"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Agenda Cultural - DRCALEN / SETEMBRO 2010


MINISTÉRIO DA CULTURA
DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – SETEMBRO 2010

DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Campo Maior
MÚSICA
Concerto “Canal Zero” – Canal Zero é um projecto de cruzamento entre a imagem em tempo real e a linguagem musical, promovido pela Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação. Neste concerto, que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul, a música electrónica e a música acústica fundem-se através de instrumentos como a captura de som, samplers e modelações analógicas.
Dia(s)/Horário: 17 de Setembro – 21h30
Local: Centro Cultural de Campo Maior
Org.: Direcção Regional da Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Campo Maior
Informações: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho de Elvas
MÚSICA
Música Medieval e Renascentista – Recital de música medieval e renascentista pelo Grupo Carmin ‘Antiqua que integra o ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”
Dia(s)/Horário: 11 de Setembro – 18h00
Local: Museu Militar de Elvas
Org.: Câmara Municipal de Elvas
Informações: T.: (+351) 268 639 740 - Página Web: http://www.cm-elvas.pt/
Concelho de Monforte
ARQUEOLOGIA 
À Descoberta das Antas – Colóquio sobre o tema e visita guiada às antas do concelho de Monforte, integrando as Jornadas Europeias do Património 2010 que decorrem a nível nacional, nos dias 24,25 e 26 de Setembro, coordenadas pelo IGESPAR, sob o tema “Património: Um Mapa da História” (consultar programa próprio).
Dia(s)/Horário: De 24 a 26 de Setembro
Local: Biblioteca Municipal de Monforte
Org: Câmara Municipal de Monforte
Informações/Programa: T.: (+351) 245 578 060 – Página Web: www.cm-monforte.pt
Concelho de Ponte de Sor
EXPOSIÇÕES
40 Passos – Exposição de pintura de Pedro Vaz – Nascido em Moçambique em 1977, frequentou dois anos a licenciatura em Arquitectura, decidindo matricular-se no curso de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, que concluiu em 2006. Actualmente está a fazer um mestrado em Pintura, na mesma instituição. A sua carreira foi marcada por exposições individuais na Galeria Módulo. Desde de 2005 foi convidado a participar em projectos colectivos em diversas galerias e espaços alternativos. As suas obras fazem parte de colecções institucionais e particulares, em Portugal como no estrangeiro. Esta exposição reúne trabalhos resultantes da realização de um retiro de Pedro Vaz num refúgio de Montanha, no centro do Parque Natural dos Picos da Europa, situado no Norte de Espanha, em 2009.
Dia(s)/Horário: Até 14 de Setembro - De Segunda a Sábado das 10h00 às 13h00; das 14h00 às 18h00
Local: Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
Org.: Câmara Municipal de Ponte de Sor e Fundação das Casas de Fronteira e Aloma
Informações: T.: (+351) 242 292 070 – Página Web: www.cm-pontedesor.pt/ – Página Web do artista: http://www.pedrovaz.com/

DISTRITO DE ÉVORA
Concelho de Arraiolos
MÚSICA
Concerto de Bandas Filarmónicas – Este concerto integra a Banda Filarmónica 1º de Abril Vimieirense (Vimieiro), a Banda da Sociedade Filarmónica União Arraiolense (Arraiolos) e a Banda Filarmónica da Sociedade Matos Galamba (Alcácer do Sal) e realiza-se no âmbito da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 19 de Setembro - 17h00
Local: Jardins do Palácio Condes do Vimieiro – Vimieiro – Arraiolos
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos e da Santa Casa da Misericórdia do Vimieiro
Informações: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

Concelho de Estremoz
MÚSICA
Concerto pelo Grupo Palhas e Moinhas – Concerto de Música Tradicional realizado no âmbito da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul, pelo grupo Palhas e Moinhas que integra a Associ’Arte – Associação de Comunicação e Arte.
Dia(s)/Horário: 25 de Setembro – 17h00
Local: Castelo de Évoramonte
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz
Informações: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho de Évora
ESPECTÁCULOS PARA PÚBLICO INFANTIL
Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul – Integram também esta Temporada diversos espectáculos para a infância pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, pelos Grupos de Marionetas Era Uma Vez, Maurioneta e Trulé e pela Companhia Trimagisto (Consultar programa próprio).
Dia(s)/Horário: Dias 20, 21, 22, 23, 24, 27, 28, 29,30 de Setembro – 11h00
Local: Casa Nobre da Rua de Burgos – Évora
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo
Informações: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

SIMPÓSIOS
Projecto INTERsection / Quadrienal de Praga 2011 (CZ) – Este é o último de três simpósios internacionais que preparam o projecto INTERsection, integrado na programação da Quadrienal de Praga 2011. Neste simpósio, académicos e profissionais de programação e curadoria encontram-se para discutir o papel do curador e das práticas curatoriais na arte contemporânea. Durante os dias em que decorre o simpósio realizam-se à noite espectáculos de teatro com Dinis Machado (PT), Antonio Tagliarini e Daria Deflorian (IT) e Fanny & Alexander (IT) – Consultar programa próprio.
Dia(s)/Horário: Dias 27, 28 e 29 de Setembro
Local: Grande Auditório da Universidade de Évora – Évora
Org.: Colecção B – Festival Escrita na Paisagem
Informações/Programa: T.: (+351) 266 704 236 – 919 306 951 – E-mail: joana@escritanapaisagem.net – Página Web: http://www.escritanapaisagem.net/

WORKSHOPS
AliBaBach – Workshop/Concerto de música para bebés pela Companhia de Música Teatral de Lisboa – Maria Helena Rodrigues, Paulo Rodrigues, Jorge Leal e outros. É uma experiência participativa para pais e bebés que explora o universo de J.S. Bach como elemento de mediação para a comunicação musical entre adultos e crianças muito pequenas. AliBaBach fundamenta-se na vasta experiência da CMT em projectos com ou para bebés, em que se expõem os bebés a estímulos musicais ricos e contrastantes e em que se promovem interacções e a comunicação entre pais e bebés através de jogos baseados em elementos musicais. Em AliBaBach dá-se primazia a elementos, excertos e temas da vasta obra de Bach, desvendam-se alguns dos seus segredos e criam-se pistas para futuras descobertas, mas sobretudo faz-se uma festa à Música aos Pais e aos Bebés.
Dia(s)/Horário: Dias 25 e 26 de Setembro – 16h00 e 17h30 (dia 25); 10h30 e 12h00 (dia 26)
Local: Teatro Garcia de Resende - Évora
Org.: Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica”
Mais Informações: T.: (+351) 266 746 750 – Página Web: http://eborae-musica.org/

Concelho de Montemor – o – Novo
SEMINÁRIOS
Conversas à Volta da Luz – Mais um ciclo de seminários sobre fotografia em torno da necessidade de registo e inscrição no paradigma artístico contemporâneo, desta feita com a participação de Emília Tavares, José Maçãs de Carvalho, José Luís Neto e Cláudia Fisher.
Dia(s): 18 de Setembro
Local: Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação – Convento de S. Francisco – Montemor-o-Novo
Org.: Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação
Informações: T.: (+351) 266 899 824 - Página Web: http://www.oficinasdoconvento.com/

Concelho de Mourão
MUSEOLOGIA
I Encontro de Museus do Alentejo – Tendo por objectivos aprofundar o conhecimento sobre a realidade museológica do Alentejo, constituir uma rede facilitadora da comunicação entre os museus da região e desenvolver eixos de intervenção para os museus do Alentejo, esta iniciativa dirige-se a directores e técnicos dos Museus do Alentejo, autarcas, directores e técnicos de monumentos e sítios patrimoniais, aceitando de forma limitada a inscrição de docentes e estudantes de Museologia. Este evento terá lugar nos dias 21 e 22 de Outubro, no Museu da Luz e no Grande Auditório da Universidade de Évora, respectivamente.
Dia(s): Até dia 15 de Setembro – Prazo para apresentação de candidaturas efectuadas via mail ou fax de formulário disponível em: http://www.cultura-alentejo.pt/destaques,0,924.aspx
Obs.: A participação é gratuita, mediante inscrição prévia sendo 80 o número limite de participantes. Todos os inscritos serão atempadamente contactados pela DRCALEN que confirmará ou não cada inscrição efectuada.
Org.: Iniciativa conjunta da Direcção Regional da Cultura do Alentejo (DRCALEN) e do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), com a colaboração do Museu da Luz (sob tutela da EDIA) e do Museu de Évora (dependente do IMC).

