
Casino Royal – Banda originária da Figueira da Foz, inspirada no imaginário estético da Riviera Francesa, anos 60-70, no glamour da Dolce Vita com reminiscência ao clima sonoro dignos dos filmes de 007. Reequacionam também o átrio do Hotel de Luxo, a Roleta Russa e os dados de um jogo de sensualidade cujas faces são a pin-up e o senhor misterioso que aguarda a chegada de um Martini (shaked, not disturbed), iluminados por um amanhecer à beira-mar. É um projecto que não se esgota na componente musical, apresentando um pensamento gráfico e visual inspirado nos ambientes vintage-chic e materializado através do guarda-roupa e dos próprios instrumentos utilizados.
Dia(s)/Horário: 30 de Janeiro / 21h30
Local: Auditório do Centro Cultural de Redondo
Org.: Município do Redondo
Bilhete: 3 euros
Informações: Tel: (+351) 266 989 216/7
Web: http://www.cm-redondo.pt/
Concelho de Reguengos de Monsaraz
EXPOSIÇÕES
O Vazio Velado - Exposição de tapeçarias da artista espanhola Maria José Mancha.
Dia(s)/Horário: Até dia 10 de Janeiro de 2010. Todos os dias entre 10h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00
Local: Igreja de Santiago – Monsaraz
Org.: Município de Reguengos de Monsaraz
Informações/Marcações: Tel: (+351) 266 508 040 (Município de Reguengos de Monsaraz)
DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Arronches
EXPOSIÇÕES
Recordações - Exposição de Pintura de Francisco Félix
Dia(s)/Horário: Até dia 22 de Janeiro – De terça a sexta-feira, das 11h – 13h / 14h -18h
Local: Centro de Educação Ambiental de Arronches
Org.: Município de Arronches
Informações: Tel: (+351) 245 580 080
Concelho de Campo Maior
TEATRO
D. Quixote – Pelo Teatro de Portalegre – O espectáculo inspirado no romance de Miguel Cervantes narra as aventuras e desventuras de D. Quixote de La Mancha e do seu fiel companheiro Sancho Pança. D.Quixote imbuído de um profundo sentido de justiça e de ideais de amor e cavalheirismo parte em defesa dos fracos e dos oprimidos numa viagem em que a loucura e a imaginação se misturam com a realidade. O espectáculo tem como público-alvo os alunos do 1º e 2º ciclos.
Dia(s)/Horário: 30 de Janeiro – 16h00
Local: Centro Cultural de Campo Maior
Org.: Município de Campo Maior
Obs.: Espectáculo para maiores de 6 anos
Informações: Tel: (+351) 268 699 510
Concelho de Ponte de Sor
EXPOSIÇÕES
«SÓS» de Cacau Brasil – Artista visual, poeta, cantor e compositor, Cacau Brasil é um estudioso da cultura popular brasileira. Com pesquisas desenvolvidas em viagens que tem realizado pelo Brasil e por outros países nos últimos anos, Cacau Brasil pode ser considerado um autêntico artista contemporâneo. Cacau propõe-se a levar a riqueza e a diversidade da cultura brasileira aos quatro cantos do mundo, difundindo a alma, os sons, as histórias e as alegrias do povo brasileiro.
Dia(s)/Horário: De 16 de Janeiro (inauguração) a 6 de Fevereiro de 2010
Local: Centro de Arte e Cultura de Ponte de Sor
Informações: Tel: (+351) 242 292 070

Concelho de Portalegre
BAILADO
O Lago dos Cisnes – Música: Pyotr Tchaikovsky (Adaptação de 1895 de Riccardo Drigo)
As trompetes anunciam a chegada dos convidados, que são saudados delicadamente por Siegfried, começando a festa e os bailes. Este é repreendido pela rainha, sua mãe, pela vida despreocupada que leva, que lhe recorda que deverá escolher uma esposa entre as jovens que participarão no baile da corte na noite seguinte.
Sobre a margem de um grande lago aparecem, saindo da água belíssimas donzelas cisnes. No bosque surge a mais formosa e mágica das criaturas que alguma vez viu: a sua cara emoldurada por brancas plumas de cisne, e sua cabeça aparecendo coroada por uma tiara de brilhantes. Ao aperceber-se da presença de Siegfried, a jovem (Odette) tenta fugir a voar, caindo desvalida no solo; o príncipe, perdidamente apaixonado pela mulher cisne, roga-lhe que não vá…
Dia(s)/Horário: 5 de Janeiro– 21h30
Local: Grande Auditório do Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre
Org.: Município de Portalegre
Bilhete: 1ªPlateia – 29 euros / 2ªPlateia – 27 euros / Balcão – 25 euros
Obs.: M/4
Informações: T.: 245 307 498
Web: http://www.cm-portalegre.pt/caep/  Blog: http://www.caeportalegre.blogspot.com/
 (Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre).
LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Alcácer do Sal
EXPOSIÇÕES
Brinquedos de Outros Tempos – Cerca de 60 brinquedos, jogos, livros e fotografias compõem o espólio da exposição que pode ser vista no Museu Etnográfico do Torrão já a partir de amanhã. A mostra, com brinquedos desde os anos 40, vai estar patente até dia 16 de Janeiro. A iniciativa só foi possível graças à colaboração da população do concelho que participou e contribuiu para esta partilha de memórias com alguns dos seus tesouros de infância que chegam agora a todos aqueles que visitarem o Museu etnográfico do Torrão.
Dia(s): Até 16 de Janeiro – De 2ª a 6ª feira e no primeiro e terceiro sábado do mês, das 9h às 13h e das 14h às 17h.
Local: Museu Etnográfico do Torrão

Org.: Câmara Municipal de Alcácer do Sal
Informações – (+351) 265 669 203  Web Site: http://www.cm-alcacerdosal.pt/
Concelho de Sines
EXPOSIÇÕES
25 anos de Percurso - Mostra organizada em conjunto com o TAM – Círculo de Artistas Plásticos, um grupo lusófono informal que há 25 anos materializa exposições de artistas com ligação a África, Ásia, Américas e Europa. No Centro de Artes estão presentes obras dos autores Dorindo Carvalho (Portugal), Jorge Gumbe (Angola), Antero Machado (África do Sul), Constança Lucas (Brasil), João Paulo (Portugal), Tina Nunes (Venezuela), Walter Koch (Inglaterra), José Pádua e Rodrigo Pombeiro (Moçambique).
Dia(s): Até dia 17 de Janeiro - Todos os dias, das 14h00 às 20h00
Local: Foyer 1 – Centro de Artes de Sines
Org.: Câmara Municipal de Sines
Informações – (+351) 269 860 080 (Centro de Artes de Sines)  Web Site: http://www.centrodeartesdesines.com.pt/
Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul
Rádio Telefonia do Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário