"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

As praias do Alentejo ...

O litoral alentejano é a maior zona de costa do território continental português. Cada palmo de praia tem um nome. De Odeceixe a Tróia há dezenas e dezenas de praias de mar azul, sejam extensos areais ou pequenas enseadas entre rochas.
A praia do Carvalhal (Odemira)
Parece uma concha. É uma língua de areia rodeada por rochas altas. É uma praia muito bonita, fica lá em baixo, com pequeno ribeiro a desaguar numa das pontas.
---
A praia da Aberta Nova, no concelho de Grândola, o que se estranha é a bandeira azul – não é que não a mereça – claro que merece – mas para aqui chegar é preciso percorrer dois quilometros em terra batida e a paisagem que se nos oferece é ainda de natureza selvagem. Mesmo o equipamento é todo em madeira, não há nada em betão, e o areal estende-se até onde a vista alcança.
---Costa de santo André de aguas límpidas

Tem uma lagoa que quase beija o mar. Podia ser uma imagem poética, mas é bem real. A Lagoa de Santo André (que integra a Zona Protegida da reserva Natural das Lagoas de santo André e da Sancha) está quase colada ao mar e, este ano, o canal entre ambos esteve aberto durante dois meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário