Chocalhos Pardalinho
… a tradição de um povo.
O Alentejo tem sido ao longo dos séculos uma das principais regiões de pastorícia do país. Associado a esta actividade surge o chocalho, que é descrito como um instrumento metálico que produz um som característico e que tem como principal finalidade, facilitar a localização do gado disperso pelas pastagens.

Em 1913 existiam nas Alcáçovas treze famílias que se dedicavam à fabricação de Chocalhos. È a partir desta data que se conhecem as origens da actual oficina PARDALINHO. Nessa época, uma das famílias chocalheiras existente na terra era a de Luís Francisco Fernandes Pires. Foi este que ensinou a arte a Francisco Barroso, tio do actual proprietário, José Luís Reis Maia, e que lhe transmitiu os seus conhecimentos do ofício.
È de salientar igualmente que um outro chocalheiro, Gregório Rita, foi peça fundamental na transmissão de conhecimentos sobre a arte.
Presentemente, laboram na oficina da Quinta de Vale de Freixo, em Alcáçovas, quatro mestres chocalheiros: José Luís Reis Maia com 50 anos de actividade na profissão, Guilherme Maia, Francisco Cardoso e Francisca Maia.
Existe uma grande diversidade de chocalhos, variando no modelo, no tamanho e na utilização a que se destinam. No entanto, os mais procurados, na região do Alentejo, são essencialmente de dois tipos, o "picadeiro" e o "reboleiro".
Apesar da procura dos chocalhos depender essencialmente das necessidades dos criadores de ovinos, bovinos e equinos verifica-se que é cada vez maior a demanda destes produtos para fins decorativos.
http://alcacovas.blogs.sapo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário