"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

terça-feira, 1 de junho de 2010

AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO / JUNHO 2010



MINISTÉRIO DA CULTURA
DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO
JUNHO 2010
DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Arronches
TEATRO
O Vento nas Palavras – Espectáculo para a infância, pelo Teatro d’O Semeador, que baseado em poesia de autores portugueses, pretende divulgar e estimular nos mais novos o gosto pela poesia e pela leitura. Este espectáculo integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 6 de Junho – 17h30
Local: Auditório Municipal de Arronches
Org.: Direcção Regional da Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Arronches
Informações: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho de Avis
TEATRO
Um Esdadigrário no Armário – Pela companhia Arte Pública. Este espectáculo, que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul, retoma, na tradição do Teatro Musical para Crianças que já fazem parte do historial da Arte Pública, os temas da solidariedade, do humanismo e da relação com a Natureza, relacionadas com o humor, a criatividade na resolução de problemas e o optimismo. O argumento insere-se na linha dos contos de tradição popular que aliam personagens idosas a elementos sobrenaturais, diferentes ou estranhos à compreensão humana – como Pinóquio ou O Sapateiro e os Duendes.
Dia(s)/Horário: 18 de Junho – 11h00
Local: Auditório Municipal de Avis
Org.: Direcção Regional da Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Avis
Informações: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho do Crato
Música
Concerto de Música Antiga – Concerto pelo Grupo Vocal Trítono, que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 20 de Junho – 17h00
Local: Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa
Org.: Direcção Regional da Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal do Crato
Informações: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho de Marvão
CONFERÊNCIAS
I Ciclo de Conferências – Cultura a Sul (8.ª Sessão) – Promovido pelo CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora), no âmbito do seu programa de investigação centrado na compreensão das dinâmicas histórico-culturais do Sul de Portugal e na sua inserção europeia, realizada em parceria com municípios e outras instituições sedeadas no Alentejo. Cada sessão tem lugar numa localidade diferente e os temas apresentados são referentes ao concelho ou região onde esta se insere.
Dia(s)/Horário: 29 de Junho – 16h00
Local: Auditório da Câmara Velha de Marvão
Org.: CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora)
Informações/Programa: T.: (+351) 266 706 581 - F.: (+351) 266 744 677 - E-mail: cidehus@uevora.pt - Página Web: http://www.cidehus.uevora.pt/
Concelho de Monforte
ETNOGRAFIA E FOLCLORE
Encontro de Etnografia e Folclore – O programa deste encontro, contempla representações de actividades, associadas ao campo, com a participação dos Ranchos Folclóricos de Arronches, da Boa Vista, de Castelo de Vide e de Fortios, bem como, momentos musicais/etnográficos dos referidos ranchos.
Dia(s)/Horário: 5 de Junho – 15h00
Local: Praça da República - Monforte
Org: INATEL Cultura – Agência de Portalegre, em parceria com a Câmara Municipal de Monforte
Informações/Programa: T.: (+351) 245 337 016/017/018 - F.: (+351) 245 207 569 – Página Web: www.inatel.pt/http://www.cm-monforte.pt/
Concelho de Ponte de Sor
EXPOSIÇÕES |
Pinocchi – Exposição de pintura de Giorgio Dal Canto, artista natural de Pontedera, na Toscana, onde nasceu em 1934, e onde vive e trabalha. Realizou a sua primeira exposição em 1975, recebendo de imediato o reconhecimento do público e da crítica. Ganhou bastantes prémios e as suas obras encontram-se em colecções públicas e privadas. Realizou os postais oficiais para as comemorações do centenário do Pinóquio. As obras deste pintor caracterizam-se por uma crítica social sempre presente e por transmitir uma grande lição de ética e simpatia. Os seus trabalhos tornam-se mensagens em que o homem está sempre a perder com o Poder.
Dia(s)/Horário: De 5 a 26 de Junho – Todos os dias, excepto Domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Entrada livre.
Local: Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
Informações: T.: (+351) 242 291 580 – Página Web: www.cm-pontedesor.pt/ – T.242 292 070 – Página Web: www.7sois.eu
Concelho de Portalegre
MÚSICA |
Música Portuguesa para Cordas – Pelo Quinteto de Cordas do Ensemble Contemporaneus. O repertório apresentado propõe mostrar a evolução da música portuguesa erudita durante o século XX, com Luís de Freitas Branco, compositor que teve um papel muito importante para o desenvolvimento musical em Portugal, passando pela música de Fernando Lopes – Graça, compositor muito importante na segunda metade do século XX. A sua obra ficou conhecida principalmente pelo uso do folclore musical português, tanto em obras corais como em obras orquestrais e de música de câmara. Chega-se depois à época contemporânea, através de um discurso musical de vanguarda, com o compositor Rogério Medeiros.
Dia(s)/Horário: 12 de Junho – 22h00
Local: Pequeno Auditório do Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre
Bilhete: Preço único – 5 €.
Obs.: M/4
Informações: T.: 245 307 498 – Página Web: www.cm-portalegre.pt/caep/
Concelho de Sousel
FESTIVAIS|
IX Festival Nacional de Folclore – O Folclore volta a estar em festa em Casa Branca, com a 9.ª edição do Festival Nacional de Folclore, que levará ao palco o Alto Alentejo, a Beira Alta, o Douro Litoral, a Estremadura, o Ribatejo e o Algarve, homenageando o melhor do folclore nacional.
Dia(s)/Horário: 12 de Junho – 21h30
Local: Casa Branca
Org.: Rancho Folclórico "As Mondadeiras" de Casa Branca
Informações: T.: (+351) 268 539 328 –
DISTRITO DE ÉVORA
Concelho de Alandroal
TEATRO
Stabat Mater Furiosa – Stabat Mater Furiosa, de Jean - Pierre Siméon, pela Companhia A BRUXA Teatro, fala-nos uma mulher que “recusa compreender e que não quer compreender e implora. Uma mulher que suplica a vida”. Mãe furiosa, filha furiosa, irmã furiosa. Contra a guerra. “Uma mulher com um sorriso ingénuo e frágil como os sonhos, porque o sonho alimenta a face dos homens melhor do que o bago da uva e não há uvas no Inverno”. Não é apenas um texto contra a “tosse enraivecida das armas”, é uma indignação. Um gesto de revolta, uma voz de esperança. Este espectáculo integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: De 19 de Junho - 21h30
Local: Fórum de Alandroal
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal
Informações: T.: (+351) 266 769 450 -
Concelho de Évora
MÚSICA
Música Francesa para Metais – Espectáculo realizado pelo Grupo de Metais da Contemporaneus – Associação para a Promoção da Arte Contemporânea, integrado na Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 4 de Junho – 17h00
Local: Museu de Évora
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio do Museu de Évora
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/

Concerto de Final de Ano Lectivo – Pelos alunos do Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica”, dos cursos básico, secundário e livre.
Dia(s)/Horário: 19 de Junho – 17h00
Local: Convento dos Remédios – Av.ª S. Sebastião - Évora
Org.: Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica”
Informações: T.: (+351) 266 746 750 – Página Web: http://eborae-musica.org/
TEATRO
“No Mundo Maroto do livro ao Contrário” – Pelo Grupo de Teatro Infantil e Juvenil De Pernas Para o Ar, do Pim Teatro.
Dia(s)/Horário: 8 de Junho – 19h00
Local: Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Org.: Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Informações: T.: (+351) 266 703 284

Simplesmente Complicado – De Thomas Bernhard – Co-produção do Cendrev e Teatro Municipal da Guarda em três cenas, divididas segundo as partes do dia (manhã, meio-dia e fim da tarde): um velho actor está em pé de guerra com o seu passado. Ele sobreviveu a toda a família, mas em conversas solitárias continua as discussões com a esposa, há muito falecida. Até Shakespeare e Schopenhauer se tornaram seus adversários. O seu dia-a-dia decorre agora num quarto degradado, onde recebe a visita de ratos, que vivem por trás de um rodapé. A esses animais atribui nomes como almirante Nelson ou Dönitz até que por fim os quer envenenar. A sua única ligação ao mundo exterior é uma menina de nove anos, que lhe traz leite uma vez por semana, apesar dele abominar leite. Além dele – ela é a única pessoa a poder usar a coroa de Shakespeare, que ele outrora levara consigo como recordação de um espectáculo.
