"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 26 de julho de 2010

FREGUESIA DO CANO

lamo)


Assim designada por tradição popular, fica situada na Herdade do Álamo, Freguesia de Cano.

Encontra-se numa propriedade privada e em adiantado estado de degradação. A sua arquitectura mostra ser dos finais do sec. XV, já com influências renascentistas, visíveis nas paredes interiores.

Pela sua altura, pela sua localização e pelo seu aspecto, parece ter sido um edifício com funções militares, tipo "atalaia", que permitiria uma melhor comunicação entre Avis e Estremoz, importantes centros militares.

A herdade onde está situada, pertenceu durante várias gerações, a uma família de apelido Peres, que se julga ter sido da própria família de Camões, daí vindo a tradição popular que designa a referida torre como Torre de Camões.

Existe também uma lenda que diz, que foi nesta torre que esteve preso durante algum tempo Luís Vaz Peres de Camões, cúmplice de D. João de Castela(durante a altura da Batalha dos Atoleiros).

Tem várias arquitecturas sobrepostas, não se sabe ao certo a sua época histórica. Subir

Igreja Matriz

A igreja paroquial do Cano, da invocação de Nossa Senhora da Graça,era uma comenda da Ordem de Avis. Possui frontaria larga e alta, com pórtico e frontão de mármore e, sobre a cimalha, um frontão com dois coruchéus nas extremidades. Dá acesso á igreja um patamar lajeado com degraus. À direita, uma torre alta com quatro olhais de arcos redondos, cúpula campanulada com quatro pequenos coruchéus; à esquerda,dependências da igreja. O interior é de uma só nave, com teto de três esteiras ligado por grossos varões de ferro. Tem dois altares laterais e dois colaterais, todos de alvenaria. O altar-mor é de mármore e no estilo da segunda metade do séc. XVIII. O púlpito à esquerda. Baptistério do mesmo lado com grade de madeira torneada. O coro, de construção mais recente, está assente sobre três arcos sustentados por colunas cilíndricas No altar-mor está uma imagem de nossa senhora, obra do séc. XVII. Possui também esta igreja um órgão do séc. XVIII, com a caixa e bufete de madeira acharoada com desenhos e decorações do gosto chinês. O interior do armário é pintado a verde o exterior a vermelho, tudo com dourados e obra de talha na parte superior. Este órgão parece ter pertencido ao Convento do Salvador em Évora. Subir


O Pelourinho de Cano

conta uma gravura antiga o seguinte :

"Sobre pedra tosca restos de primitivo pelourinho, a elegante coluna Manuelina sobrepujada da esfera armilar das descobertas, resultando o todo mais obra de arte do cenário próprio para expiração. A euforia em que se vivia tinha extensões no rendilhado marítimo das obras de arte".

Do Pelourinho de Cano, fragmentos duma ideia de autonomia, encontra-se estranhamente disperso. Restos desses símbolos podem-se ver no cemitério de Sousel. Outros fragmentos estão perdidos no recato de propriedade de algumas casas particulares.

A inclemência dos tempos e a sanha dos homens têm roubado ao Cano tudo o que lhe tem podido roubar. As suas antigas regalias, a sua importância de terra histórica e por fim a única reminiscência da importância passada, o seu Pelourinho. Pouco lhe foi deixado.

Este era dado a uma terra quando a ela lhe era atribúido o Foral. Subir


Casa Nobre

Antiga sede dos Paços do Concelho da Vila de Cano, é uma edificação do séc. XVII. O edifício é composto de pavimento térreo e andar nobre. À porta da entrada principal dão acesso 3 degraus. As janelas do andar nobre voltadas para a praça tem as grades dos balcões de ferro forjado com maçanetas em forma de esferas.

No alto do edifício eleva-se uma torre quadrangular, com quatro olhais, sinetas e um relógio(este trabalha à maneira antiga com pedúlos de pedra no seu interior), na face principal, com mostrador de pedra e a data de 1759(da época do Rei D. João V). É rematada por cúpula achatada e pequena coluna suportando um cata-vento constituído por um galo e uma cruz de Avis.

Além da Casa Nobre referida acima, existe ainda uma outra situada numa pequena travessa de calçada de pedra, esta já não contendo tal travaessa em pedra, agora encontrado-se agora com alcatrão(perdendo assim a Vila de Cano um simbolo bastante antigo, já que arranja-la em pedra seria"penso" muito difícil"LOL"). Tem características idênticas, mas estas possuí um Brasão(que se pensa ter sido edificado com a passagem de D. Manuel II) Subir

Capela de Santo António

Com o seu altar de talha dourada em que mãos de artistas deixaram a marca do século XVII.
Capela de S. Sebastião

Data do séc. XVIII, tem pinturas Setecentistas, com um interior basntante pobre. Subir

Capela de Santa Catarina

Fica Situada na Herdade da Comenda a 1 Km da Vila de Cano

Fonte das Bicas

Fazendo jus à fama de abundância de águas cristalinas que levaram os Romanos a fixarem-se nesta zona, a Fonte das Bicas continua a surpreender o visitante que aqui pode repousar e saciar a sede antes de prosseguir caminho para outros pontos da freguesia ou da região. Subir

Igreja da Misericórdia

Fica Situada junto à Casa Nobre e é uma construção do século XVII. Subir

Sem comentários:

Enviar um comentário