"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

terça-feira, 30 de novembro de 2010

AGENDA CULTURAL DE DEZEMBRO 2010

MINISTÉRIO DA CULTURA
DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – DEZEMBRO 2010
DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Crato
EXPOSIÇÕES
Pano de Altar de Margarida Lagarto – Das memórias do antigo mosteiro arruinado Margarida Lagarto retinha o impacto do grande maciço de pedra que marcava o lugar do altar. “O reencontro com o espaço e a possibilidade de aqui intervir encaminhou-me inevitavelmente para aquele lugar...”

O pano de altar resulta da recolha de elementos das pedras de fecho das abóbadas, reinventados em formas geometrizantes e suportes extremamente frágeis que afrontam a solidez e depuração do espaço construído. Foram usadas 486 folhas de papel vegetal, recortadas e unidas com alfinetes.
Dia(s)/Horário: Até 5 de Dezembro
Local: Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa
Org.: Direcção Regional da Cultura do Alentejo/ Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa e Câmara Municipal do Crato com o apoio de Pousadas de Portugal
Informações: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt
Concelho de Elvas
MÚSICA
Cante ao Menino na Rota das Catedrais - Com o objectivo divulgar o Cante Tradicional Alentejano e promover o Património Arquitectónico do Alentejo, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo organiza a iniciativa Cante ao Menino na Rota das Catedrais , no âmbito da qual o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa e o Rancho Coral “Os Camponeses” de Vale de Vargo actuam na antiga Sé de Elvas.

Dia (s)/Horário: 18 de Dezembro (Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa) e 26 de Dezembro (Rancho Coral “Os Camponeses” de Vale de Vargo) – 18 h e 19h respectivamente.
Local: Antiga Sé de Elvas
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Arquidiocese de Évora
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: www.cultura-alentejo.pt
Concelho de Ponte de Sor
LITERATURA
Apresentação de Livro, de José Luís Peixoto – Quarto romance de José Luís Peixoto, Livro chegou às livrarias no final de Setembro, tendo a sua primeira apresentação em Galveias, terra natal do escritor, que depois de percorrer todo o país, vai agora terminar o lançamento desta sua nova obra na sede do concelho que o viu nascer. Dividido em duas partes, Livro conta na primeira uma história de imigração dramática, muito realista cheia de episódios que dificilmente se esquecem e na segunda retrata um brilhante delírio sobre literatura, bibliografia, Portugal, a imigração e o cruzamento de culturas.
Dia (s)/Horário: 18 de Dezembro - 17h
Local: Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
Org.: Câmara Municipal de Ponte de Sor
Informações: T.: (+351) 242 292 070 - Página Web: www.cm-pontedesor.pt
Concelho de Portalegre
MÚSICA
Cante ao Menino na Rota das Catedrais - Com o objectivo divulgar o Cante Tradicional Alentejano e promover o Património Arquitectónico do Alentejo, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo organiza a iniciativa Cante ao Menino na Rota das Catedrais , no âmbito da qual o Grupo Coral e Etnográfico Cubenses “Amigos do Cante” e Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz actuam na Sé de Portalegre.
Dia (s)/Horário: 19 de Dezembro (Grupo Coral e Etnográfico Cubenses “Amigos do Cante) e 29 de Dezembro (Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz) – 16h e 21h respectivamente.
Local: Sé de Portalegre
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Diocese de Portalegre
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: www.cultura-alentejo.pt
Noiserv – David Santos aka Noiserv, regressa aos discos e ao CAEP, com um EP intitulado "A Day in the Day of the Days", um conjunto de 5 canções que o músico assume serem a banda sonora para um dos nossos dias. Com uma proposta de alinhamento invulgar, sugere-nos horas ao invés de um número para cada canção, um dia de música onde podemos conhecer um Noiserv mais adulto, mas cada vez mais interessado no que o rodeia, envolto em paisagens urbanas e construído sobre camadas de sons meticulosos e delicados que tão rápido nos entristecem como enternecem.
