"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

domingo, 10 de agosto de 2014

PALÁCIO DE MAFRA


PALÁCIO DE MAFRA
Esta maravilha barroca é um monumento à riqueza e extravagância do reinado de D. João V.
É um edifício construído em 1717, quando o rei parecia não saber o que fazer à fortuna nos cofres reais depois da descoberta de ouro no Brasil, nessa altura ainda uma colónia portuguesa.
A idéia era construir nos arredores de Lisboa um palácio colossal com um convento ainda mais grandioso que o Escorial de Madrid.
Depois de duas décadas e 45.000 trabalhadores, foi finalmente concluído, apresentando 880 salas e 300 aposentos para monges (a construção do monumento é contada em "Memoral do Convento", o clássico romance do Nobel José Saramago).
A cúpula é uma das maiores do mundo apesar de não o parecer, pois o seu tamanho é diminuído pela escala do resto do edifício.

Também extraordinários são os dois carrilhões da magnífica basilica, com 114 sinos (57 cada), considerados os maiores do mundo.

Junto ao palácio encontra-se a tapada real, a Tapada de Mafra, onde animais selvagens vivem em liberdade graças à paixão que o rei tinha pela caça.
Essa paixão também se verifica dentro do palácio, numa sala completamente decorada com peles de animais e candeeiros feitos de chifres.
Numa visita ao interior do monumento passa-se também pela impressionante biblioteca rococó com cerca de 40.000 livros, pelos apartamentos reais, e pela basílica coberta de mármore e os seus orgãos únicos no mundo.
(Encerra às terças-feiras)
COMO CHEGAR:
Autocarros "Mafrense" partem do Campo Grande junto ao Estádio Alvalade XXI para a Ericeira, passando por Mafra mesmo em frente ao palácio. A paragem da chegada fica a poucos metros da entrada do monumento, e a do regresso para Lisboa encontra-se do outro lado da estrada um pouco mais acima.
ENTRADA GRÁTIS COM O LISBOA CARD.

Sem comentários:

Enviar um comentário