"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

terça-feira, 24 de março de 2015

AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – MARÇO – 2.ª quinzena


Dia 16 de março

CONFERÊNCIAS
Cultura Política, Políticas de Cultura - O deputado Pedro Lynce, eleito pelo PSD, será o orador no âmbito do ciclo de conferências/debate sob o tema geral "Cultura Política, Políticas de Cultura", que tem por objetivo contribuir para uma maior centralidade política da dimensão cultural no Alentejo, e para o qual foram convidados os deputados eleitos pelos círculos eleitorais da região.
Local: Évora - Galeria da Casa de Burgos
Horário: 17h30 (horário atualizado)
Org.: Direção Regional de Cultura do Alentejo
Mais informação: T. (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt

De 19 a 28 de março

FESTIVAIS
12.º Portalegre JazzFest - O 12º Festival Internacional de Jazz de Portalegre regressa em dois fins-de-semana seguidos, apostando em atividades de cariz formativo e com uma programação que opta por apresentar diversas formações, constituídas por colaborações de músicos portugueses com músicos de outros países, nos domínios do jazz criativo.
Local: Portalegre - Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP)
Org.: Parceria entre o CAEP - Município de Portalegre e a editora Clean Feed.

Obs.: Oferta de CD’s na compra de entradas para o festival (1 CD por cada bilhete para o Grande Auditório e 4 CD’s pelo Passe para os 4 dias) 

Mais informação/programa: T. (+351) 245307498 - Página Web: http://caeportalegre.blogspot.pt/

Dia 21 de março

MÚSICA
Concerto pelo Coro Polifónico Eborae Musica e Orquestra de Cordas do Conservatório Regional Eborae Mvsica - O Coro Polifónico interpretará a Missa em Sol Maior, de Carlos Seixas (Kyrie e Gloria), acompanhado pela Orquestra de Cordas do Conservatório, contando com os cantores/solistas Sandra Medeiros, Armando Possante e Manuel Brás. Serão também apresentadas algumas peças da Escola de Musica da Sé de Évora.
Local:  Évora - Palácio D. Manuel
Horário: 21h30
Org.: Associação Musical/Conservatório Regional Eborae Musica, com o apoio da Câmara Municipal de Évora
Mais informação: T.: (+351) 266 746 750 - Página Web: http://eborae-musica.org/

De 23 a 26 de março

FORMAÇÃO
13.º Curso para Instrumentistas - Direcionada a jovens instrumentistas de sopro e percussão, a 13.ª edição do Curso para Instrumentistas tem como objetivos criar um ponto de encontro comum para o convívio e troca de experiências, e desenvolver a evolução técnica individual e de conjunto.
Local: Beja - Conservatório Regional do Baixo Alentejo (Praça da República, 45 - 46) / Teatro Municipal Pax Julia (concerto de encerramento dia 26)
Horário: Das 9h30 às 18h - Concerto de encerramento às 21h30
Org.: Conservatório Regional do Baixo Alentejo
Mais informação: T. (+351) 284 312 880 - E-mail: instrumentistas@crba.edu.pt - Página Web: www.crba.edu.pt

Dia 26 de março

EXPOSIÇÕES
Memórias de Conventos Femininos de Évora - Inauguração da exposição centrada em quatro conventos femininos, dos oito que existiam em Évora, em 1834, e que, na sequência da extinção das Ordens Religiosas, acabaram por ser demolidos, total ou parcialmente. Destes conventos - N.ª Sr.ª do Paraíso, Santa Mónica, Santa Catarina de Sena e Salvador do Mundo - guardam-se apenas memórias, espaços, peças de quotidiano ou alfaias litúrgicas…
Local: Évora - Igreja do Salvador
Horário: 18h (inauguração) - De terça a sexta - feira: 10h/12h30; 14h30/17h; sábado 11h/13h e 15h/17h, até 15 de maio


Org.: Direção Regional de Cultura do Alentejo e Cabido da Sé de Évora com o apoio do Museu de Évora, Câmara Municipal de Évora/Arquivo Fotográfico e grupo Pro-Évora
Mais informação: T. (+351) 266 769 450 - Página Web: www.cultura-alentejo.pt

Dia 27 de março

TEATRO
WAHIDA: Coração Costurado - Produzido pela Companhia Teatro do Mar, este espetáculo, físico e multidisciplinar, apresenta a história de uma mulher que atravessa o deserto sem se deter, puxando um imenso volume semelhante a uma carroça que, simbolicamente, carrega todo o seu passado. É aconselhado o acompanhamento e supervisão de menores de 16 anos.
Local: Sines - Centro de Artes de Sines
Horário: 22h
Org.: Câmara Municipal de Sines
Obs.: Entrada gratuita, mediante marcação no balcão do CAS. Espetáculo integrado nas Comemorações do Dia Mundial do Teatro e Quinzena da Juventude de Sines.
Mais informação: T. (+351) 269 860 080 - Página Web:          http://centrodeartesdesines.com.pt/

Dias 27, 28 e 29 de março

GASTRONOMIA
9º Congresso das Açordas - Evento que pretende valorizar e divulgar um dos pratos mais característico, rico e variado da gastronomia alentejana - a açorda - assumindo-se como um fórum de partilha e debate, sobre o património gastronómico da região. O programa contempla a Feira Gastronómica e de Produtos Regionais, exposições, concursos, não faltando o cante e o fado.
Local: Portel - Terminal Rodoviário
Org.: Câmara Municipal de Portel
Mais informação: T.: (+351) 266 619 030 - Página Web: www.cm-portel.pt/

Até 28 de março

EXPOSIÇÕES
DESCASCAR - Exposição de pintura de Jorge Leal, na qual o artista questiona o paradigma da pintura ter de ser obrigatoriamente colorida. Com um percurso académico exemplar, tendo passado pela FBAUL, ARCO e Universidade de Coimbra, a participação de Jorge Leal no mundo das artes vai desde exposições individuais e coletivas, residências artísticas e ateliers abertos entre outros.
Local: Ponte de Sor - Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
Org.: Parceria entre o Município de Ponte de Sor e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna
            Mais informação: T.: (+351) 242 292 070 - Página Web: www.cm-pontedesor.pt/
Exposição Coletiva de Escultura e Desenho - Exposição que apresenta um conjunto de obras de 11 jovens escultores, formados na Faculdade de Belas - Artes da universidade de Lisboa, numa abordagem à linguagem contemporânea sobre os materiais.
Local:   Aljustrel - Oficinas de Formação e Animação Cultural
Horário: De Terça a Sexta 10h -12h30 | 14h - 21h; Sábado 10h -12h30 | 14h -18h30 - Visitas guiadas à exposição à quarta-feira, mediante marcação prévia: das 9h30 às 12h30 - público escolar; das 14h30 às 16h30- público em geral.
Org.: Município de Aljustrel em colaboração com a Faculdade de Belas Artes / Universidade de Lisboa
Mais informação: T.: (+351) 284 600 070 Página Web: www.mun-aljustrel.pt

Dia 28 de março

DANÇA
“Muito Chão” de Benvindo Fonseca - Muito Chão", pela Companhia de Dança de Almada, encerra a trilogia de comemoração dos trinta anos de carreira do bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca. Dela fazem parte as peças "Edzer" (África), "Casa do Rio" (Portugal) e, por fim, “Muito Chão” (Índia).
         Local: Redondo - Auditório do Centro Cultural
Horário: 21h30
Org.: Câmara Municipal de Redondo
Bilhetes: 3 €
Mais informação: T.: (+351) 266 989 216 - Página Web: www.cm-redondo.pt

Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul | Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: www.cultura-alentejo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário