"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Com a participação do Vereador Eduardo Luciano Exposição “Ruas Primas” inaugurada na Casa de Burgos

Com a participação do Vereador Eduardo Luciano
Exposição “Ruas Primas” inaugurada na Casa de Burgos

A exposição “Ruas Primas” foi inaugurada no passado dia 1, na Casa de Burgos (Rua de Burgos nº 5), onde estará patente até 13 de setembro. Trata-se de uma mostra inserida no projeto-ensaio fotográfico sobre espaços urbanos, que inclui, para além desta exposição, também duas conferências a 1 e 13 de setembro sobre como se descobre e fotografa uma cidade. Faz também parte da programação do Cenas ao Sul, que visa a animação do património cultural durante os meses de Verão em Évora.

Esta exposição tem como curador o fotógrafo José Manuel Rodrigues e apresenta trabalhos dos fotógrafos António Carrapato; Luis Cutileiro; Manuel Ribeiro; Paulo Nuno Silva; Pedro Lobo; Rui Diogo Castela; e Telmo Rocha. São seus promotores a Associarte, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Câmara Municipal de Évora e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

A inauguração foi marcada pelas intervenções da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, Eduardo Luciano; e do Curador da exposição, José Manuel Rodrigues.

No referido ato, a Diretora Regional de Cultura deu as boas vindas a todos e fez uma breve apresentação desta mostra e sua inserção no programa Cenas ao Sul, agradecendo aos parceiros o trabalho realizado. “Para a Direção Regional de Cultura do Alentejo é uma honra e um gosto acolher aqui uma iniciativa do Cenas ao Sul e gostava de dar os parabéns ao coletivo de fotógrafos e ao comissário da exposição, o fotógrafo José Manuel Rodrigues, a quem quero agradecer especialmente e felicitar pelo nome feliz da exposição Ruas Primas”, considerou Ana Paula Amendoeira, apelando ao público para visitar a mostra.

Por seu turno, o Vereador da Cultura fez algumas considerações sobre a programação do Cenas ao Sul, onde se insere esta exposição que, explicou, é apenas o primeiro passo de algo que querem maior, estando já a trabalhar, no âmbito do concurso Europa Criativa recém-aberto, na programação cultural para 2015/2020, através do projeto Évora Imaterial Território de Encontros.

Agradecendo aos parceiros, aos trabalhadores da Câmara e aos agentes culturais por todo este trabalho conjunto, realçou a importância do Cenas ao Sul, concluindo que “o melhor dos sonhos é o esforço do coletivo, conseguindo nós fazer encolher os nossos umbigos à dimensão do umbigo maior que é o coletivo”, sendo que “ninguém pode sonhar por cada um de nós, mas acho que podemos sonhar todos juntos com uma Évora Cidade de Cultura a sério, como nós a queremos construir”.

O Curador José Manuel Rodrigues agradeceu o empenho e ajuda que tiveram por parte dos trabalhadores camarários na montagem da exposição e também da Direção Regional da Cultura, explicando que esta exposição é um ensaio sobre um projeto em que se dividiu a cidade de Évora em “fatias” e cada fotógrafo se encarregou de uma delas. A exposição vai estar associada, como é um laboratório, à passagem de filmes sobre outras cidades e planeiam ainda dinamizar uma noite de poesia com pessoas que tenham escrito sobre a cidade, que será organizada pela poetisa Margarida Morgado. Mencionou igualmente a colaboração de Paulo Barriga com um texto sobre Évora para a exposição e leu um texto que escreveu como ponto de partida sobre o projeto, tendo por base a cidade. A cerimónia contou ainda com um breve momento musical proporcionado pelo guitarrista eborense Domingos Galésio.

Sem comentários:

Enviar um comentário