"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – AGOSTO – 2.ª quinzena

DIA 15 DE AGOSTO

FEIRAS TEMÁTICAS
Feira ‘O Ciclo do Pão’ - O evento contempla as inaugurações do Núcleo Museológico de S. Miguel do Pinheiro e da exposição de pintura de Francisco Colaço; lançamento do livro “S. Miguel do Pinheiro - A Vida e as Atividades Locais em Meados do Século XX”; atividades Ciclo do Pão “Da Moagem até à Prova do Pão” e atuação de vários grupos musicais/corais, entre muitas outras iniciativas.
Local: Mértola - S. Miguel do Pinheiro
Horário: Das 8h30 às 21h
Org.: União das Freguesias de S. Miguel do Pinheiro, S. Pedro de Sólis e S. Sebastião dos Carros, no âmbito do Projeto Freguesias a Sul, co-financiado pelo INALENTEJO
Mais informação T. (+351) 286485448 - Página Web: www.cm-mertola.pt

DIA 16 DE AGOSTO

CONFERÊNCIAS
Portugal & a Europa - Implicações Locais e Globais - São conferencistas o Embaixador João de Vallera, o Professor António Lamas e o Professor Constantino Sakellarides, destacando-se a participação de várias individualidades que, apresentando diversos painéis, irão debater fenómenos de localização e globalização e convidarão ao estudo e reflexão sobre os mesmos.
Local: Alvito - Centro Cultural
Horário: 09h30
Org.: EGA - Estudos Gerais de Alvito, com o apoio do Município de Alvito e CEDRU.
Obs.: Entrada livre sujeita a inscrição através do e-mail indicado.
Mais informação/Inscrições: E-mail: ega.alvito@gmail.com - Página Web: www.cm-alvito.pt

DIAS 21 E 28 DE AGOSTO

 CINEMA
Nove 5.as de Cinema no Museu - Os documentários ‘Lacrau’, de João Vladimiro (dia 21) e ‘Campo de Flamingos sem Flamingos’, de André Príncipe (dia 28) encerram a segunda edição de Nove 5.as de Cinema no Museu, que teve por objetivo promover o cinema de documentário, o debate e os encontros, num total de nove sessões.
Local: Évora - Museu de Évora
Org.: Parceria entre o FIKE, CINE CLUBE da Universidade de Évora, SOIR - Joaquim António de Aguiar e Direção Regional de Cultura do Alentejo - Museu de Évora.
Mais informação: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt

ATÉ 24 DE AGOSTO

EXPOSIÇÕES
|A-FÉ-TOS| - Fotografia de Carlos Inácio e Pedro Inácio - Exposição que reúne um conjunto de 30 fotografias, de Carlos Inácio e Pedro Inácio, obtidas em diversos países, cujo tema comum é o olhar sobre a arte sacra que nos rodeia.
Local: Flor da Rosa (Crato) - Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa
Org.: Parceria entre Direção Regional de Cultura do Alentejo e Câmara Municipal do Crato
Mais informação: T. (+351) 266 769 800- Página Web: www.cultura-alentejo.pt

DIA 25 DE AGOSTO

TEATRO
Sermão de Santo António aos Peixes - Nova produção de A BRUXA Teatro, desenvolvida a partir do conceito de itinerância comum a todos os sermões de Padre António Vieira. Este missionário, padre e professor do século XVII, conhecido pelo dom da oratória, desenvolveu um conjunto de reflexões, ainda hoje atuais, que pregava nas igrejas e pelo mundo, nas suas várias missões diplomáticas.
Local: Évora - Igreja do Salvador
Horário: 18h
Org.: Associ’Arte, no âmbito do programa Cenas ao Sul, co - financiado pelo INALENTEJO, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, ERT Alentejo e Direção Regional de Cultura do Alentejo
Mais informação: T. (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt


DE 28 A 30 DE AGOSTO

ENCONTROS 
XIII Palavras Andarilhas – Promovido desde 1999, o encontro Palavras Andarilhas é uma festa da Palavra - lida, escutada, contada - que de dois em dois anos se faz em Beja - a cidade dos Contos. O evento assume-se hoje como um grande momento de aprendizagem coletiva, em torno da promoção da leitura, da narração oral e da literatura.
Local: Beja - Jardim Municipal/Biblioteca Municipal José Saramago
Org.: Câmara Municipal de Beja - Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, em parceria com a Associação para a Defesa de Património de Beja
Mais informação/Inscrições: T. (+351) 284 311 900 - Página Web: http://palavrasandarilhas.wordpress.com

ATÉ 29 DE AGOSTO

CONCURSOS
IX Bienal Salão das Artes (Pintura.Escultura) - Encontra-se a decorrer até 29 de agosto, o prazo para entrega de trabalhos, acompanhados da respetiva ficha de inscrição, no âmbito da IX Bienal Salão das Artes. Esta iniciativa pretende promover a atividade artística e destina-se a artistas nacionais e estrangeiros. Os temas e técnicas de execução são livres. Deverá ser consultado o respetivo regulamento.
Local: Vidigueira
Org.: Câmara Municipal de Vidigueira, com o apoio da Junta de Freguesia de Vidigueira e com o patrocínio do Crédito Agrícola, do Jornal Correio da Manhã e Correio da Manhã TV.
Mais informação: T. (+351) 284 437 400 (Técnico Manuel Carvalho) - Página Web: www.cm-vidigueira.pt

ATÉ 30 DE AGOSTO

EXPOSIÇÕES
"Marcas do Território - Testemunhos do Património do Baixo Alentejo" - Exposição itinerante que mostra um bem cultural de cada uma das entidades que integram a Rede de Museus do Distrito de Beja, divulgando a riqueza e a diversidade do património cultural da região e os seus museus, expressando uma leitura cronológica da presença do Homem no território.
Local: Ferreira do Alentejo - Museu Municipal de Ferreira do Alentejo (sala de exposições temporárias)
Horário: De terça a sexta - feira das 10h às 13h e das 15h às 19h;
sábado e Domingo das 10h às 13h
Org.: Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo
Mais informação T. (+351) 284 738 7003 - Página Web: www.cm-ferreira-alentejo.pt

A DECORRER …

 EXPOSIÇÕES
Do Traço às Origens - Exposição de pintura de José Burgos, que poderá ser visitada até 5 de outubro de 2014.
Local: Barrancos - Posto de Turismo
Apoio: Câmara Municipal de Barrancos
Mais informação: T. 285 950 641 (Posto de Turismo de Barrancos) - Página Web: www.cm-barrancos.pt

“Caminhos de Arte” - Valorizar e divulgar o trabalho artístico realizado pelas alunas da Universidade Sénior do Torrão é o objetivo desta exposição que apresenta cerca de 100 trabalhos, realizados por 22 alunas, no âmbito da disciplina de Expressão Plástica, nos quais é possível apreciar técnicas de pintura variadas, como os vitrais, mosaicos e impressão, enquadrados em várias correntes artísticas. A exposição estará patente até 18 de outubro.
Local: Torrão - Museu Etográfico do Torrão
Horário: De segunda a sexta-feira e no 1º e 3º sábado de cada mês - 9h-13h/14h-17h.
Org.: Universidade Sénior do Torrão, Junta de Freguesia do Torrão - Museu Etnográfico do Torrão e Câmara Municipal de Alcácer do Sal.
Mais informação: T. 265 669 245 - Página Web: www.cm-alcacerdosal.pt

Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul | Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário