"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

11ª Mostra Gastronómica de Arraiolos (Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada Arraiolos)

A Câmara Municipal de Arraiolos realiza a 11ª Mostra Gastronómica de Arraiolos (Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada Arraiolos) de 30 de Outubro a 7 de Novembro, no Arraiolos Multiusos, a qual se insere na acção de divulgação e promoção do concelho, integrando o respectivo programa, a gastronomia e o artesanato mais representativo de Arraiolos – O Tapete de Arraiolos -, bem como um conjunto de produtos locais ligados à terra e ao sector do turismo.

Aqui marcam presença a cozinha Arraiolense, pródiga em aromas e sabores, acompanhada pelo vinho de castas seleccionadas, indispensável em qualquer repasto, e, a doçaria conventual que fará as delícias dos que tiverem a oportunidade de a saborear.

“Mostra de Empadas” a decorrer no “Arraiolos Multiusos” durante a 11ª Mostra Gastronómica.
O Borda d`Água é dos almanaques mais antigos de Portugal e o mais popular. Nesta “bíblia”, com tiragens acima dos 300 000 exemplares anuais, é possível consultar diversas informações sobre áreas tão diferentes como astronomia, religião, agricultura, provérbios populares, festas e feiras, entre outros conteúdos que encaixam na perfeição no perfil da mercearia do Mundo.

O Borda d`Água nasceu em 1929 e é, desde essa altura, editado pela Editorial Minerva. Numa altura em que as publicações “onpaper” são controladas por grandes grupos económicos e por grandes distribuidores, o Borda d`Água mantêm o mesmo modelo de negócio há mais de 80 anos, cativando novas gerações e fidelizando-as sem recorrer ao bate-boca ou à vida cor-de-rosa dos vários jets.

Este “tablóide” da tradição popular é distribuído por “arautos” que fazem deste almanaque o seu ganha pão e é impresso desde 1929 em papel reciclado. Como é que é possível que nos últimos 80 anos se imprima este almanaque em papel reciclado se isso é uma invenção recente? Pois é, meus amigos! Há muitas “inovações” que chegaram à urbe muito recentemente mas que são prática diária no Mundo Rural há séculos. Mas desse assunto falaremos noutra oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário