"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 9 de março de 2015

Flarmónica do Crato na TVI



Para surpresa de muitos (e até dos próprios elementos da Banda), a Filarmónica do Crato irrompeu pelos ecrãs da TVI na passada sexta-feira, 6 de março de 2015, no conhecido programa matinal “Você na TV”, apresentado por Manuel Luís Goucha e pela bela Cristina Ferreira. O convite apareceu de um dia para o outro e foi uma maratona de contactos e démarches para que a Banda se conseguisse apresentar em condições num programa televisivo. Mas o esforço e a união de muitos tornou este desiderato possível. Não nos esqueçamos que esta Banda, tal como a maioria das suas congéneres distritais, é composta por elementos muito jovens e não é fácil juntar os músicos para uma atuação em dia de semana. Com o apoio do município (presidente, vice-presidente e todos os vereadores eleitos), que prontamente cedeu o autocarro, lá foram as gentes de Crato até aos estúdios da Media Capital em Queluz. A receção foi muito boa e os jovens elementos da banda tiveram um dia muito diferente tendo ficado fascinados pela televisão e pela azáfama do direto. Os apresentadores e a produção foram excecionais. A banda apresentou-se com 40 elementos e mais alguns por cá ficaram retidos por testes escolares e empregos onde não foi possível dispensa, alguns universitários fizeram um forcing e conseguiram marcar presença. A atuação foi muito positiva e dignificou o Crato, o distrito de Portalegre e as bandas filarmónicas em geral, que merecem uma voz mais ativa na comunicação social – as rádios podiam apostar em entrevistas e programas diretos, os jornais poderiam entrevistar os responsáveis das bandas e as televisões têm muito por onde pegar.
Foi uma jornada difícil (a maioria levantou-se às 3 da manhã) mas muito enriquecedora. A Filarmónica do Crato, ou melhor, a sua direção, ofereceu o almoço à comitiva num pequeno restaurante do Porto Alto e o convívio entre todos foi muito enriquecedor.
 A Filarmónica do Crato orgulha-se de já ter atuado para todas as estações de televisão. Desde logo, no longínquo ano de 1983 deslocou-se ao Porto para participar num concurso de bandas em direto que era apresentado pelo saudoso Fernando Pessa. Em 2004 foi a vez de participar no SIC 10 horas (curiosamente apenas 5 músicos dos atuais participaram neste programa, a banda já se renovou desde aí). O ano de 2005 trouxe outra experiência diferente: a participação num filme de João Botelho – “O Fatalista”, rodado em Flor da Rosa, onde a banda atuava nas filmagens de um funeral. Em 2009, 2012 e2013, a Filarmónica do Crato atuou no programa da RTP1 “Verão Total” gravado em direto no Crato.

Sem comentários:

Enviar um comentário