"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 4 de junho de 2014

AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO JUNHO – 1.ª Quinzena


De 2 a 29 de junho

TEATRO

15.ª Mostra de Teatro Internacional de Santo André - A presente edição alargou o seu âmbito geográfico e conta com uma programação que integra 14  companhias profissionais de teatro - 4 delas internacionais - e um total de 50 espetáculos apresentados em 8 localidades diferentes.
Local: Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Sines, Porto Covo, Grândola, Odemira, Faro e Lisboa.
Horário: Consultar programa específico
Org.: AJAGATO - Associação Juvenil Amigos do Gato
            Mais informação/Programa: T.: (+351) 269 759 096- Página Web: www.gatosa.com/

Dia 3 de junho

EXPOSIÇÕES

Guerra, Fotografia e Devoção - Inauguração da exposição que, no âmbito do Centenário da Primeira Grande Guerra, pretende assinalar a memória de um período de grandes dificuldades, durante o qual, num primeiro momento, Portugal apenas pretendia defender o Império, contudo, o desenrolar dos acontecimentos acabou por levar à entrada na Guerra, quando as tropas portuguesas chegaram às trincheiras da Flandres, em 1917, onde ficaram até novembro de 1918, aquando do armistício.
Local: Évora - Galeria de Exposições da Casa de Burgos
Horário: 18h (inauguração). A exposição poderá ser visitada até dia 25 de julho, de segunda a sexta - feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.
Org.: Direção Regional de Cultura do Alentejo e Câmara Municipal de Évora/Arquivo Fotográfico, com o apoio do Exército e da Confraria do Senhor Jesus da Piedade
Mais informação: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt

Dias 3 e 7 de junho
TEATRO

No Limite da Dor - A mais recente produção da Companhia de Teatro Lendias d’Encantar, construída a partir do livro homónimo de Ana Aranha e Carlos Ademar baseado no programa de rádio transmitido pela Antena 1, que nos dá a conhecer os testemunhos reais de três mulheres e um homem, antigos presos políticos pela PIDE.
 Local: Beja - Dia 3 de junho - Freguesia de Nossa Senhora das Neves - Casa do Povo - Cuba - Dia 7 de junho - Centro Cultural de Cuba
Horário: 21h
Mais informação: T.: (+351) 284 324 172 - Página Web: www.lendiasdencantar.org

 Dia 5 de junho

TEATRO E DANÇA

Monsterbox - Monsterbox é o nome da apresentação de final de residência de Johanna Roggan - The Guts Company, que revela monstros da nossa sociedade humana, o produto da co-habitação. Mas quem define a monstruosidade, a normalidade ou o comportamento neurótico? Quem fixa as barreiras? E quem as controla?
Local: Montemor-o-Novo - Convento da Saudação
Horário: 18h
Org.: O Espaço do Tempo
Mais informação:T.: 266 899 856 / 7- Página Web: www.oespacodotempo.pt/pt

 Até dia 10 de junho

MARIONETAS

VII Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo - A 7.ª edição do Encontro contará com a presença de artistas da Holanda, Grécia, França, Brasil e Portugal num total de 19 espetáculos para todos os públicos, contemplando também workshops e um master class para o qual foi convidado o marionetista e pedagogo Eric de Sarriá de França. A entrada é livre para menores de 16 anos e a lotação é limitada.
Local: Montemor - o - Novo - (Consultar programa específico)
Prod.: Alma d’Arame e Projecto M em co-produção com a Câmara Municipal de Montemor - o - Novo
Mais informação/Reservas: T.: 926 036 757 - 266 084 003 (Alma d’Arame) - Página Web: www.almadarame.pt

 De 10 de junho a 31 de julho

EXPOSIÇÕES

"Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa" - Exposição de fotografia da Estação Imagem - associação cultural que se dedica ao estudo e promoção da imagem, privilegiando projetos centrados no Alentejo - que resulta do entrecruzar da palavra e do olhar sobre o passado e o presente desta região, que aliam o imaginar de leituras originadas na escrita e o ler de uma crónica originada na imagem. Entrada gratuita
Local: Redondo - Foyer do Centro Cultural de Redondo
Horário: 16h (inauguração)
Org.: Câmara Municipal de Redondo
         Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 - Página Web: www.cm-redondo.pt

 Dia 13 de junho

DANÇA/MÚSICA

Fica no Singelo - Criação da Companhia Clara Andermatt em co-produção com a PédeXumbo que parte do contexto da dança e da música tradicionais portuguesas, explorando as suas mais variadas manifestações numa abordagem contemporânea. Clara Andermatt descontextualiza essas manifestações revestindo-as de novas funções e expressões, numa troca fertilizante entre o passado e o que está para vir, num exercício e desafio, simultaneamente, arriscado e sedutor. Depois do espetáculo o baile é dinamizado pela PédeXumbo.
Local: Évora - Páteo de S. Miguel - Fundação Eugénio de Almeida
Horário: 22h
Org.: Espetáculo inserido no Festival de Artes Performativas de Évora, organizado pela Fundação Eugénio de Almeida e O Espaço do Tempo, com direção artística de Rui Horta.
Mais informação/Programa: T.: (+351) 266 748 300 - Página Web: www.fundacaoeugeniodealmeida.pt/

 Dia 14 de junho

MÚSICA

“A Música e o Silêncio” – Atuação do Coro D. Pedro de Cristo (Coimbra), dirigido por Cristina Faria, do Coro Adágio (Portimão), dirigido por António Alves Alferes Pereira e do Coral Évora, sob direção de Octávio Martins, no âmbito do ciclo de concertos “A Música e o Silêncio”, que tem por objetivos a valorização/divulgação da Música Coral, e a animação do património cultural imóvel da cidade de Évora.
Local: Évora – Convento de S. Bento de Cástris
Horário: 17h30
Org.: Coral Évora, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo

Mais informação: T.: (+351) 913776691 (Pres. Da Direção António Louro Alves) - Página Web: http://coralevora.no.sapo.pt/


TEATRO

“In Transit”A companhia Teatro do Mar apresenta a sua nova criação, um espetáculo de rua, de inspiração retro-futurista com algumas referências da cultura steampunk, assente fundamentalmente numa máquina de cena cujo elemento central e simbólico é uma enorme mala de viagem. Funde o teatro com outras artes como a instalação e o vídeo, alterando e intervindo, cénica e plasticamente, no espaço público onde atua.
Local: Sines - Palácio da Quinta de Santa Isabel (junto à APS                      e Capitania)
Horário: 22h
Produção: Teatro do Mar - Contra - Regra
Mais informação: T.: (+351) 269634511 - 961467565 - Página Web: www.teatrodomar.com/

 Dia 15 de junho

MÚSICA

Concertos ao Entardecer - No âmbito da iniciativa Concertos ao Entardecer, que pretende dar mais vida ao património através da música, dia 15 de junho o castelo de Alvito recebe a Orquestra de Jazz da Universidade de Évora, dirigida pelo Maestro Christopher Bochmann.
            Local: Alvito - Castelo
Horário: 19h
Org.: Câmara Municipal de Alvito
            Mais informação: T.: (+351) 284 480 800 - Página Web: www.cm-alvito.pt

Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul | Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt .

Sem comentários:

Enviar um comentário