"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 7 de julho de 2014

AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – JULHO – 1.ª Quinzena


De 1 a 5 de julho

FESTIVAIS11.º Festival Tass Jazz O melhor do jazz regressa a Odemira, para noites de qualidade, improviso, descontração e festa, contando, para além dos espetáculos por Alex Stuart 5 TetoJazzafari - O Jazz em Português e Rui Teixeira Group, com a participação do artista plástico Philippe Peseux, para uma performance de pintura ao vivo, uma masterclass com Vasco Agostinho e uma exposição que reflete o que tem sido o TassJazz, desde 2004 até 2013. As entradas são livres.
Local: Odemira - Diversos espaços (consultar programa próprio)
Horário: Consultar programa
Org.: Câmara Municipal de Odemira
            Mais informação: T.: (+351) 283 320 900 Página Web: www.cm-odemira.pt
Dia 3 de julho

EXPOSIÇÕES
“Exposição de Pintura” de Virgínia Perdigão - Virgínia Perdigão nasceu na vila de Cano a 20 de Julho de 1949. Em 1972 mudou-se para Lisboa, onde viveu e trabalhou até 2008, altura em que voltou em definitivo à sua terra natal. Pintora autodidata começou a expressar o que lhe ia na alma através das telas, das tintas e dos pincéis em 1974, atividade que ainda hoje mantém. A exposição encontra-se patente até 30 de agosto de 2014.
 Local: Sousel - Centro Cultural de Sousel
Horário: De segunda-feira a sábado, das 9h às 13h e das 14h às 18h (encerra aos Domingos e feriados)
Org.: Câmara Municipal de Sousel
Mais informação: T.: (+351) 268 550 100 - Página Web: www.cm-sousel.pt

De 3 de julho a 28 de agosto

CINEMA
Cinema de Verão: Nove  5.ªs de Cinema no Museu - A segunda edição de “Nove 5.ªs de Cinema no Museu” apresenta uma programação que visa promover o cinema de documentário, o debate e os encontros, num total de nove sessões, sempre à quinta-feira, no Museu de Évora.
Local: Évora - Claustro do Museu de Évora
Horário: 22h
Org.: Parceria entre o FIKE, CINE CLUBE da Universidade de Évora, SOIR - Joaquim António de Aguiar e Direção Regional de Cultura do Alentejo - Museu de Évora.
Mais informação: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt


Dia 4 de julho

EXPOSIÇÕES‘Nas Margens de Lucefecit - Experimentar o Lugar’ - Inauguração da exposição que apresenta obras que resultaram de residências artísticas realizadas na vila de Terena, pelo Projecto Lamparina, e que conta com uma grande diversidade de abordagens; desde fotografia, pintura, escultura, vídeo, performance, etc., cada uma delas correspondendo a uma interpretação única e cuidada deste lugar alentejano, rodeado de história e misticismo. A exposição integra o Festival Terras do Endovélico e pode ser visitada até 12 de agosto.
         Local: Alandroal - Fórum Cultural Transfronteiriço
Horário: 21h
Org.: Projecto Lamparina, com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal e Junta de Freguesia de Terena - São Pedro
Mais informação: T.: (+351) - 933989330 - 911121275 Página Web: www.lamparina.pt

MÚSICAGrupo de Música Tradicional ‘Verde Maio’ - Atuação do Grupo de Música Tradicional ‘Verde Maio’, de Arronches, integrada no evento ‘Noites de Verão’, que decorre em Monforte, nos dias 4, 5, 11,12, 18 e 19 de julho.
Local: Monforte - Consultar programa próprio.
Horário: 21h30
Org.: Câmara Municipal de Monforte e Junta de Freguesia de Monforte
Mais informação: T.: (+351) 245 578 060 - Página Web: www.cm-monforte.pt

Dia 5 de julho

FESTIVAIS
SAFIRA’14 - Festival de Artes na Paisagem - Com uma diversificada oferta de iniciativas artísticas e culturais, o SAFIRA é um evento para adultos e jovens, com motivos de interesse alargados a várias faixas etárias. A origem deste Festival, enquanto acontecimento artístico concebido em estreita ligação com o meio natural, esteve na vontade de encontrar formas alternativas de materialização do potencial cénico (e ambiental) do montado alentejano.
Local: Montemor-o-Novo - Herdade das Valadas / Safira
Horário: Consultar programa
Org.: Chaparro Inquieto - Produção Cultural e O Espaço do Tempo
Obs.: Entrada livre mediante inscrição através de: chaparro.inquieto@gmail.com
Mais informação: T.: (+351) 914587825 (Miguel Carrêlo) - 910430043 (António Pedro Pereira) - Página Web: www.safirafestival.com/

Dia 9 de julho

CONFERÊNCIAS

‘Os Militares e a Fotografia’ - Conferência proferida por Dr.ª Cármen Almeida, Diretora do Arquivo Fotográfico de Évora, no âmbito da exposição ‘Guerra, Fotografia e Devoção’ patente na Galeria da Casa de Burgos.

Local: Évora - Galeria da Casa de Burgos
Horário: 18h30
Org.: Direção Regional de Cultura do Alentejo
Mais informação: T.: 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt

Até 10 de julho

FESTIVAIS
‘Cidade PreOcupada’ - Encontra-se a decorrer mais uma edição do festival Cidade PreOpcupada, em diversos espaços da cidade de Montemor-o-Novo, englobando um conjunto de apresentações, concertos, oficinas e workshops, debates e conversas, entre outras iniciativas, cuja entrada é livre.
Local: Montemor - o - Novo (Consultar programa específico)
Horário: Consultar programa
Org.: Oficinas do Convento - Associação Cultural de Arte e Comunicação
Mais informação: T./Fax: (+351) 266 899 824 - 969 852 390 - Página Web: http://cidadepreocupada.oficinasdoconvento.com

Dias 12,13, 18 e 19 de julho

 MÚSICA
XV Ciclo de Concertos ‘Música nos Claustros’ - Encontra-se a decorrer a 15.ª edição de “Música nos Claustros” cujo programa contempla ainda: atuação do Coro Polifónico Eborae Mvsica (dia 12 - Igreja do Espírito Santo); Recital de Órgão (dia 13); Recital de Canto e Guitarra (dia 18), e concerto de Guitarra Portuguesa e Quarteto de Cordas (dia 19).
Local: Évora - Igreja do Espírito Santo e Claustro do Convento dos Remédios
Horário: 17h (Igreja do Espírito Santo); 21h30 (Claustro do Convento dos Remédios)
Org.: Eborae Mvsica - Associação Musical de Évora
Mais informação: T.: (+351) - Página Web: www.eborae-musica.org/

Dias 14 e 15 de julho

WORKSHOPS
Oficina de Construção de Marionetas - Conhecer um pouco do percurso histórico da Marioneta no Mundo e em Portugal, as várias técnicas de construção e os níveis de manipulação, são alguns dos aspetos teóricos desta oficina, orientada por Manuel Costa Dias (TRULÉ), dirigida ao público em geral. Na componente prática, a construção de uma marioneta neutra de manipulação e de varão revelará a criatividade dos participantes.  Inscrições gratuitas e obrigatórias (máximo 30 participantes).
Local: Redondo - Auditório do Centro Cultural
Horário: 10h0 - 17h00
Org.: Câmara Municipal de Redondo
Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 - e-mailccr@cm-redondo.pt Página Web: www.cm-redondo.pt/pt




Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul | Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt .

Sem comentários:

Enviar um comentário