Dia(s)/Horário: Até 13 de Junho - de quarta a sábado às 21h30; Domingo às 16h00
Local: Teatro Garcia de Resende – Évora
Informações: T.: (+351) 266703112 (Teatro Garcia de Resende) –
Concelho de Montemor – o – Novo
MARIONETAS
III Encontro de Marionetas – Neste encontro, no qual estarão reunidas dez companhias nacionais, decorrerão diversos workshops, uma exposição e uma conferência, apresentados em vários locais da cidade de Montemor-o-Novo.
Dia(s): Dias 8, 9 e 11 de Junho
Local: Diversos locais da cidade de Montemor – o – Novo
Org.: Alma d’Arame – Associação Cultural em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Informações/Programa: T.: (+351) 964 762 042 – E-mail: almadarame@gmail.com
Concelho de Portel
TEATRO
Trilhos D’Oiro – Espectáculo etnográfico, pelo Grupo de Teatro Opsis em Metamorphose, onde se tocam cheiros e sabores que dão cor às palavras que saltam de corpo em corpo, em movimentos que recordam todos os tempos. Não é só a singularidade do sussurro dos campos, é o aroma e sabor inigualáveis que mantêm viva a chama da paixão pelo Alentejo, digno se ser (re)descoberto. Este espectáculo integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 27 de Junho – 17h00
Local: Auditório Municipal de Portel
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Portel
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho de Vila Viçosa
MÚSICA |
Concerto de Cristiano Holtz – Concerto que integra a Temporada de Concertos’10, organizada pela Fundação Casa de Bragança, com música de C. Seixas, Souza Carvalho, C Ph E Bach, Haendel.
Dia(s)/Horário: 25 de Junho – 21h00
Local: Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa
Org.: Fundação Casa de Bragança – Museu Biblioteca Casa de Bragança
Obs.: Entrada livre
Informações: T.: (+351) 268 980 659 - F.268 989 808 –
DISTRITO DE BEJA
Concelho de Barrancos
EXPOSIÇÕES
O Ciclo do Pão – Exposição etnográfica
Dia(s)/Horário: Até dia 1 de Agosto – 21h30
Local: Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos
Org.: Câmara Municipal de Barrancos – Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos
Informações: T.: (+351) 285 950 649 - E-mail: cmb.museu@cm-barrancos.pt -
Concelho de Mértola
LITERATURA
Peddy Papper com Livros – Encontram-se abertas as inscrições para este jogo de orientação nocturna até ao próximo dia 14 de Junho.
Dia(s)/Horário: 18 de Junho – 21h00
Local: Biblioteca Municipal de Mértola
Org.: Bibiloteca Municipal de Mértola
Informações: T.: (+351 286 610 100 ) –
Concelho de Moura
TEATRO
O Macaco do Rabo Cortado – Pelo Lêndeas d’Encantar – Todos conhecemos o conto tradicional sobre o Macaco que, para ser igual a todos quantos o rodeiam, decide cortar o rabo. A partir daí vê-se envolvido numa gigante teia de trocas e baldrocas, de onde, regra geral, sai sempre a perder. A música original interpretada ao vivo, assim como a vivacidade e graça dos actores, adereços e figurinos, fazem do Macaco do Rabo Cortado um espectáculo vocacionado para a infância, mas que agrada a todos, miúdos e graúdos. Sendo um conto tradicional presente no Plano Nacional de Leitura para o 1º ciclo, é um óptimo ponto de partida para futuros trabalhos de professores e educadores. Integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s): 1 de Junho – 18h30
Local: Cine –Teatro de Moura
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Moura
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho de Odemira
FESTIVAIS
Festival Tass Jazz 2010 – Contará com muitos momentos musicais, com os grupos Cottas Club Jazz Band, Zé Eduardo Unit, Adriana Miki, Jacinta, Miguel Martins Trio “Samadhi” e os Bluesíadas. Também integram este festival a exposição de pintura de Xico Fran e momentos à conversa com Maria Viana, e José Duarte, em torno do jazz.