Dia (s)/Horário: 4 de Dezembro – 21h30
Local: Pequeno Auditório do Centro de Artes de Portalegre (CAEP)
Destinatários: M/6
Bilhete único: 5 euros
Org.: Câmara Municipal de Portalegre
Informações/ programa: T.: (+351) 245 307 498 - Página Web: http://caeprograma.blogspot.com
DISTRITO DE ÉVORA
Concelho de Borba
EXPOSIÇÕES
Presépio de Rua – Presépio com figuras de grandes dimensões e diversos quadros alusivos à quadra natalícia, da autoria do artista borbense e funcionário do município Carlos Bacalhau.
Dia (s)/Horário: De 10 de Dezembro de 2010 a 6 de Janeiro de 2011
Local: Junto às Muralhas de Borba (Av. 25 de Abril, Av. Do Povo, Rua Humberto Silveira Fernandes e Rua Fernão Penteado)
Org.: Câmara Municipal de Borba
Informações/ programa: T.: (+351) 268 891 630 - Página Web: www.cm-borba.pt
Concelho de Estremoz
CINEMA
Ante – estreia do lançamento da publicação “Filmografia Completa de Michel Giacometti – 3º Fascículo” – A RTP, o jornal “Público” e a Tradisom vão editar a “Filmografia Completa de Michel Giacometti”, nomeadamente a série televisiva da RTP “O Povo que Canta” e outros trabalhos anteriores realizados também para aquela estação televisiva pelo autor corso. Esta edição é facultada nas edições de 2ª feira do jornal “Público”, desde o dia 22 de Novembro de 2010, sendo a apresentação do 3º fascículo realizada em Estremoz, contando com a presença do Director da Tradisom, José Pé – Curto Moças, o coordenador da obra, Paulo Lima, e de Christine Zurbach, a autora do texto do fascículo sobre os Bonecos de Santo Aleixo. Irão também estar presentes outras individualidades ligadas às manifestações culturais das tradições do concelho e que também foram alvo do estudo de Giacometti.
Dia (s)/Horário: 4 de Dezembro – 18h
Local: Casa de Estremoz
Informações: T.: (+351) 268 339 200 (Câmara Municipal de Estremoz) – Página Web: www.cm-estremoz.pt
EXPOSIÇÕES
Viva a República!... Em Digressão - Promovida pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a exposição Viva a República!... em digressão é dedicada à história da I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal. O visitante é convidado a acompanhar o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República, os principais contextos e transformações a que esteve associada. Esta exposição que inciou a itinerância em Setembro de 2010 percorrerá cerca de 100 concelhos de todo o país.
Dia (s)/Horário: De 2 a 4 de Dezembro – 10h – 20h
Local: Rossio Marquês de Pombal - Estremoz
Org.: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República
Informações: T.: (+351) 268 339 200 (Câmara Municipal de Estremoz) – Página Web: www.cm-estremoz.pt
Concelho de Évora
MARIONETAS
A Flor Azul – Destinado ao público infantil, este espectáculo de marionetas é uma co– produção da Associação Cultural Alma d’Arame e da Associação Sardinha em Lata, realizada a partir de dois episódios da série televisiva Ema e Gui, da autoria de Nuno Beato e Marisa Pott. Numa perspectiva lúdico – pedagógica o espectáculo apresenta duas diferentes técnicas de marionetas, luva e vara, proporcionando ao espectador uma viagem pelo universo do teatro de marionetas.
Dia (s)/Horário: Dias 2,3 e 6 de Dezembro – 10h
Local: Casa Nobre da Rua de Burgos – Évora
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo
Mais informação: T.: (+351) 266 769 450 – Web Site: www.cultura-alentejo.pt
Auto do Nascimento do Menino – Bonecos de Santo Aleixo – Estes títeres tradicionais do Alentejo parece terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome. São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.

São propriedade do Centro Dramático de Évora e manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais – Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo e Victor Zambujo, com acompanhamento musical de Gil Salgueiro Nave – que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do país e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora – BIME que se realiza desde 1987.

Dia (s)/Horário: De 14 a 19 de Dezembro – 18h30
Local: Convento dos Remédios – Évora
Org.: Cendrev (no âmbito do programa de animação da Exposição sobre Michel Giacometti, organizada pela Câmara Municipal de Évora)
Mais informação: T.: (+351) 266 703 112 (CENDREV) – Web Site: www.cendrev.com
MÚSICA
Cante ao Menino na Rota das Catedrais - Com o objectivo divulgar o Cante Tradicional Alentejano e promover o Património Arquitectónico do Alentejo, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo organiza a iniciativa Cante ao Menino na Rota das Catedrais , no âmbito da qual o Grupo Coral “Os Ceifeiros de Cuba”, e o Grupo Coral e Etnográfico “Os Cardadores” actuam na Sé de Évora.
Dia (s)/Horário: 17 de Dezembro (“Os Ceifeiros de Cuba”) e 26 de Dezembro (Grupo Coral e Etnográfico “Os Cardadores”) – 18h
Local: Sé de Évora
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Arquidiocese de Évora
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: www.cultura-alentejo.pt
O Cante nos Hotéis da Região – Com o objectivo de divulgar e promover o Cante Tradicional Alentejano a Direcção Regional de Cultura do Alentejo organiza esta iniciativa, no âmbito da qual o Grupo Coral “As Camponesas de Castro Verde” actua no Hotel Dom Fernando e o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo actua na Albergaria do Calvário.
Dia (s)/Horário: 4 de Dezembro – 19h
Local: Hotel Dom Fernando (“As Camponesas de Castro Verde”) e Albergaria do Calvário (Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo)
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio das unidades hoteleiras Hotel Dom Fernando e Albergaria do Calvário, respectivamente.
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: www.cultura-alentejo.pt – (+351) 266 745 930 (Albergaria do Calvário) (+351) 266 737 990 (Hotel Dom Fernando)
VI Ciclo de Concertos “Música no Inverno” (Continuação) – No âmbito desta iniciativa terão lugar no mês de Dezembro, os concertos de António Carrilho (flautas de bisel) e Bruno Maurice (acordeão) e o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico Eborae Mvsica sob direcção de Pedro Teixeira.
Dia (s)/Horário: 4 e 11 de Dezembro (respectivamente) – 18h
Local: Convento dos Remédios - Évora
Org.: Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica”
Informações/Programa: T.: (+351) 266 746 750 – Página Web: http://eborae-musica.org
TEATRO
Antífona em Nova Iorque – De Janusz Glowacki – Espectáculo apresentado pela BRUXA Teatro, contextualizado no 'Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social'. Esta peça tem como ponto de partida a obra de Sófocles, na qual Glowaki recria 'Antígona' no conturbado aqui e agora. Nesta absurda tragicomédia, Anita ('Antígona'), uma porto-riquenha sem-abrigo, há-de tudo fazer para dar a um seu semelhante, igualmente sem-abrigo, um enterro digno, desafiando sem temor a autoridade e a Lei.
Dia (s)/Horário: Até 11 de Dezembro – De quarta a sábado às 21h30
Local: Ruínas da Ermida de S. Bartolomeu (junto ao Largo da Porta de Avis, Évora)
Org.: A BRUXA Teatro
Bilhetes: Público em geral – 8 euros – < 26 – 5 euros - > 65 - gratuito
Informações/reservas: T.: (+351) 266 747 047– Página Web: www.abruxateatro.blogspot.com
WORKSHOPS
Oficinas de Danças Cabo Verdianas – Com o fim de preparar o baile da noite e de saber dançar tudo, Zé Barbosa, famoso professor de danças tradicionais de Cabo Verde e de Kizomba, ensinará tudo o que precisamos saber dos ritmos Cabo Verdianos: Funaná, Mazurka, Morna, Coladera e Batuque. Será que duas horas são suficientes?!
