"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sines - Em Julho há Músicas do Mundo

Sines - Em Julho há Músicas do Mundo
Nos dias 22 a 24 de Julho e no fim-de-semana seguinte, de 27 a 30 de Julho, decorre em Sines, o Festival Músicas do Mundo (FMM). Uma agenda que este ano inclui muitas actividades paralelas.
No ano de 2010, devido à redução orçamental, a Câmara Municipal de Sines suprimiu o palco de Porto Covo e limitou o Festival Músicas do Mundo (FMM) a quatro dias.
Este ano, o FMM regressa ao modelo inicial, de sete dias de música distribuída por dois fins-de-semana.
O presidente do município alentejano, Manuel Coelho, explica que «a câmara assumiu o compromisso de diminuir as despesas e aumentar as receitas, o que iremos conseguir através de patrocinadores e outros e de um possível aumento do preço dos bilhetes».
Manuel Coelho justificou a duração do festival com as dificuldades sentidas na edição anterior: «No ano passado houve muitos participantes que se queixaram do excesso de pessoas no castelo, o que provocou algum incómodo, mas distribuindo-o por dois fins-de-semana pode haver alguma descompressão».
Por outro lado, o autarca espera que esta decisão permita compensar os comerciantes da zona histórica, que serão atingidos pelas obras de regeneração urbana já anunciadas.
Estas obras irão afectar igualmente a avenida Vasco da Gama, palco dos espectáculos mais tardios e, normalmente, mais concorridos e animados.
Assim, a ocupação deste espaço ainda terá de ser estudada, conforme o estado dos trabalhos na altura do evento, mas para já sabe-se que haverá um palco de menores dimensões do que o habitual.
«Queremos privilegiar o castelo e na avenida vamos introduzir algumas inovações, por exemplo, lançando o convite a novas formações portuguesas e estrangeiras para virem apresentar-se nesse palco», adiantou Manuel Coelho.
A aposta no emblemático palco do castelo prende-se não só com o esforço de redução de custos, mas também com a tentativa de dinamizar a economia local através do festival.
«O castelo acolhe pessoas com mais poder de compra, pois são as que estão dispostas a pagar bilhete e, normalmente, deixam mais dinheiro na cidade» alegou.
As actividades paralelas mantêm-se, como ateliês de artes, cinema, feira do disco e do livro, debates com músicos e escritores, feira de artesanato e tasquinhas.
O festival vai na 13ª edição, com datas previstas para 22 a 24 e 27 a 30 de Julho, faz com diversidade, onde é possível ouvir jazz, descoberta de novos músicos e projectos, música tradicional portuguesa e sonoridades vindas de todo o Mundo.
Local: Sines, Litoral Alentejano
Café Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário