"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Lenda de Nª Sª da Enxara
Reza a lenda deNossa Senhora da Enxara que, certo dia, uma mulher estava a lavar roupa no rio, tendo por única companhia a sua filha que brincava.
A criança, depois de se ter afastado da mãe para brincar, regressou pouco depois trazendo um brinco de ouro, e afirmando que o mesmo lhe tinha sido oferecido por uma senhora muito bonita.
Rapidamente a mãe quis saber onde estava a tal senhora, e quando chegaram ao local onde a menina diz ter encontrado a senhora, viram uma imagem de Nossa Senhora sobre uma pedra redonda (que hoje se encontra no Santuário).
A população, ao ter conhecimento do sucedido, decidiu construir uma capela a meio do caminho. No entanto, todas as manhãs a imagem da Senhora desaparecia para logo ser encontrada no local original. Consciente de qual era a vontade da Senhora, a população decidiu construir um Santuário, no local onde a imagem tinha sido encontrada, para guardarem e homenagearem a imagem de Nossa Senhora da Enxara.
Diz-se, também que, quando não havia água nem chovia em Campo Maior, se realizava uma procissão, durante a qual os habitantes locais deitavam a pedra ao rio, para que Nossa Senhora fizesse chover. Quando tal acontecia, procediam então ao ritual inverso: retiravam a pedra do rio, iam colocá-la de novo na Capela e sobre ela recolocavam a imagem de Nossa Senhora.

Romaria de Nossa Senhora da Enxara
Na vasta região do Alentejo, em pleno concelho de Campo Maior e próximo da freguesia de Ouguela, está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Enxara, famoso pelas festividades características que se realizam em cada Semana Santa. Todos os anos, na Quinta-Feira Santa, a imagem de Nossa Senhora da Enxara é transportada em solene procissão desde a Igreja da Ouguela até ao Santuário, situado a alguns quilómetros de distância, regressando ao local habitual na Segunda-feira a seguir à Páscoa.
No fim-de-semana da Páscoa (entre Sexta-Feira Santa e Segunda-Feira), o Santuário de Nossa Senhora da Enxara, ao qual está ligado uma antiga lenda, enche-se de visitantes e curiosos, mas principalmente de fiéis que celebram a sua fé através da devoção Mariana.
A Festa consiste, essencialmente, numa missa e procissão campal, tourada e outros divertimentos (carrosséis, barracas de comeres, baile, etc.).

Sem comentários:

Enviar um comentário