Dia(s): De 2 de Junho a 2 de Julho - 21h30
Local: Jardim da Fonte Férrea - Odemira
Org.: Câmara Municipal de Odemira
Informações/ Programa: T.: (+351) 283 320 900 – Página Web: http://www.cm-odemira.pt/
Concelho de Serpa
SEMIINÁRIOS
Doc’s kingdom 2010 – Seminário Internacional sobre Cinema Documental – Para além do filme com imagens de arquivo, a noção de arquivo na génese do acto de filmar. Reunindo actores que muito trabalharam com imagens pré – existentes, e não deixando de lado essa vertente da sua actividade, convida-se à análise de caminhos que alargam e transformam o binómio em causa (imagem e arquivo). A ideia de recolha, colecção, inventário, enquanto retorno a uma origem e, simultaneamente, impulso criador. O arquivo, ou seja, o espaço (re)fundador.
Dia(s)/Horário: De 16 a 20 de Junho
Local: Cine – Teatro Municipal de Serpa
Org.: Apordoc – Associação pelo Documentário, em parceria com a Câmara Municipal de Serpa, European Foundation Joris Ivens, Associação O Lírio Roxo e Associação Os Filhos de Lumiére.
Finaciamento: Câmara Municipal de Serpa, Ministério da Cultura e Instituto do Cinema e do Audiovisual
Informações: T.: (+351) 218 885 266 – Fax: (+351) 218 871 639–TM: (+351) 960 236 005 – E–mail: mjsoares@apordoc.org
 – Página Web: http://www.apordoc.org/
Concelho de Vidigueira
MÚSICA |
Grupo de Música Tradicional Cordas Soltas – Espectáculo que integra a Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 26 de Junho – 17h00
Local: Ruínas Romanas de S. Cucufate
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Vidigueira
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
TEATRO
É um Regalo à Beira da Água Morar – Espectáculo pelo Grupo de teatro Jodicus, decorre da parte da manhã, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, em simultâneo com outras iniciativas, designadamente ateliês de educação ambiental “Sim, é no amarelo”, pinturas faciais, modelagem de balões entre outras actividades lúdicas.
Dia(s): 1 de Junho – Período da manhã
Local: Mata das Piscinas Municipais e no Pavilhão de Desportos
Org.: Município de Vidigueira
Informações: T.: (+351) 284 437 400 - Web Site: www.cm-vidigueira.pt/
LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Santiago do Cacém
MÚSICA
Brass Band da Casa do Povo de Lavre – Formação constituída em 2008, que integra, exclusivamente, instrumentos das áreas dos metais e da percussão., pertencendo todos os seus elementos (cerca de 20) ao quadro efectivo da Banda Filarmónica Simão da Veiga da Casa do Povo de Lavre. Este concerto realiza-se no âmbito da Temporada de Arte e Cultura – Artes ao Sul.
Dia(s)/Horário: 3 de Junho – 17h
Local: Ruínas Romanas de Miróbriga
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Informações/Programa: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
TEATRO
Guerras do Alecrim e da Manjerona – Levado a cena em 1737, como uma ópera Joco-Séria, representada por marionetas, a obra-prima de António José da Silva foi adaptada pelo Teatro ao Largo numa peça enérgica e vivaz, que integra a 11.ª Mostra de Teatro de Santo André. O tema é leve na sua essência, com um enredo em torno das tentativas de dois jovens amantes para conquistarem os corações (e mesmo a casa) de duas lindas irmãs. A peça critica de forma divertida vários aspectos da sociedade portuguesa. O espectáculo é direccionado para toda a família, e segue a política artística do grupo de levar farsas clássicas ao público geral.
Dia(s)/Horário: 11 de Junho – 22h00
Local: Auditório de Ar Livre – E.S.P.A.M.
Org.: AJAGATO – Associação Juvenil Amigos do Gato
Informações/Programa: T.: (+351) 269 759 096 – Página Web: http://www.gatosa.com/

Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul | Rádio Telefonia do Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário