"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O ALEMTEJO (01-04-1915) / JORNAL EBORENSE



Publicação semanal órgão da União Republicana, era propriedade da «Empreza de O Alentejo», tendo iniciado em 7 de Maio de 1914 e suspendeu ao nº54 de 13 de Maio de 1915. Ornado por um cabeçalho ilustrado, da autoria A. Campos, tem por fundo o Aqueduto da Água da Prata e um aspecto da labuta nas eiras, com a respectiva debulhadora e demais pertences, no primeiro plano, um trabalhador empunhando uma forquilha de 3 dentes sobrepondo-se à letra O.

De acordo com o editorial do 1º número os objectivos desta publicação eram: «defender os interesses da província alemtejana e ao mesmo tempo a politica da União Republicana por ser a que (.) melhor serve o paiz e a nossa província em especial». Assume-se assim como um jornal simultaneamente regionalista e político, estando aberto «para tudo quanto interesse a este tão rico, mas malfadado Alemtejo» e comprometido em fazer uma «politica de princípios e de ideias» que embora defendendo os ideias da União Republicana procurará ser "imparcial" com demais partidos.
O artigo de primeira página é dedicado à queda do Governo por não ter sido possìvel criar uma coligação estável entre os três partidos presentes no governo. Este número inclui as rubricas "Ecos", crónica local e nacional, "Sociedade", crónica social, "Casos Policiais", crónica de eventos registados pela policia, "Pela provincia", pequenas notícias de âmbito regional, "Espectáculos e Diversões", agenda cultural, e "A Guerra" com as últimas noticias da I Guerra Mundial.
(Para melhor leitura deste periódico aconselhamos a sua visualização em página única com resolução máxima ou em formato PDF, uma vez que as dimensões das páginas do original digitalizado não são compatíveis com as dimensões de um monitor de PC o que resulta numa diminuição do tamanho da letra.)

Sem comentários:

Enviar um comentário