"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Évora Património Mundial Unesco


Evora Patrimonio Mundial Unesco
Évora é Património Mundial Unesco desde 1986. A razão principal para esta distinção é o facto de Évora ser o melhor exemplo de uma cidade da época áurea de Portugal depois da destruição de Lisboa no terramoto de 1755.
Sempre que ando pelo centro histórico, apercebo-me de detalhes em que ainda não tinha reparado ao longo de quase quarenta anos a viver na cidade. Fique atento ao que está à sua volta, sem esquecer os pormenores. Assim, é fácil compreender a razão pela qual Évora é património mundial.

E, por falar em mundo, os visitantes do Brasil (ou quem já esteve em algumas regiões brasileiras) vão encontrar semelhanças óbvias entre a arquitetura de Évora e a de cidades como Salvador da Bahia. Um pouco do Alentejo na América do Sul.
Évora, cidade-museu património mundial Unesco


Evora Patrimonio Mundial Unesco
Templo Romano de Évora
Considerada uma cidade-museu, Évora manteve até hoje o seu charme tradicional em todo o centro histórico, dentro das muralhas em estilo Vauban construídas no século XVII seguindo o desenho do engenheiro francês Nicolas de Langres.

Evora Patrimonio Mundial Unesco
Templo Romano de Évora

Mas a História de Évora é muito mais antiga. Aliás, já na pré-história havia povoados na região, como é fácil comprovar seguindo o Circuito Megalítico de Évora.
Bem mais tarde, há vinte séculos atrás, os Celtas dominavam a região e, pensa-se, uma das suas tribos, os Eburones (de Eburos, a palavra celta para teixo, uma espécie de árvore), terão estado na origem do nome Évora.

Durante o importante domínio Romano, Évora veio a chamar-se Liberalitas Julia. É desta altura o monumento mais conhecido da cidade, o Templo Romano, construído num dos pontos mais altos de Évora.

Evora Patrimonio Mundial Unesco
Igreja do Carmo
Outros povos importantes na construção do património de Évora foram os Visigodos, que fizeram alterações à muralha defensiva, mas também os Mouros. Estes últimos também melhoraram as defesas, acrescentando portões fortificados e mesmo um kasbah.

Para além destes vestígios arquitetónicos, os Mouros marcam presença ainda hoje em alguns nomes de ruas da Mouraria, no centro histórico. Os nomes sobreviveram mesmo à reconquista Cristã.

Outra das marcas do passado que fazem de Évora património mundial Unesco é a Catedral, o mais conhecido edifício do período medieval. A sua construção foi iniciada em 1186 e terminada nos séculos XIII-XIV.
Mas, apesar da riqueza do passado que descrevi até agora, a verdadeira Época Dourada de Évora só começou no século XV, quando os reis portugueses cá começaram a viver grande parte do tempo. Foi nesta altura que se construíram imensos conventos e palácios reais em Évora como são exemplo o Convento de Santa Clara, o Convento de São Francisco e o Convento dos Lóios.
Evora Patrimonio Mundial Unesco
Claustros da Universidade de Évora
Estes edifícios, feitos de raíz ou por cima de antigas construções, têm em comum o bem português estilo Manuelino. Este mesmo estilo viria também a ser utilizado para outras construções já no século XVI: Palácio dos Condes de Basto; Igreja dos Cavaleiros de Calatrava; Conventos do Carmo, da Graça, de Santo Antão, de Santa Helena do Monte Calvário,…

Na verdade, o século XVI foi muito importante para Portugal e para Évora. O Aqueduto da Água da Prata foi construído em 1537 por Francisco de Arruda. Também surgiram muitas das fontes que ainda hoje existem, sendo a da Praça do Giraldo a mais conhecida. Para além disso, a nível intelectual e religioso, Évora passou a ter uma influência ainda maior no país.

Evora Patrimonio Mundial Unesco
Claustros da Universidade de Évora

Enquanto que no norte de Portugal a Universidade de Coimbra desempenhava um papel fundamental, no sul, esse papel pertencia à Universidade do Espírito Santo de Évora, onde os Jesuítas ensinaram a partir de 1553. Já no século XVIII, em 1759, o Marquês de Pombal foi determinante para o início do rápido declínio de Évora, ao expulsar a Companhia de Jesus do país.
Todos os monumentos e circunstâncias até agora referidos foram muito importantes para a classificação de Évora como património mundial pela Unesco. Mas não podemos esquecer também algumas belas casas patrícias importantes como a Casa Cordovil e a casa de Garcia de Resende.

No entanto, o que faz de Évora uma cidade verdadeiramente fascinante e invulgar é o conjunto de pequenas casas de todo o centro histórico, essencialmente construídas entre os séculos XVI e XVIII. Pintadas de branco (para refletir os quentes raios solares do Alentejo) e com coberturas de telhas vermelhas ou terraços, estas casas merecem um passeio demorado pelas estreitas ruas medievais.

É a percorrer demoradamente as ruas que se descobre a verdadeira Évora, em busca de detalhes de ferro ou azulejos, a andar a pé nas estreitas ruas de pedras irregulares, à sombra.

Não é só nas planícies… A tranquilidade do Alentejo também mora aqui.

Gostou desta página sobre Évora e o Alentejo? Partilhe-a com os seus amigos!

Outros artigos no VisitEvora

Sem comentários:

Enviar um comentário