"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

sexta-feira, 26 de junho de 2015

29 de junho – Dia de S. Pedro Comemoração do Dia do Município de Évora

O Dia do Município de Évora assinala-se no próximo dia 29 de junho, segunda-feira, dia de S. Pedro e Feriado Municipal, com um programa preparado pela Câmara Municipal de Évora que tem como ponto alto a sessão comemorativa dos 40 anos da Descentralização Cultural, a acontecer no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, às 11 horas.

O programa começa às 9 horas, altura em que será hasteada a Bandeira do Município nos Paços do Concelho, na presença da Fanfarra dos Bombeiros, seguindo-se às 10 horas o descerramento da placa toponímica no Largo Maria Auxiliadora, junto à Igreja do Colégio dos Salesianos de Évora, momento acompanhado por um apontamento de animação cultural pelos alunos do Colégio dos Salesianos.

A sessão comemorativa dos 40 anos da descentralização cultural, no Teatro Garcia de Resende, contará com a presença e intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá; do Diretor do CENDREV-Centro Dramático de Évora, José Russo; e do poeta, dramaturgo e romancista Abel das Neves, que conta com vasta obra em Portugal e muitas colaborações no estrangeiro na área do teatro.

Recorde-se que a Descentralização Cultural foi um processo desencadeado no pós revolução de Abril de 1974, materializando-se em Évora com a criação do Centro Cultural de Évora, em 11 de janeiro de 1975, e que em 1990 se transformou no CENDREV-Centro Dramático de Évora. A descentralização foi um dos “motores” mais relevantes da democracia cultural, pilar do desenvolvimento do interior do país, pela democratização do acesso à Cultura e pelo exercício efetivo dos direitos à criação e fruição culturais, expressos na Constituição de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário