"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

São Vicente do Pigeiro. "Carregado de História e Tradição"



Praça Vendinha
Gurita

S.Vicente,seu patrono
Igreja do Pigeiro
foto: jose farinha
foto:jose farinha


Igreja de S. Vicente do Pigeiro - Vendinha - Évora. De cara lavada esta bonita igreja. Situada no alto de uma colina, paredes meias com vastos vinhedos dispôe em seu redor de bancos de jardim, arvores,flores e até sanitários públicos. É assim a nova vaga, à que modernizar para se tornar mais atractivo.

A Freguesia de São Vicente do Pigeiro (Vendinha) pertence ao Concelho e Distrito de Évora. Tem uma área de 84,77 km² e cerca de 400 habitantes. Durante o Verão damos continuidade às várias actividades, tendo como principal evento as festas dedicadas aos Santos Padroeiros da aldeia, Nossa Senhora da Luz e São Vicente do Pigeiro.
A freguesia tem as principais actividades económicas na Agricultura, Vinicultura, Pecuária, Panificação e Comércio e Serviços.
Como é cultura nesta região a gastronomia é bastante vasta, mas como principais pratos regionais temos a Sopa da Panela, Açorda d'Alho, Açorda de Tomate, Migas de Carne, Pé de Porco, Ensopado de Borrego, Borrego Assado, Caldo de Galinha, Chouriço fumado, Leitão Assado, Feijoada e Cozido à Portuguesa.
A Vendinha sendo uma aldeia ainda em fase de crescimento, oferece aos visitantes a possibilidade de verem a Igreja Matriz do séc. XVI; a Capela da Vendinha; a Capela de Nossa Senhora da Piedade – Monte da Abegoaria do séc. XVIII considerado monumento nacional; Montes Claros, que pertenceu à Companhia de Jesus; Dois Cruzeiros; os Lavadouros Públicos; o Palácio dos Coguminhos; e a Anta do Viseu.
Para além dos edifícios, temos paisagens lindas que podem deliciar qualquer amante da natureza
.


Sem comentários:

Enviar um comentário