"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

VENDINHA "O ALENTEJO NÃO ACABA AQUI"

vista panoramica

caçadores exibindo troféus
muitas vezes até não caçam
paisagens
Anta do Viseu
Lavadouros Públicos
Capela de Nossa Senhora da Piedade
Capela da Vendinha
Igreja Matriz do séc. XVI
Escola local

HISTÓRIA:Vendinha fica perto do rio Degebe, entre dois outeiros, na planície alentejana. Vendinha pertence à freguesia de S. Vicente do Pigeiro que, por sua vez, pertence ao concelho e ao distrito de Évora . Em 1896, S. Vicente do Pigeiro estava anexada à freguesia e concelho de Reguengos de Monsaraz, porém, a 17 de Outubro do mesmo ano, passou para o concelho de Évora, já como freguesia independente. Vendinha é a localidade sede de freguesia. Do seu património cultural destacam-se a igreja Matriz e a capela da Vendinha, dois cruzeiros, antas e o Palácio dos Cogominhos.

A Vendinha sendo uma aldeia ainda em fase de crescimento, oferece aos visitantes a possibilidade de verem a Igreja Matriz do séc. XVI; a Capela da Vendinha; a Capela de Nossa Senhora da Piedade – Monte da Abegoaria do séc. XVIII considerado monumento nacional; Montes Claros, que pertenceu à Companhia de Jesus; Dois Cruzeiros; os Lavadouros Públicos; o Palácio dos Coguminhos; e a Anta do Viseu.
Para além dos edifícios, temos paisagens lindas que podem deliciar qualquer amante da natureza.

1 comentário:

  1. ja era hora que alguem se lembra-se da vendinha e a podesse meter en internet , de um vendinhense emigrante no estrangeiro .
    Obrigado e parabens por as fotos

    ResponderEliminar