"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 30 de junho de 2014

“Os primeiros padres sinodais” que pela cidade de Évora passaram

Proveniências diferentes, histórias de vida distintas, um chamamento em comum. Francisco Simões e Manuel Charumbo, do Seminário ‘Redemptoris Mater’, receberam este Domingo, 29 de junho, a imposição das mãos pelo Patriarca de Lisboa que os vai confirmar sacerdotes numa Igreja Diocesana que inicia a sua caminhada sinodal......
“Dispostos a ir para qualquer parte do mundo”, estes dois jovens apresentaram-se em Porto San Giorgio, Itália, para um dos habituais
encontros com os iniciadores do Caminho Neocatecumenal de onde são enviados os candidatos para os seminários ‘Redemptoris Mater’ de todo o mundo. ‘Calhou-lhes’ o seminário de Lisboa. Para chegar a esse momento, foram necessários ‘investimentos’. “O melhor investimento que os meus pais fizeram, com toda a certeza, foi ajudarem-me no pagamento das várias Jornadas Mundiais da Juventude. Desde 2000 que participo e foi nelas que vi confirmar-se a minha vocação”, refere Francisco. Estes encontros de jovens foram também importantes para ver que “a Igreja era mais do que aquilo que a imaginava em Évora”. Durante a preparação

para a JMJ de Colónia, no ano 2005, ficaram gravadas na memória deste jovem as palavras do então recém-eleito Papa Bento XVI: ‘Não tenhais medo de Cristo! Ele não tira nada, ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo’. “A partir daí, pensei que Deus me tinha dado tudo aquilo que eu queria para eu perceber que isso não era o melhor para mim”, refere Francisco Simões.

1 comentário:

  1. O Alentejo ainda continua a dar os seus frutos católicos. Obrigado por este testemunho de vitalidade da Igreja.

    ResponderEliminar