"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quinta-feira, 8 de maio de 2014

AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – MAIO – 1.ª Quinzena



Dias 2 e 3 de Maio

|TEATRO|
Ping Pong Pau - Em jeito de comédia/sátira, o Teatro do Montemuro, em co -produção com o CCT/TEP Teatro Experimental do Porto, conta a história de uma família que se vê a braços com a herança deixada pelo tio, uma carpintaria. Personagens muito singulares, primos entre si, debatem as tendências atuais de mercado, da madeira, das vendas, de tudo e de nada.
Local: Évora - Teatro Garcia de Resende
Horário: 21h30 - Classificação etária: M/12
Bilhete: 4 euros
Org.: Cendrev, no âmbito de intercâmbio com o Teatro do Montemuro, com o apoio da Câmara Municipal de Évora
            Mais informação: T.: (+351) 266 703 112 - Página Web: www.cendrev.com

De 3 a 11 de Maio

|LITERATURA|
XXVII Feira do Livro de Redondo -Tendo como tema “A escrita”, este certame, já consagrado a nível regional, assenta numa estratégia de disseminação da leitura levada a cabo pela Biblioteca Municipal de Redondo, disponibilizando ao público um programa de atividades variado e uma vasta oferta de livros a preços aliciantes.
Local: Redondo - Pavilhão de Exposições de Redondo
Org.: Câmara Municipal de Redondo - Biblioteca Municipal
            Mais informação: T.: (+351) 266 989 210 - Página Web: www.cm-redondo.pt

De 5 a 7 de maio

|CONFERÊNCIAS|
IV Semana da História da Universidade de Évora - No âmbito da comemoração dos 40 anos do 25 de Abril, o Núcleo de Estudantes de História da Universidade de Évora organiza a IV Semana da História em torno da discussão sobre os conceitos de “crise” e “revolução” promovendo a reflexão sobre a operacionalidade dos conceitos para o pensamento historiográfico.
Local: Évora - DRCAlentejo - Galeria da Casa de Burgos
Horário: 9h
Org.: Núcleo de Estudantes de História da Universidade de Évora, com o apoio da DRCAlentejo, Universidade de Évora - CHAIA, NICPRI.UÉ e CEHFCI
Mais informação/programa: E-mail: direccao.nehev@gmail.com - Página Web: http://ivsemanadahistoria.weebly.com/

Dia 8 de Maio

|EXPOSIÇÕES|
“Pedreira dos Sons Outros Olhares, Outra(s) vida(s)” - Inauguração da exposição de desenho e fotografia de Helena Calvet e Carlos Marques, em que as pedras foram o ponto de partida para duas linguagens, duas técnicas e  dois olhares, e cujo trabalho final pretende mostrar o resultado de duas reflexões sobre as pedreiras. Patente até dia 25 de maio.
               Local: Viana do Alentejo - Castelo
Horário: 18h (inauguração) / Visita das 10h às 13h00, e das 14h às 18h
Org.: Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia de Viana do Alentejo
Mais informação: T.: (+351) 266 930 010 - Página Web: www.cm-vianadoalentejo.pt

Dias 8 e 9 de Maio

|FESTIVAIS|
Arquiteturas Film Festival 2013 - Acolhimento do circuito itinerante do Arquiteturas Film Festival 2013, no âmbito do qual serão apresentadas duas sessões diárias dos 12 filmes premiados no festival, cuja entrada é livre. Em cada um dos dias, às 18h, Sofia Mourato, diretora do festival, fará a apresentação do respetivo programa.
Local: Évora - Museu de Évora
Horário: 1.ª sessão -18h (alunos do secundário e público universitário) / 2.ª sessão - 21h (público em geral).
Org.: SOIR Joaquim António d’Aguiar, CINECLUBE da Universidade de Évora e Colecção B, com o apoio/ acolhimento da DRCAlentejo - Museu de Évora, Câmara Municipal de Évora, Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora e Associação Académica da Universidade de Évora
         Mais informação: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt

Dia 10 de Maio

|FESTIVAIS|
Festival Islâmico - Sessão de apresentação da edição do Festival Islâmico 2015, que contará com diversas novidades.
Local: Mértola - Cineteatro Marques Duque
Horário: 21h30
Org.: Município de Mértola
Mais informação: T.: 286 610 100 - Página Web: www.cm-mertola.pt/

|MÚSICA|
Recital de Guitarra e Violoncelo - Para integrar a Temporada de Música 2014, e o Ciclo de Música de Câmara, a Contemporaneus convidou o guitarrista Ricardo Batista e a violoncelista Sunita Mamtani que apresentam um recital composto por obras de Manuel de Falla; Astor Piazzolla; Raffaele Bellafronte, entre outros, percorrendo diversas épocas da história da música.
Local: Estremoz - Teatro Bernardim Ribeiro
Horário: 21h30
Produção: Contemporaneus - Associação para a Promoção da Arte Contemporânea, estrutura financiada pela Direção - Geral das Artes, contando com o Município de Estremoz como parceiro principal.
Mais informação/Reservas: T.: (+351) 268 339 222 - 268 339 216 - Página Web: www.cm-estremoz.pt

Dia 12 de maio

|COMEMORAÇÕES|
V Aniversário da Escola de Artes da Universidade de Évora - Dada a importante componente da missão desta Escola de Artes, “A Ligação à Comunidade Envolvente”, este ano o tema de eleição é a “Luta Contra a Violência Doméstica e a Dimensão das Artes a nível Internacional”, pretendendo-se instar à forte criatividade dos estudantes para apresentarem projetos que demonstrem a transversalidade da Arte e da Cultura ao serviço da solidariedade social, sensibilizando a população da comunidade envolvente para o combate de um flagelo que atinge proporções cada vez mais dramáticas.
Local: Évora - Colégio dos Leões
Horário: Início às 9h30
Org.: Universidade de Évora - Escola de Artes
Mais informação/Programa: T.: (+351) 266 760 260 - Página Web: www.eartes.uevora.pt/

Dia 14 de Maio

|ARTE E SOCIEDADE|
Cruzamentos #8 - A 8.ª sessão do grupo de leitura ‘Cruzamentos’ encerra a 1.ª temporada com o Juiz Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio a orientar a leitura do texto «Agonia e morte da Universidade», de Agostinho da Silva, do qual se extrai a esperança num sistema de educação que liberte o pensamento, que valorize a procura de identidade pessoal e de autonomia e que faça projetar em ação social concreta um sentimento de solidariedade reconhecido como natural à relação humana.
Local: Évora - Igreja de S. Vicente
Horário: 21h30
Org.: Colecção B, no âmbito dos Ciclos de S. Vicente
Valor da inscrição: 2 euros /sessão

Mais informação/Inscrições: T.: 931 763 350 - E-mail: - jaf@escritanapaisagem.net - Página Web: Colecção B, associação cultural | Facebook


Dia 15 de maio

|EXPOSIÇÕES|
“À Roda da Cortiça - A Cortiça e os seus Usos” - Exposição que pretende mostrar as diferentes etapas da vida da cortiça desde a sua extração da árvore, no montado, até ao produto final. Patente até dia 20 de junho.
            Local: Sousel - Biblioteca Municipal Dr. António Garção,
Horário: Das 9h às 18h (encerra ao Domingo e feriados)
Org.: Município de Sousel
            Mais informação: T.: (+351) 268 550 100 - Página Web: www.cm-sousel.pt


Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul | Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt .

Sem comentários:

Enviar um comentário