"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A FORMIGA (04-07-1915) / JORNAL EBORENSE




Publicação semanal que tinha por lema: «Pela Verdade! Pela Liberdade! - Pela Pátria! Pela República!». Iniciou em o Domingo, 14 de Março de 1915 e terminou com o nº43 de 13 de Fevereiro de 1916.

De acordo com o editorial do 1º número a Formiga assumia-se como um jornal repúblicano humorístico e de combate político. Sem filiação partidária, promete «(.) que a pancadaria irá a quem tiver de tocar», isto é, as criticas atingiriam todos os partidos por igual. O título da publicação tinha um carácter satírico, a formiga era «(.)o negro papão que os meninos turbulentos da política portugueza vêem sempre em cima dos seus telhados de vidro(.)».
Destacam-se neste número os artigos sobre o golpe que destituiu o governo do General Pimenta de Castro que, como independente, havia sido escolhido pelo Presidente Manuel de Arriaga para Presidente do Ministério (Primeiro Ministro), tendo governado sem o parlamento, onde o Partido Republicano, liderado por Afonso Costa tinha a maioria. O seu governo, que tinha o apoio do Partido Republicano Evolucionista e da União Republicana, e também de facções militares conservadoras, ficou no poder de 28 de Janeiro a 14 de Maio de 1915, tendo sido destituido por um movimento militar que causou também a demissão do Presidente Manuel de Arriaga.
Inclui a rubrica "De Raspão", pequenas notícias de caracter politico-satírico.
Para melhor leitura deste periódico aconselhamos a sua visualização em página única com resolução máxima ou em formato PDF, uma vez que as dimensões das páginas do original digitalizado não são compatíveis com as dimensões de um monitor de PC o que resulta numa diminuição do tamanho da letra.)









Sem comentários:

Enviar um comentário