"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 2 de junho de 2010

VISITE SANTIAGO DO CACÉM ... ALENTEJO

SANTIAGO DO CACÉM
No Alentejo viaja-se com e pela historia. A abundância e a qualidade do património que a exprime tornam simples as sua descoberta, mas quem visita a região pela primeira vez pode sentir alguns problemas de escolha. Se é o seu caso, não hesite: opte pelas nossas sugestões e verá

Que a magia do Alentejo se encontra, com um infinito prazer; em todos os lugares. Dentro desse princípio, em Santiago do Cacém, um passeio até às ruínas de Miróbriga mostram “Roma no Alentejo”, mas há muito mais para ver:

O CASTELO
Na cidade de Santiago do Cacém temos o castelo no cimo de uma colina, com as suas cinco torres semicirculares e quatro cubelos.
Presume-se que será de origem árabe, século XVIII, tendo passado definitivamente para a posse de Portugal no reinado de D. Afonso II. Século XIII, confiado aos cavaleiros da Ordem de Santiago. Trata-se de um imóvel classificado como monumento nacional, onde se encontra um conjunto brasonado que ostenta as insígnias da Ordem de Santiago e o escudo de Portugal com as cinco quinas do reino.

IGREJA MATRIZ
Na parte sudoeste da muralha do Castelo está a imponente Igreja Matriz, datada provavelmente do século XIII, obra dos cavaleiros da Ordem de Santiago. No seu interior pode apreciar-se um alto-relevo que representa Santiago a combater os mouros. A porta do sol, no alçado lateral, é de estilo gótico tendo sido a primeira entrada na igreja.
Tal como o castelo, também a igreja matriz está classificada como monumento Nacional. Circundando estes monumentos está o passeio das Romeirinhas, de onde se pode apreciar uma paisagem magnifica que encanta os sentidos e faz sonhar.

PELOURINHO
O pelourinho, datado de 1845, encontra-se na praça Conde Bracial no Centro histórico da cidade, zona rica de casas apalaçadas e brasonadas, como o palácio dos Condes de Avilez.


IGREJA DA MISERICORDIA

Também esta igreja, apesar de ter sido objecto de reconstrução após o terramoto de 1755, mantém um pórtico lateral de estilo manuelino que denota a sua importância.





MUSEU MUNICIPAL
O Museu Municipal está instalado no edifício da antiga, conservando ainda uma cela intacta. Neste museu é possível apreciar um importante espolio arqueológico que denota da presença humana desde o paleolítico, além de muitas peças provenientes de Mirobriga.
Estão ainda presentes colecções etnográficas, nomeadamente parte do recheio do Palácio dos Condes de Avilez, e a colecção particular de Arqueologia e numismática legada pelo fundador do Museu, Dr. João da Cruz e Silva.

QUINTA DO CHAFARIZ

É um espaço de recreio, de onde se salienta um belo jogo de água que sai de uma fonte cibernética.





Caminhos-de-ferro
A Estação dos caminhos-de-ferro, inaugurada em 1934, apresenta uma bela colecção de painéis de azulejos alusivos à cidade de Santiago do Cacém, e que merecem ser apreciadas.
Deixando para trás as belas ruas do centro histórico, por onde qualquer visitante “perde” deliciosamente, um outro local de interesse, num dos pontos mais altos da cidade, é o Moinho da Quintinha, que mantém as suas tradicionais origens e permite observar o processo de moagem tradicional dos cereais e onde um moleiro ensina aos mais jovens a sua arte. Este é actualmente um dos únicos Moinhos-Escola do país.




RUINAS DE MIROBRIGA
Aqui podemos recuar no tempo, imaginar como seria a vida numa cidade romana, sentir os sons, as cores, fechar os olhos e viver noutra época...

À saída da cidade de Sant. Do Cacém, fica Miróbriga que constitui um dos mais importantes sítios arqueológicos de Portugal, classificado de imóvel de interesse Publico desde 1940. Estas ruínas são um testemunho muito interessante da presença romana embora se trate também de uma zona habitada da idade do ferro. Apesar de não se conhecer em toda a sua expansão, pode observar-se que terá sido uma cidade romana, com ruas, pavimentadas ao longo das quais se distribuíam as casas de um piso, sendo que na parte inferior funcionavam as lojas ou locais de trabalho e na parte superior as habitações.


AS TERMAS
São as mais bem conservadas e consideradas o mais importante balneário romano do nosso pais, com zonas de banhos frios (frigidarium), banhos quentes (caldarium e tepidarium), salas de passagem e vestiários, destacando-se o sistema subterrâneo de circulação de ar quente (hipocausto).

O FORUM
SITUA-SE NA PARTE MAIS ELEVADA, ONDE ESTÃO OS TEMPLOS IMPERIAL E O DE VENUS, O QUE SUGERE – POR PARTE DE ALGUNS AUTORES – A INTERPRETAÇÃO DE QUE SE TRATARIA DE UM SANTUÁRIO, SENDO A CIDADE UM LOCAL DE PEREGRINÇÃO.

PONTE DE MIROBRIGA
A ponte de Miróbriga situa-se próximo das termas e fazia a ligação da cidade com o hipódromo, sendo de realçar que este é único em Portugal e um dos maiores da Europa, medindo aprox. 370x75m.

Esta concentração de vestígios tão bem conservados
permite uma visão histórica incrível, um recuar no tempo, imaginar como seria a vida humana na cidade romana, sentir os sons, as cores, fechar os olhos e viver noutra época...

Destacar que este é um itinerário que se cumpre dentro das linhas circulares do monte onde Sant. Do Cacém se ergue. E, a figura métrica por si só diz muito do Alentejo.

A PAUSA PARA UMA REFEIÇÃO FAZ PARTE DO PERCURSO

Mas há mais. Numa viagem pela história, ainda que breve comportará, no seu percurso uma pausa para um bom petisco ou uma refeição mais demorada. Assim, nesse aconchego para saborear as oferendas de uma boa cozinha, uma refeição, poderá transformar-se num ritual e numa forma saudável de conviver.

Parta também à descoberta da gastronomia alentejana e dos seus vinhos.

«Neste quadro magnificamente pintado, aqui fica o convite que lhe propomos em nome do bom gosto, só pode ser um: seja alentejano nem que seja por um dia»

Sem comentários:

Enviar um comentário