"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O MUSEU MUNICIPAL DE MARVÃO ADQUIRE MATERIAL DE MARCAÇÃO DE SEGURANÇA DIGITRACE

Na Foto:Prof. Dr. Jorge Oliveira, Director do Museu Municipal de Marvão, Marta Nunes Ferreira, da DIGITRACE, os e os técnicos do Museu Municipal Helena Barbas e Hernâni Sarnadas, junto de obras de Arte Sacra na Igreja de Santa Maria de Marvão.
O MUSEU MUNICIPAL DE MARVÃO ADQUIRE O PROCESSO DIGITRACE DE MARCAÇÃO DE SEGURANÇA DE OBRAS DE ARTE.

No final do mês de Maio, a DIGITRACE formou o pessoal técnico e a Direcção do Museu Municipal de Marvão a este processo de marcação de segurança e entregou os materiais necessários à realização deste processo.

O acervo do Museu Municipal de Marvão, em parte adquirido pelo município, em parte doado ou cedido por particulares ou outras instituições, é constituído por três pólos: Arte Sacra, Arqueologia e Etnologia, para permitir ao visitante um passeio pela História do Concelho de Marvão, desde o Paleolítico aos tempos dos nossos avós.

O Museu foi inaugurado e 1987, recuperando a Igreja de Santa Maria – a mais antiga de Marvão -, junto ao Castelo, que se encontrava fechada ao culto e em avançado estado de ruína. A sua construção remonta ao Séc. XIV num estilo marcadamente gótico, mas que sofreu remodelações a partir do Séc. XVI.

IMAGENS DE NOSSA SENHORA

Em Dezembro de 2003, depois de prolongada negociação, a autarquia adquiriu aos Herdeiros de Ruy Sequeira parte substancial da colecção de imagens de Nossa Senhora, reunidas ao longo de mais de meio século. Essas peças irão incorporar a colecção de arte sacra que se expõe no Museu Municipal.

Segundo a autarquia, “foi perante a antiga e fortíssima devoção das gentes de Marvão a Nossa Senhora e pela actual utilização da Igreja de Santa Maria do Castelo como espaço de memória local que a Câmara Municipal optou pelo enriquecimento da colecção de arte sacra do Museu Municipal com imagens de Nossa Senhora. […] De entre as peças disponíveis procurou-se reunir um conjunto representativo das diferentes devoções a Maria e, sempre que possível, expressões populares e de escola. […] Totalizando cinquenta e seis peças, das quais cinquenta e uma adquiridas e cinco, gentilmente, oferecidas pelos Herdeiros de Ruy Sequeira, a colecção que agora irá enriquecer o Museu de Marvão, conta com imagens de Nossa Senhora da Conceição, da Assunção, das Dores, da Piedade, do Pé da Cruz, das Necessidades, do Sagrado Coração, do Pilar, do Calvário, da Graça e uma raríssima imagem de Nossa Senhora da Dormição, evocativa da “morte” de Maria.”

A maior parte destas peças datam do séc. XVII e XVIII e são em madeira policromada, pedra, terracota e gesso.

Prof. Dr. Jorge Oliveira, Director do Museu Municipal de Marvão, Marta Nunes Ferreira, da DIGITRACE, os e os técnicos do Museu Municipal Helena Barbas e Hernâni Sarnadas, junto de obras de Arte Sacra na Igreja de Santa Maria de Marvão.

A ARQUEOLOGIA E A ETNOLOGIA NO MUSEU DE MARVÃO

As peças apresentadas no Museu de Marvão foram recolhidas nas estações arqueológicas do Paleolítico junto às margens do Rio Sever e da Ribeira da Sapateira, assim como do estudo de Antas na região. Os materiais das Idades do Bronze e do Ferro expostos apresentam características únicas pela perfeição do tratamento das cerâmicas e pelo ainda incipiente trabalho dos metais.

O Museu apresenta ainda cerâmicas, metais, vidros e documentos epigráficos da época romana, com origem nas escavações efectuadas na necrópole romana da Herdade dos Pombais e na Cidade Romana de Ammaia. Quanto ao núcleo da Etnografia, existe um repositório dos principais trajes tradicionais do Concelho, assim como téxteis ou trabalhos decorativos em casca de castanha, flores de papel…
Fontes: DIGITRACE e Museu Municipal de Marvão (http://www.cm-marvao.pt/)
Para mais informações:
David Policarpo
E-mail: info@digitrace-portugal.com
Tel. 266.746.505 / 968.264.184

Sem comentários:

Enviar um comentário