"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PORTALEGRE: Apresentação de "Canto Matinal" de António Murteira

Num gesto de apoio à cultura as Edições Colibri e o Teatro do Convento convidam-vos a participar na apresentação de Canto Matinal | de Évora ao Cairo, o novo livro do escritor alentejano António Murteira, com a chancela das Edições Colibri
 Portalegre | Teatro do Convento
30 de janeiro | sábado |16 horas
Com a participação do autor
 Apresentação de Diogo Júlio Serra - Licenciado em Animação Educativa e Sociocultural  - Dirigente Sindical
 Participação de Fernando Mão de Ferro - Editor
 Leitura: Susana Teixeira - Diretora do Teatro do Convento
Vera Barroqueiro - Atriz
Canto Matinal de Évora ao Cairo - Sinopse
O livro está organizado em quatro episódios, ficcionados a partir de acontecimentos ocorridos na cidade de Évora e no Alentejo, os quais, através do narrador e dos personagens, espelham algumas das mais prementes interrogações e sentimentos dos humanos no mundo contemporâneo: A estória de Violante e Pedro Páramo; Canto Matinal; Conversa numa esplanada do Cairo; A última carta de amor.
Os personagens de Canto Matinal - Violante, Pedro Páramo, João Rufino, o Velho, o Magricela, Ibn al Ândaluz, maria L., Hânelá e, até, Jonas, o cão - apreendem e evidenciam o essencial: em cada época histórica, os desafios são sempre novos e complexos. E os sonhos também.
Sobre o autor
António Murteira nasceu na aldeia de S. Mancos (Alentejo | Portugal). Vive em Évora, cidade Património da Humanidade.
Político (1971-1995). Engenheiro Técnico Agrário. Periodista free-lancer. Diretor executivo da Revista Alentejo. Escritor.
Tem viajado e vivido em África, na Europa e noutros lugares, em cidades como Luanda, Huambo, Bissau, Maputo, Moscovo, Paris, Havana, Lisboa ou Beja, Portalegre e Santiago do Cacém.
Esteve na Guerra Colonial, em Moçambique, como oficial miliciano, na Força Aérea Portuguesa. Foi membro do Comité Central do Partido Comunista Português. Participou na Revolução de Abril e na Reforma Agrária. Foi eleito na Assembleia Municipal de Évora e Deputado à Assembleia da República.
Tem publicados os livros:
Azul e Branco e Ocre (1998), apresentado, em Lisboa, por Álvaro Cunhal; Dias Felizes (2000); adeus, azules (2002); Uma Revolução na Revolução | Reforma Agrária no Sul de Portugal (2004), pela Editora Campo das Letras (Porto); e os livros A PAC e o futuro do Alentejo (dir. e texto, 2003); Até Amanhã | em Laetoli no Alentejo numa Lua (2010); Comeres com Poemas | Para Viver um Grande Amor (2012); Cultura a Sul | Alentejo (coletânea com diversos convidados, 2013), Canto Matinal | de Évora ao Cairo (2015), pelas Edições Colibri (Lisboa).

Sem comentários:

Enviar um comentário