Dia (s)/Horário: 18 de Dezembro – Sábado – 15h30-17h30
Local: Espaço Celeiros Évora
Org.: Associação PédeXumbo
Inscrições: 5 euros
Informações: T.: (+351) 266 732 504 – E-mail: charlotte@pedexumbo.com – Página Web: www.pedexumbo.com
Concelho de Montemor-o-Novo
MÚSICA
Gershwin, a utopia da vanguarda e outras formas de ouvir… – Espectáculo com Banda Filarmónica “Simão da Veiga” da Casa do Povo de Lavre, Maria João e Mário Laginha, que integra a iniciativa Ciclo de Outono, iniciativa que se encontra a decorrer em Montemor-o-Novo, animando a cidade através da conjugação na sua programação de muita música, dança e teatro.
Dia (s)/Horário: 11 de Dezembro - 21h30
Local: Cine – Teatro Curvo Semedo
Org.: Câmara Municipal de Montemor – o – Novo
Informações: T.: (+351) 266 898 100 - Página Web: www.cm-montemornovo.pt
Concelho de Redondo
DANÇA
Quebra – Nozes (Moskow Tchaikovsky Ballet) – Baseado no conto “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, de E. T. A. Hoffman, o bailado “Quebra-Nozes” é a história de uma menina que sonha com um Príncipe Quebra-Nozes.
Sedeada em Moscovo, a Moscow Tchaikovsky Ballet é uma companhia que congrega solistas dos principais teatros da ex-União Soviética: Teatro Bolshoi e Teatro Perm, na Rússia; Teatro Kiev e Teatro Odessa, na Ucrânia; e Teatro Tbilisi, na Geórgia.
Dia (s)/Horário: 11 de Dezembro - 21h30
Local: Auditório do Centro Cultural de Redondo
Duração: 120 minutos (com um intervalo de 15 minutos)
Público: M/3
Bilhetes: 7,5 euros
Org.: Câmara Municipal de Redondo
Informações: Centro Cultural de Redondo – T.: (+351) 266 989 216 (atendimento) – (+351) 266 989 217 (bilheteira) – Página Web: www.cm-redondo.pt
MÚSICA
Lucía Echagüe – Nascida no seio de uma família com fortes referências musicais, Lucía Echagüe estudou canto e percussão no Conservatório Nacional de Música Carlos L. Buchardo, em Buenos Aires. Reside em Lisboa há 8 anos e, depois de vários projectos musicais colectivos, apresenta agora o repertório do seu primeiro álbum “Todo Puede Ser”, exclusivamente cantado em castelhano.
Dia (s)/Horário: 4 de Dezembro - 22h
Local: Café Concerto do Centro Cultural de Redondo
Org.: Câmara Municipal de Redondo
Obs.: Entrada gratuita
Informações: Centro Cultural de Redondo – T.: (+351) 266 989 216 (atendimento) – Página Web: www.cm-redondo.pt
Concelho de Reguengos de Monsaraz
MÚSICA
Concerto de Natal – Tradicional Concerto de Natal interpretado pelo Coro Polifónico e pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.
Dia (s)/Horário: 18 de Dezembro - 21h
Local: Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz
Org.: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Informações: T.: (+351) 266 508 040 - Página Web: www.cm-reguengos-monsaraz.pt
TEATRO
"Diz que é uma espécie de musical" – “Será possível salvar o Natal? Entediado com as tradições da época Jack Skellington, o Rei das Abóboras da cidade do Halloween, aguarda ansiosamente para espalhar a alegria do Natal. Mas esta feliz missão põe o Pai Natal em perigo e torna-se um enorme pesadelo para todos os bons meninos e....”
Dia (s)/Horário: 17 de Dezembro - 21h
Local: Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz
Org.: Agrupamento Vertical de Escolas de Reguengos de Monsaraz
Informações: T.: (+351) 266 508 040 - Página Web: www.cm-reguengos-monsaraz.pt
Concelho de Vila Viçosa
MÚSICA e POESIA
"Eternamente Florbela" – Espectáculo cultural de homenagem a Florbela Espanca, que integra fados e canções com letras da poetisa, interpretados pela fadista Tânia Oleiro, acompanhada à guitarra portuguesa por Sandro Costa e na viola de fado pelo mestre Pedro Mourato, alternados com momentos de poesia declamados pelos actores e encenadores Carlos Calvo e Sandra Horta.
Dia(s)/Horário: 8 de Dezembro - 21h30
Local: Cine – Teatro Florbela Espanca – Vila Viçosa
Org.: Câmara Municipal de Vila Viçosa
Informações: T.: (+351) 268 889 310 - Página Web: www.cm-vilavicosa.pt
DISTRITO DE BEJA
Concelho de Beja
DANÇA
RIA AGUNG NUSANTARA – O Lembaga Kesenian (LK) Ria Agung Nusantara é um grupo de danças
tradicionais dirigido por Monang Butar Butar. Criado em 1986, o grupo tem actuado um pouco por toda a Europa, Ásia e Austrália. O espectáculo dá a conhecer oito peças típicas daquele país do sudeste asiático.
Dia (s)/Horário: 2 de Dezembro – 21h30
Local: Pax Julia – Teatro Municipal de Beja
Org.: Embaixada da Indonésia em Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Beja
Obs.: Entrada livre
Público: M/6
Informações: T.: (+351) 284 315 090 (Pax Julia) – Página Web: http://paxjuliateatromunicipal.blogspot.com/
MÚSICA
Cante ao Menino na Rota das Catedrais - Com o objectivo divulgar o Cante Tradicional Alentejano e promover o Património Arquitectónico do Alentejo, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo organiza a iniciativa Cante ao Menino na Rota das Catedrais , no âmbito da qual o Grupo Coral “Os Cigarras”, de Aljustrel e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento actuam na Sé de Beja.
Dia (s)/Horário: 19 de Dezembro (Grupo Coral “Os Cigarras”) e 26 de Dezembro (Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento) – 21h
Local: Sé de Beja
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Diocese de Beja
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: www.cultura-alentejo.pt
O Cante Alentejano nos Hotéis da Região - Com o objectivo de divulgar e promover o Cante Tradicional Alentejano a Direcção Regional de Cultura do Alentejo organiza esta iniciativa, no âmbito da qual o Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento actua na Pousada de S. Francisco.
Dia (s)/Horário: 18 de Dezembro – 21h
Local: Pousada de S. Francisco – Beja
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio de Grupo Pestana Pousadas de Portugal – Pousada de S. Francisco.
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: www.cultura-alentejo.pt – T.: (+351) 284 313 580
PERFORMANCE
A Quem de Mãos Vazias – A Arte Pública – Artes Performativas de Beja estreia a sua produção A Quem de Mãos Vazias, performance com suporte de vídeo, tendo o verso de Ruy Belo como impulsionador deste trabalho de criação, a três mãos, lançado como desafio a criadores emergentes com os quais a arte pública tem vindo a desenvolver cumplicidades artísticas.
Dia (s)/Horário: Dias 9, 10,11,16, 17 e 18 de Dezembro – 22h
Local: Sala Estúdio do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja
Org.: Arte Pública, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – Direcção – Geral das Artes, com o apoio da Câmara Municipal de Beja e da Fundação Calouste Gulbenkian
Informações: T.: (+351) 284 315 090 (Pax Julia) – Página Web: http://paxjuliateatromunicipal.blogspot.com/ – 964 781 436 (arte pública) – artepublica@gmail.com
Concelho de Serpa
TEATRO
Há Lobos sem ser na Serra – A BAAL 17 – Companhia de Teatro, estreia o espectáculo para a infância Há Lobos sem ser na Serra, a partir de “Pedro e o Lobo” de S. Prokofiev, desenvolvido a partir de métodos de teatro participativo com alunos do 1.º ciclo de Serpa e alunos da Academia Sénior de Serpa. O resultado é um espectáculo intergeracional que, partindo de temas decorrentes da história original, se transformou numa história muito diferente e para a qual contribuíram mais de 500 crianças.
Dia (s): Dias 7, 9 e 10 de Dezembro (para as Escolas do 1.º Ciclo de Serpa) – 10h30 e 14h30 – Dias 8, 9 e 10 de Dezembro (público em geral) – 21h30
Local: Cine – Teatro Municipal de Serpa
Bilhete: 3 euros – espectáculo destinado ao púbico em geral.
Org.: BAAL 17, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – Direcção – Geral das Artes
Informações e reservas: T.: (+351) 284 549 488 / 961 363 107 – Página Web: www.baal17.pt
Concelho de Vidigueira
MÚSICA
Semana de Música para o Natal – Esta iniciativa contará com a presença do Prof. Augusto Ferreira (guitarra clássica), do Grupo Coral “Os Vindimadores”, dos grupos musicais Improvisos do Sul, Sol do Guadiana, Fermata Trio e Sem Limite, com a audição dos alunos da Escola de Música de Vidigueira e a actuação da Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira.
Dia(s): De 6 a 11 de Dezembro – Consultar programa próprio
Local: Pedrógão do Alentejo, Vila de Frades, Vidigueira, Selmes (consultar programa próprio)
Org.: Câmara Municipal de Vidigueira
Informações/ programa: T.: (+351) 284 437 400 – Página Web: www.cm-vidigueira.pt
LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Alcácer do Sal
MÚSICA
O Cante Alentejano nos Hotéis da Região – Com o objectivo divulgar e promover o Cante Tradicional Alentejano, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo organiza esta iniciativa, no âmbito da qual o Grupo Coral “Ceifeiros de Cuba” actua na Pousada de Alcácer do Sal.
Dia (s)/Horário: 3 de Dezembro - 21h
Local: Pousada de Alcácer do Sal
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio de Grupo Pestana Pousadas de Portugal – Pousada de Alcácer do Sal
Informações/programa: T.: (+351) 266 769 450 (Direcção Regional de Cultura do Alentejo) / (+351) 265 613 070 (Pousada de Alcácer do Sal)
Concelho de Santiago do Cacém
EXPOSIÇÕES
Exposição de Pintura de Manuel do Espírito Santo Guerreiro – Encontram-se patentes nesta exposição 20 obras restauradas recentemente pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém e que ilustram as várias técnicas do pintor que vão desde um auto – retrato, naturezas mortas, paisagens, o retrato do Capitão-mor de Santiago do Cacém e o Retrato de D. Pedro V. Manuel do Espírito Santo Guerreiro, natural de Castro Verde, nasceu em 1824. Ainda jovem foi recebido em casa do Capitão-mor de Santiago do Cacém que não só lhe reconheceu a vocação, como lhe facultou os estudos, e permitiu que frequentasse aulas de pintura em Lisboa. A sua obra, revela o espírito contemplativo do autor perfeitamente identificado com a estética e pensamento humanistas que lhe são contemporâneos.
Dia(s)/Horário: Até 31 de Dezembro / De 3ª a 6ª Feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h; Sábados das 12 às 18h. Encerra às Segundas, Domingos e Feriados.
Local: Museu Municipal de Santiago do Cacém
Org.: Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Obs.: Entrada gratuita
Informações/programa: T.: (+351) 269 827 375 – Página Web: www.cm-santiagocacem.pt
MÚSICA
Concerto de Natal – Pelo Coral Harmonia e Coral Harmonia Juvenil de Santiago do Cacém
Dia(s)/Horário: 18 de Dezembro – 21h30
Local: Auditório Municipal António Chainho
Org.: Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Informações: T.: (+351) 269 827 375 – Página Web: www.cm-santiagocacem.pt

Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul
Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt
.









Sem comentários:

Enviar um comentário