"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

EVORAMONTE:"HÁ SEGREDOS QUE FICARAM GUARDADOS PARA SEMPRE ENTRE AS PAREDES DO SEU CASTELO"


Planta brilhando, iluminada pelo Sol. Pertence a um jardim de vasos junto à frontaria de uma casa em Évoramonte.
Evoramonte
De regresso da região de Lisboa, visitei Evoramonte numa manhã de Novembro. Alcandorada no cimo do monte, rodeada de muralhas, a Vila Velha conta apenas 20 habitantes, segundo informação de um folheto editado pela Junta de Freguesia.
Já foi concelho, mas agora é apenas uma freguesia do concelho de Estremoz. Fazia parte dos domínios do Duque de Bragança.
A Vila Velha, cingida pelas muralhas em forma de triângulo, onde se abrem cinco portas, é constituída por três ruas principais e que se desenvolvem longitudinalmente entre as Portas do Sol e a do Freixo: a Rua da Carreira, a Sul, a Rua de Santa Maria, ocupando uma posição central, e a Rua da Misericórdia, virada a Norte.

Evoramonte, vista a partir da Torre-Paço. A Rua de Santa Maria ocupa a posição central na Vila e desemboca no largo limitado a Oeste pela parte lateral da Igreja Matriz de Santa Maria.

A extremidade da rua que confronta com a parte da foto anterior, ou seja, virada a Norte, vendo-se, ao fundo, a Torre-Paço. De notar o afloramento de xisto na base da frontaria da casa em primeiro plano. Suponho que as paredes serão de adobe e foram erguidas a partir do afloramento rochoso. Também se distingue uma casa com porta gótica.
O lado virado a Sul do outro extremo da rua.
A Rua de Santa Maria é a principal da vila de Evoramonte. Constituída por casas térreas, com as suas grandes chaminés, mas também por algumas casas com primeiro andar.
Vista da rua de Leste para Oeste.

Entrada das traseiras de uma casa. A cor do xisto contrasta com a parte que foi caiada. Os poiais, também imaculadamente pintados de branco, parecem não servirem mais para os moradores descansarem e apanharem o fresco nas noites de Verão. Agora servem de apoio aos vasos de plantas.
Casas da Rua da Carreira, vendo-se ao fundo, a torre da casa da câmara e, atrás desta, a Torre-Paço.
Igreja da Misericórdia

"Neste pequenino e gracioso templo, construído em data incerta do séc. XVI, existe na nave uma curiosa série de painéis de azulejos do séc. XVIII, sobre as Obras de Misericórdia Espirituais e Temporais. O presbitério é totalmente forrado, incluindo a cobertura, com azulejos do mesmo ciclo, representando temas da Vida Mariana, o Casamento de Ester e a Decapitação de Holofernes. Anexo a este edifício, existe o antigo Hospital da Misericórida, cujo Compromisso da Confraria da Nª. Sra. da Visitação, foi impresso em 1516." (do folheto editado pela Junta de Frequesia de Evoramonte).
Claro que não pude ver nada disto porque a igreja estava fechada, apesar de ter visitado a vila num domingo de manhã.

Casas e a presença constante da Torre-Paço.
Casa com porta gótica e cantaria de granito.
Os dois bocais exteriores, pintados de branco, seguindo-se a rampa de entrada para o interior da cisterna, inacessível por ter a porta fechada.
Ao fundo, a Igreja da Misericórdia e, à esquerda, as torres onde se abre a Porta de S. Sebastião.

O antigo edfício dos Paços do Concelho, visto da Torre-Paço. Tem, na fachada a data de 1787 e, por cima, um brasão com as armas do reino. É impressionante a dimensão da Torre do Relógio. No edifício funciona o serviço de turismo, onde é possível obter informação sobre a vila.
A condição de sede de concelho determinou a existência de uma casa destinada às funções municipais, incluindo também a cadeia.
Este arco estabelece a ligação entre a Rua da Carreira e a Rua de Santa Maria. À direita, a base da Torre do Relógio.

Entrada e torre sineira, vista do lado oposto ao da foto anterior.
A igreja vista da Porta do Freixo.
Outra porta gótica, um pouco mais larga que a anterior, e com a cantaria trabalhada.
A porta gótica mais estranha que já vi. Estreita e dissimétrica, com a cantaria em granito.
Muralhas e roupa no estendal.
Porta do Freixo
Porta do Sol
A sala do 3º piso. Note-se a diferente decoração das colunas dos três pisos e a beleza das abóbadas.
A sala do 2º piso
Um aspecto da sala do piso térreo.
A Torre/Paço Ducal, evidencia-se no ponto mais alto da elevação onde se situa a vila de Evoramonte.
Evoramonte. No terraço da Torre
O terraço da Torre, com os seus muros preparados para a defesa, e a estrutura circular que cobre a escada de caracol, encimada por um marco geodésico.
Évoramonte, 31 de Janeiro de 2009
Lindo e alto este castelo que quase se pode dizer se agiganta na
planície sobre um monte providencial, monte esta já habitado há mais de 40 mil anos pelos povos primitivos.
Foto do interior do seu castelo
Evoramonte, Castelo da paz.









Évora Monte é uma freguesia portuguesa do concelho de Estremoz, com 99,42 km² de área e 724 habitantes (2001). Densidade: 7,3 h/km². Tem o nome alternativo de Santa Maria.
Fez parte do património da Casa de Bragança, tendo sido sede de concelho até ao século XIX. Teve foral em 1248. Em 1801 tinha 2 661 habitantes e 227 km². Era constituído por 5 freguesias: Évora Monte, São Pedro (Évora Monte), São Bento do Mato, Freixo e Vidigão. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foi-lhe anexada a freguesia de Santa Justa.Em 1849 tinha 3 030 habitantes e 270 km².
Aqui se assinou, em 26 de Maio de 1834 a Convenção de Évora Monte, que pôs termo à guerra civil de 1832-34 travada entre absolutistas e liberais.

http://castelosdeportugal.no.sapo.pt/evoramonte.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário