"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 8 de abril de 2009

ALCÁÇOVAS " NÃO É SÓ TERRA DE CHOCALHOS"

Capela das Conchas - Alcaçovas

Vila alentejana- Alcaçovas
Alcaçovas Alentejo Portugal
Palácio Fragoso Alcaçovas Alentejo Portugal
Igreja Matriz Alcaçovas Alentejo Portugall
Meio dia em Alcaçovas
Alcáçovas, Igreja matriz de Alcáçovas.

Quando visito uma povoação, a primeira referência Que procuro é a igreja ou o castelo porque é partir deles que, geralmente, se desenvolve o núcleo mais antigo. Também o estilo da igreja nos revela a importância que a terra tem ou já teve em qualquer momento da sua história.
A igreja matriz de S. Salvador de Alcáçovas, reconstruída no século XVI, de arquitectura renascentista, revela que a actual sede de freguesia do concelho de Viana do Alentejo, foi em tempos uma povoação importante. Efectivamente, foi sede de concelho e alguns dos seus edifícios lembram-nos que serviu de residência a gente importante e, além disso, nela ocorrerram factos importantes da História de Portugal.

Onde há uma flor à um sorriso..Onde há um sorriso está um alentejano..
Casa azul. Alcáçovas
As praças funcionam como local de encontro e, nestes dias ainda frios de Primavera, servem para os mais velhos apanharem um pouco de Sol.
Na Praça da República de Alcáçovas sobressai esta casa abundantemente decorada a azul.

Paço dos Henriques. Alcáçovas




Estando na Praça da República, tem-se uma primeira visualização do Paço dos Henriques de Transtâmara. A foto foi tirada da Rua do Paço e pode adivinhar-se de degração do edifício.


Vista para a praça. Alcáçovas

Vila do concelho de Viana do Alentejo no distrito de Évora com cerca de 2000 habitantes. Alcáçovas é uma antiga vila, repovoada e com foral desde 1259 e elevada a vila em 1271. Uma vila com história de passagens senhoriais. Em 1920, encontrava-se no seu esplendor com perto de seis mil habitantes e um desenvolvimento agrícola/industrial considerável, onde já se destacavam os chocalhos, a cortiça e o azeite.
A vila tornou-se famosa não só pelo património histórico como pelo fabrico dos chocalhos. Os chocalhos são fabricados desde o século XVIII, mantendo-se nas mesmas famílias, passando os segredos de geração em geração. Actualmente, mantém-se o processo de fabrico artesanal, mas em menor número. Destacamos uma das oficinas pelo empenho em continuar a actividade Os Chocalhos Pardalinho de Guilherme e José Maia e de Francisco Cardoso.
Em todas as povoações alentejanas tentam manter viva a chama da tradição através das feiras, festas e romarias populares. Alcáçovas não é diferente, e realiza a "Feira do Chocalho" em Julho, a Festa de N.ª Sr.ª da Esperança, a Festa de São Geraldo em Agosto, e ainda uma Mostra de Doçaria em ascensão que se realiza no mês de Novembro. Uma oportunidade única para descobrir novos sabores e sons em Alcáçovas.a Rua do Paço, encontra-se uma estrutura verdadeiramente extraordinária: a Capela de Nossa Senhora do Carmo ou das Conchas que tinha as funções de jardim do Paço. Nela se encontram-se painéis figurativos e geométricos polícromos, feitos com conchas. O muro que se vê é o limite da capela em relação à Praça da República e está decorado com pilaretes revestidos de azulejos.
Apesar das condições não serem as mais adequadas para registos fotográficos (considerando também as minhas limitações...), reproduzo duas fotos dos painéis de conchas que estão a precisar de urgente cuidado de restauro e de protecção.
Fonte: Entre Tejo e Odiana

2 comentários:

  1. boa noite,
    não tinha conhecimento de tal edificio no nosso pais, realmente somos pobres de espirito por nao valorizar o que temos. espero que nao leve a mal que copie as suas imagens, porque depois de muita pesquisa foram as melhores que encontrei para poder publicar uma critica no meu blog, dadas as ultimas noticias graves relativas à vida deste edifico.
    continue...pela nossa história
    cump

    ResponderEliminar
  2. Esta capela é apaixonante. Gostaria de saber mais detalhes sobre ela.
    Meu contato: zeilamariamachado@gmail.com
    Aguardo resposta.
    Abraços,

    Zeila

    ResponderEliminar