"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Imagem da Virgem com as ofertas

A pequena distância da Vila de Viana do Alentejo, numa planície fértil e aprazível, ergue-se o santuário dedicado à Virgem Nossa Senhora de Aires.

De há muito que é intensa a devoção do povo alentejano para com a miraculosa Virgem de Aires e brilhantes são as provas da sua eficacíssima protecção, à procura da qual numerosos romeiros cheios de fé acorrem quase diariamente ao lindíssimo templo afim de conduzirem os seus rogos e a suas oferendas ao trono da Virgem Senhora de Aires que tem nos braços o seu Divino filho morto.
        ex votos
São copiosas as festividades que se celebram anualmente em honra da Senhora dos Aires cuja iniciativa parte de diferentes terras do Alentejo, sendo uma destas festividades que deu origem à feira anual realizada junto ao aludido santuário.

No ano de 1748, grassando em Évora uma enorme epidemia, tendo causado muitos mortos, o comércio eborense prometeu à Virgem Senhora de Aires uma brilhante festividade se essa doença fosse debelada.
Efectivamente a gravíssima epidemia desapareceu e os comerciantes eborenses realizaram festejos brilhantes durante três dias em honra da Virgem de Aires, ou da Piedade.

No ano seguinte ainda as festas foram mais deslumbrantes e enorme a afluência de devotos não só de Évora, mas também de Viana e das povoações limítrofes.

Já nesse ano se construíram em redor da igreja muitas barracas de géneros alimentícios, de bufarinheiros e de oleiros, de tal sorte dispostas que o interessante aspecto do mercado fazia evocar as tendas dos tempos bíblicos.

Tomaram tais proporções e eram tantas as barracas dos mercadores que no dia 27 de Setembro do ano de 1751 foi passado um alvará régio declarando que o mercado realizado nos subúrbios de Viana do Alentejo, junto à igreja de Nossa Senhora de Aires, fosse considerada feira franca.

A cópia desse alvará ainda existe no arquivo da Câmara de Viana-de-a par de Alvito, ou do Alentejo, no ano de 1790, segundo as investigações históricas do Cónego José Ponce Martins Moron.

As fitas de seda e as molduras de filigrana em forma de coração contendo a Virgem Nossa Senhora de Aires e que eram vendidas sob a cúpula de nartex da igreja, datam do ano de 1769. Actualmente a feira de Aires é uma das mais importantes da província Alentejana.

Sem comentários:

Enviar um comentário