Informações/Programa/Envio de candidaturas: Direcção Regional de Cultura do Alentejo – Rua de Burgos, n.º 5, 7000-863 ÉVORA – Email: anapais@cultura-alentejo.pt / info@cultura-alentejo.pt Fax: 266 769 451 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

Concelho de Portel

EXPOSIÇÕES
Nós – Exposição de Fotografia de António Carrapato
Dia(s): De 17 de Setembro a 17 de Outubro – Das 9h30 às 18h30 (todos os dias)
Local: Capela de Santo António – Portel
Org.: Câmara Municipal de Portel
Informações: T.: 266 619 030 – Página Web: http://www.portel.pt/

Concelho de Redondo

ARTES PLÁSTICAS
À Tarde no Museu – O projecto municipal “À Tarde no Museu” promove nesta sessão um atelier dedicado à cerâmica antiga durante o qual são abordados diversificados temas que vão da experimentação de técnicas ditas primitivas de elaboração de cerâmica, ao circuito produtivo (incluindo as técnicas de elaboração, cozedura e secagem) e comercial que o barro percorre.
Dia(s)/Horário: 25 de Setembro - 15h00
Local: Museu do Barro
Org.: Câmara Municipal de Redondo
Público – alvo: Pais e filhos
Obs.: Entrada gratuita
Informações: T.: (+351) 266 909 039 - Página Web: http://www.cm-redondo.pt/

MÚSICA

Música Portuguesa para Cordas – Concerto pelo Ensemble Contemporaneus que faz um percurso pela música portuguesa para cordas do século XX, através da obra de dois dos mais importantes compositores nacionais desse século: Luís de Freitas Branco e Fernando Lopes – Graça. O concerto termina com a obra do jovem compositor português Rogério Medeiros, um dos mais promissores compositores da nossa actualidade.
Dia(s)/Horário: 18 de Setembro - 20h00
Local: Convento de S. Paulo – Serra d’Ossa
Org.: Câmara Municipal de Redondo
Informações: T.: (+351) 266 909 039 - Página Web: http://www.cm-redondo.pt/

Concelho de Reguengos de Monsaraz

EXPOSIÇÕES
Lotação Esgotada – Este é o nome da exposição de pintura de Maria Teresa Grave, que demonstra a sua aficion aos touros e que integra o Ciclo de Santiago 2010.
Filha do poeta e escritor João Augusto de Vasconcellos e Sá, Maria Tereza Grave desde muito cedo demonstrou a sua aptidão para as artes. Ao longo da sua vida, sempre se expressou através da poesia, dedicando-se agora principalmente à pintura, tendo apresentado no ano passado no Hotel D. Fernando (Évora) a exposição “Há tempo para tudo” e na Galeria Arte Café (Reguengos de Monsaraz) a mostra “Alentejo é meu Pais”.
Maria Tereza Grave nasceu em 1928 e é para as gentes de hoje um ícone de fortaleza, coragem e determinação.
Dia(s)/Horário: Até 26 de Setembro – Todos os dias das 10h00 às 19h00
Local: Igreja de Santiago – Monsaraz
Org: Município de Reguengos de Monsaraz
Informações: T.: (+351) 266 508 040 (Município de Reguengos de Monsaraz) – Web Site: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/

Concelho de Viana do Alentejo
MÚSICA
Concerto pela Orquestra Planície – Concerto que conta com temas da música ligeira nacional, integrado na Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 18 de Setembro – 17h00
Local: Castelo de Viana do Alentejo
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho de Vila Viçosa
VISITAS TEMÁTICAS

"O Palácio Ducal de Vila Viçosa em 1910" – Este é o tema que, no dia 25 de Setembro, integra a iniciativa Visitas Temáticas no Palácio, realizada por Maria de Jesus Monge (directora do Museu - Biblioteca da Casa de Bragança).
Dia(s)/Horário: 25 de Setembro – 11h00
Local: Paço Ducal de Vila Viçosa
Org.: Fundação Casa de Bragança
Informações: T.: (+351) 268 980 659 - F.268 989 808 – Página Web: http://www.fcbraganca.pt/
EXPOSIÇÕES

Exposição de Pintura e Artes Decorativas de Joaquina de Sousa
Dia(s)/Horário: De 4 a 19 de Setembro – 21h00
Local: Cine – Teatro Florbela Espanca
Org.: Câmara Municipal de Vila Viçosa
Informações: T.: (+351) 268 980 604 – Página Web: http://www.cm-vilavicosa.pt/
DISTRITO DE BEJA
Concelho de Almodôvar
EXPOSIÇÕES
A Primeira República no Baixo Alentejo – Exposição que inaugurará integrada no âmbito das Comemorações do Centenário da República, bem como, a realização do colóquio “A Primeira República”.
Dia(s)/Horário: 24 de Setembro – 18h00 (inauguração da exposição) – 25 de Setembro – 10h00 (colóquio)
Local: Galeria de Exposições da Praça (exposição) – Cine – Teatro Municipal de Almodôvar (colóquio)
Org.: Câmara Municipal de Almodôvar
Informações/programa: T.: (+351) 286 660 600 - Página Web: www.cm-almodovar.pt/
Concelho de Beja
COLÓQUIOS
O Alentejo e a 1.ª República – Este colóquio sob coordenação científica do Prof. Doutor António Ventura, realiza-se no âmbito das Comemorações do Centenário da República.
Dia(s): 24, 25 e 26 de Setembro; 1 e 4 de Outubro (consultar programa próprio)
Local: Beja, Aljustrel, Mina de S. Domingos, Setúbal e Lisboa (consultar programa próprio)
Org.: CEDA, Instituto Politécnico de Beja e Município de Beja
Informações/Programa/Inscrições: Secretariado da ESEB – acarneiro@ipbeja.pt
(até 23 de Setembro); Secretariado do Colóquio (dias 24 e 25 de Setembro) – Página Web: http://www.cm-beja.pt/

Obs.: Inscrições no valor de 5,00€ – até dia 15 de Setembro e de 10,00€ a partir de 16 de Setembro. No caso de estudantes e mediante apresentação de comprovativo, as inscrições são gratuitas.
ENCONTROS
XI Edição do Encontro Palavras Andarilhas – Palavras Andarilhas são uma referência no mundo da promoção da leitura e da narração oral. Durante 3 dias cerca de 300 andarilhos participam no encontro de Aprendizes do Contar, encontro de natureza formativa, composto de conferências e oficinas, que visa potenciar as práticas dos mediadores de leitura portugueses. Um Mercado das Artes da Palavra e histórias contadas por telefone são as novidades desta 11.ª edição que transforma Beja na Cidade dos Contos.
Dia(s): De 16 a 18 de Setembro (consultar programa próprio)
Local: Biblioteca Municipal de Beja
Org.: Câmara Municipal de Beja e Associação de Defesa do Património de Beja
Informações/Programa/Ficha de Inscrição: Ana Monteiro – Cristina Taquelim – T.: 284 311 900 - Fax: 284 311 929 - e-mail: palavrasandarilhas.beja@gmail.com
 – Página Web: http://www.cm-beja.pt/
PERFORMANCES MULTIMÉDIA
No avesso da pele – Performance multimédia apresentada pela Companhia Arte Pública, baseada na obra poética e Eugénio de Andrade.
Dia(s): 30 de Setembro e dias 1e 2 de Outubro – 22h00
Local: Teatro Pax Julia – Beja
Informações – TM: 964 781 436 – E-mail: artepublica@gmail.com
Concelho de Castro Verde
FESTIVAIS
Planície Mediterrânica – XVIII Festival Sete Sóis Sete Luas – Deixe-se levar pelas sensações, cheiros e sabores e embarque numa viagem pelo Mediterrâneo através desta iniciativa que volta a envolver Castro Verde numa roda-viva de pessoas, sonoridades e tradições.

Integrado na rede cultural Sete Sóis Sete Luas, que envolve 30 cidades de 10 países, este é um festival que apela aos sentidos e que faz da rua o seu palco principal, sendo o encontro e a partilha o mote principal dos projectos apresentados. Produções originais, espectáculos, oficinas de dança, exposições, bailes, gastronomia e animação de rua serão, certamente, experiências a ter em conta durante estes três dias de festa em que se aposta em músicos e artistas de diferentes países, que se revelam numa pluralidade de culturas, nunca esquecendo as sonoridades e costumes que nos são próprios, com o cante e o som da viola campaniça.
Dia(s)/Horário: De 10 a 12 de Setembro – Consultar programa próprio
Local: Castro Verde – Consultar programa próprio
Org.: Câmara Municipal de Castro Verde. Associação Sete Sóis Sete Luas. Associação Pédexumbo.
Informações/Programa: T.: (+351) 286 320 040/ 286 328 148 - E-mail: gab.comunicacao@cm-castroverde.pt -Página Web: http://www.cm-castroverde.pt/
Concelho de Mértola
TEATRO
As Vozes da República – Espectáculo de promoção da leitura no âmbito das comemorações do centenário da Implantação da República Portuguesa, pela Companhia de Teatro Andante.
As palavras dos poetas e escritores que marcaram os tempos conturbados da 1ª República portuguesa; o antes e o depois; a escrita como arma; a grande liberdade de pensamento de um dos momentos mais marcantes da nossa história.
Dia(s)/Horário: 30 de Setembro - 21h30
Local: Casa das Artes Mário Elias – Mértola
Org.: Câmara Municipal de Mértola
Informações: T.: (+351) 286 610 100 – Página Web: www.cm-mertola.pt/
Concelho de Moura
FEIRAS CULTURAIS
XXX Feira do Artesanato – I Mostra de Aromas e Sabores
Dia(s): De 9 a 12 de Setembro
Local: Pavilhão Municipal de Feiras e Exposições do Concelho de Moura
Org.: Câmara Municipal de Moura
Informações: T.: (+351) 285 250 400 – Página Web: www.cm-moura.pt/
Concelho de Serpa
MÚSICA
Canções para Um Mundo Melhor – Integrando a segunda fase da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul, este espectáculo é apresentado pelo Coral Harmonia, de Santiago do Cacém, dirigido pelo Maestro Fernando Malão. Canções Para Um Mundo Melhor é um projecto global que retrata um olhar sobre um mundo mais participado, expresso nas palavras e na música através de uma fusão entre o Swing e o Gospel, proporcionando o contacto com novas sonoridades, não esquecendo a música portuguesa e transpondo para o palco a Alegria, a Emoção e a Força de viver.
Dia(s)/Horário: 26 de Setembro - 17 horas
Local: Espaço da Nora – Serpa
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Serpa
Informações/programa: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alententejo.pt/
Concelho de Vidigueira
EXPOSIÇÕES
VII Bienal de Artes Plásticas (Pintura e Escultura) – Exposição realizada no âmbito do concurso VII Bienal de Artes Plásticas (Pintura e Escultura) com o objectivo de promover e desenvolver a actividade artística.
Dia(s)/Horário: De 18 de Setembro a 17 de Outubro
Local: Salão das Artes – Vidiguiera
Org.: Câmara Municipal de Vidigueira
Informações/Programa: T.: (+351) 284 437 400 – Página Web: http://www.cm-vidigueira.pt/
LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Santiago do Cacém
WORKSHOPS
Workshop de Fotografia – Técnicas para Fotografar Património Arqueológico – Este workshop, organizado pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo – Sítio Arqueológico de Miróbriga, realiza-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2010, que decorrem a nível nacional, nos dias 24,25 e 26 de Setembro, coordenadas pelo IGESPAR, sob o tema “Património: Um Mapa da História”. O workshop dirige-se a arqueólogos, antropólogos, conservadores e técnicos de restauro e arqueologia e público em geral.
Dia(s)/Horário: 24 de Setembro – 9h00
Local: Sítio Arqueológico de Miróbriga – Santiago do Cacém
Informações/Inscrições: T.: (+351) 269 818 460/63 - Sítio Arqueológico de Miróbriga
Concelho de Sines
EXPOSIÇÕES
A Secreta Vida das Palavras – Exposição que surgiu a partir de uma ideia do Centro Cultural Emmerico Nunes com Pedro Cabrita Reis, comissariada por João Pinharanda, que integra a 13.ª Edição do Projecto Verão Arte Contemporânea em Sines.

Dia(s)/Horário: Até 25 de Setembro – Todos os dias das 14h00 às 20h00

Local: No Centro Cultural Emmerico Nunes e no Centro de Artes de Sines

Org.: Câmara Municipal de Sines – Centro de Artes de Sines e Centro Cultural Emmerico Nunes

Informações: T.: (+351) 269 860 080 (CAS) – Página Web: http://www.centrodeartesdesines.com.pt/
 – T.: (+351) 914 827 713 (CCEN) – Página Web: http://www.ccen.pt/
Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul
Rádio Telefonia do Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário