"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

terça-feira, 25 de junho de 2013

MARIA JOSÉ NOGUEIRA PINTO – UMA VIDA INVULGAR de Maria João da Câmara

Uma visão ampla de uma mulher exemplar, mãe de família, que marcou indelevelmente a política e as instituições por onde passou.
“Uma mulher inteira, forte e corajosa (…) que perdia o seu tempo com as pessoas. Grandes e pequenas.”

Sobre o livro
Maria José Nogueira Pinto, gostava da política, mas detestava a negociação permanente que esta exigia, os compromissos, os jogos de bastidores.
“Gostava do poder para fazer, mas detestava estragar relações de amizade a troco do «nada» que era a disputa política ou partidária, a intriga. Não tinha inimigos, mas, como dizia, tinha adversários. E era uma adversária de peso. As suas «fúrias homéricas» são descritas pelos mais próximos, e ela mesma admitia que o seu pior defeito era a ira.”

Para traçar o percurso de vida pública de Maria José Nogueira Pinto, a autora contou com os depoimentos, sugestões e correcções da família Nogueira Pinto: Jaime, Eduardo, Catarina, Teresa, Maria José Pinto da Cunha, Maria João e Maria da Assunção Avillez. Também falou com alguns amigos próximos e com algumas das pessoas que com ela trabalharam directamente, mas também com jornalistas e políticos.

Sobre a autora
Lisboa, 1964. Estudou História na Universidade Nova de Lisboa, é mestre em História Moderna e doutoranda em Arquivística Histórica. Autora de vários trabalhos científicos na área da História, dedica-se actualmente à escrita e à investigação, tendo publicado os romances históricos Um Príncipe Quase Perfeito e Crónica de Amor e Mar e os ensaios Pedro de Figueiredo (1657-1722) – Uma Biografia, João Branco Núncio (1901-1976), História do Desporto Equestre Português, Orey, Uma Família, Uma Empresa – 1886- -2006 e Cristo Rei, Espiritualidade e História, Memórias Perdidas de Catarina de Bragança, O Pecado e a Honra. Maria José Nogueira Pinto, Uma vida invulgaré a sua terceira biografia e a segunda obra na Oficina do Livro

Sem comentários:

Enviar um comentário