"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

sexta-feira, 29 de outubro de 2010


MINISTÉRIO DA CULTURA
DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO
– NOVEMBRO 2010
DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Crato
EXPOSIÇÕES
Pano de Altar de Margarida Lagarto – Das memórias do antigo mosteiro arruinado Margarida Lagarto retinha o impacto do grande maciço de pedra que marcava o lugar do altar. “O reencontro com o espaço e a possibilidade de aqui intervir encaminhou-me inevitavelmente para aquele lugar...”
O pano de altar resulta da recolha de elementos das pedras de fecho das abóbadas, reinventados em formas geometrizantes e suportes extremamente frágeis que afrontam a solidez e depuração do espaço construído. Foram usadas 486 folhas de papel vegetal, recortadas e unidas com alfinetes.
Dia (s)/Horário: Até 5 de Dezembro
Local: Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa
Org.: Direcção Regional da Cultura do Alentejo/ Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa e Câmara Municipal do Crato com o apoio de Pousadas de Portugal
Informações: T.: (+351) 266 769 450 - Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
Concelho de Portalegre
FESTIVAIS
XIX Festival Internacional de Teatro de Portalegre – A edição deste ano do Festival Internacional de Teatro de Portalegre conta com a presença das Companhias de Teatro Peripécia Teatro; Lendias d’Encantar; Visões Úteis; Teatro Bocage; Centro de Artes Dramáticas de Oeiras; Teatro Chão de Oliva; Porfinteatro e Teatro do Montemuro, em co-produção com a companhia inglesa Foursight Theatre que apresentam um diversificado leque de espectáculos a não perder.
Dia(s)/Horário: De 18 a 27 de Novembro - (Consultar programa próprio)
Local: Centro de Artes do espectáculo de Portalegre e Igreja de Santa Clara de Portalegre
Org.: Teatro d’O Semeador, com o apoio do Município de Portalegre
Bilhete: 5 euros, excepto dia 24 de Novembro que é no valor de 10 euros
Informações: T.: (+351) 245 207 894 – Página Web: http://teatroportalegre.com/
TEATRO
A Ilha dos Escravos - Encenado por José Mascarenhas e apresentado pelo Teatro d’O Semeador, este espectáculo tem por base um texto de meados do século XVIII, integrado naquilo que se considera a "trilogia social" do reportório do clássico francês.
Dois casais, de amos e criados, são atirados para uma ilha desconhecida, após trágica tempestade. Mantêm o comportamento social de cada uma das suas classes até que ficam a saber que, naquela ilha, as classes sociais estão invertidas: os servos são os senhores e estes, meros criados.
A observação de novos comportamentos leva, uns e outros, a reconhecerem erros anteriores e, por justiça, alterar as suas relações de classe.
Dia(s)/Horário: 3 de Novembro (estreia) – 21h30
Local: Igreja de Santa Clara de Portalegre
Org.: Teatro d’O Semeador
Informações: T.: (+351) 245 207 894 – Página Web: http://teatroportalegre.com/
DISTRITO DE ÉVORA
Concelho de Arraiolos
GASTRONOMIA
11.ª Mostra Gastronómica de Arraiolos – A gastronomia tradicional é uma componente importante da actividade turística do concelho de Arraiolos. Aqui marcam presença a cozinha Arraiolense, pródiga em aromas e sabores, acompanhada pelo vinho de castas seleccionadas, indispensável em qualquer repasto, e, a doçaria conventual que fará as delícias dos que tiverem a oportunidade de a saborear. Esta Mostra integra a feira do tapete de Arraiolos e o Festival da Empada.
Dia(s): Até dia 7 de Novembro
Local: Pavilhão Multiusos do Município de ArraiolosOrg.: Câmara Municipal de Arraiolos
Informações/ programa: T.: (+351) 268 490 240 - Página Web: http://www.cm-arraiolos.pt/
Concelho de Borba
MÚSICA
Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz – Espectáculo de Cante Alentejano que integra o programa da Festa da Vinha e do Vinho 2010 (consultar programa próprio)
Dia(s)/Horário: 10 de Novembro - 19h
Local: Palco 2 – Parque de Feiras de Borba
Org.: Câmara Municipal de Borba
Informações/ programa: T.: (+351) 268 891 630 - Página Web: http://www.cm-borba.pt/
Concelho de Estremoz
MÚSICA
Quinteto de Cordas do ENSEMBLE CONTEMPORANEUS – Continuando o repertório musical português do século XX, a ser muito desconhecido, tanto a nível nacional como internacional, este programa pretende mostrar a evolução da música portuguesa erudita durante aquele século, através de compositores, como Luís de Freitas Branco, Luís Tinoco e Rogério Medeiros.
Dia (s)/Horário: 27 de Novembro – 17h30
Local: Casa da Cultura de Estremoz
Org.: Câmara Municipal de Estremoz / Contemporaneus – Associação para a Promoção da Arte Contemporânea
Informações: T.: (+351) 266 107 634 (Contemporaneus) / (+351) 268 339 200 (Câmara Municipal de Estremoz) – Página Web: http://www.contemporaneus.org/http://www.cm-estremoz.pt/
Concelho de Évora
ENCONTROS CULTURAIS
Utopia Azul – Encontro de artistas, poetas, investigadores e outros, de várias nacionalidades, com o objectivo de partilhar ideias, conhecimento e sensibilidades em torno da simbologia do azul.
Dia(s)/Horário: De 6 a 30 de Novembro – 10h-12h / 13h-17h – Fins de semana – 13h -17h
Local: Palácio D. Manuel – Jardim Público de Évora
Org.: Mathilde Amberger, com o apoio da Câmara Municipal de ÉvoraObs.: Entrada livre
Mais informação: E-mail: mathilde.mma@hotmail.com
FORMAÇÃO
A Natureza que Dança – A Pédexumbo aposta na formação contínua em dança de profissionais de diversas áreas, dando-lhes suportes, instrumentos e estratégias para que utilizem a dança tradicional, não só na sua dimensão lúdica, mas também como elemento criativo. As coreografias "étnicas" e os elementos da natureza. Uma ocasião de reflexão e de contacto com a espessura simbólica e arquetípica da dança através os elementos da natureza. No âmbito desta formação serão reconhecidos, analisados e utilizados numa dimensão de desenvolvimento pessoal e expressivos os símbolos da natureza que existem nas danças: a terra, o fogo, a água, o ar e a árvore. Trata-se de um percurso direccionado para um desenvolvimento pessoal do monitor, que depois se torna uma ferramenta para melhorar o nosso trabalho com a dança étnica.
Dia(s)/Horário: 27 e 28 de Novembro – Sábado - 10h-13h / 15h-18h – Domingo – 10h-13h
Local: Espaço Celeiros Évora
Org.: Associação Pede Xumbo
Inscrições: 50 euros
Informações/Programa/Ficha de inscrição: T.: (+351) 266 732 504 – E-mail: charlotte@pedexumbo.com – Página Web: http://www.pedexumbo.com/
MÚSICA
VI Ciclo de Concertos “Música no Inverno” – Iniciativa dedicada sobretudo à apresentação de obras de compositores portugueses, na maioria contemporâneos e à apresentação, em estreia, de novas composições. Eurico Carrapatoso, Joly Braga Santos, Fernando Lopes Graça, Vitorino de Almeida, Luis de Fretas Branco, Nicolau de Albuquerque Ferreira, Sérgio Azevedo e Rogério Medeiros, são alguns dos compositores que integram este ciclo que pretende promover eventos musicais que tenham potencialidades de envolvimento de grupos, instituições e públicos e possam contribuir para qualificar a oferta cultural a nível do turismo cultural e estabelecer uma programação que dê relevo à apresentação pública de novas composições, nomeadamente de autores portugueses. Pretende, também, aprofundar a relação entre o património construído, neste caso o Convento dos Remédios, em Évora, e a adequação de uma oferta musical regular à fruição pelo público e à participação de grupos musicais regionais, nacionais e estrangeiros.
Dia(s)/Horário: 6, 12, 13, 20 e 27 de Novembro e 4 e 11 de Dezembro – (Consultar programa próprio)
Local: Convento dos Remédios - Évora
Org.: Associação Musical de Évora “Eborae Mvsica”
Informações/Programa: T.: (+351) 266 746 750 – Página Web: http://eborae-musica.org/

TEATRO
Antífona em Nova Iorque – De Janusz Glowacki – Espectáculo apresentado pela BRUXA Teatro, contextualizado no 'Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e Exclusão Social'. Esta peça tem como ponto de partida a obra de Sófocles, na qual Glowaki recria 'Antígona' no conturbado aqui e agora. Nesta absurda tragicomédia, Anita ('Antígona'), uma porto-riquenha sem-abrigo, há-de tudo fazer para dar a um seu semelhante, igualmente sem-abrigo, um enterro digno, desafiando sem temor a autoridade e a Lei.
Dia(s)/Horário: De 18 de Novembro (estreia) a 11 de Dezembro – De quarta a sábado às 21h30
Local: Ruínas da Ermida de S. Bartolomeu (junto ao Largo da Porta de Avis, Évora)
Org.: A BRUXA Teatro
Bilhetes: Público em geral – 8 euros – < 26 – 5 euros - > 65 - gratuito
Informações/reservas: T.: (+351) 266 747 047– Página Web: http://www.abruxateatro.blogspot.com/
Histórias da Monarkia – Sessões apresentadas pelo PIM Teatro que contam a história da monarquia portuguesa, “desafiando mitos e preconceitos”.
Dia (s)/Horário: De 22 a 30 de Novembro – às 10h e às 14h30 – 6.ª feira também às 21h30; sábado às 21h30 e Domingo às 16h.
Local: Teatro Garcia de Resende
Org.: PIM Teatro
Informações: T.: (+351) 266 744 403 – TM: (+351) 965 529613 – E-mail: pim@pimteatro.pt
Concelho de Vila Viçosa
MÚSICA
"Centenário da Republica - A Musica em 1910" - Recital de musica erudita pelo Ensemble Vox Angelis
Dia (s)/Horário: 6 de Novembro - 21h30
Local: Cine – Teatro Florbela Espanca – Vila Viçosa
Org.: Câmara Municipal de Vila Viçosa
Informações: T.: (+351) 268 889 310 - Página Web: http://www.cm-vilavicosa.pt/
DISTRITO DE BEJA
Concelho de Almodôvar
ARQUEOLOGIA
V Encontro Arqueologia do Sudoeste Peninsular – Este V Encontro pretende juntar arqueólogos com trabalhos e projectos numa vasta zona ibérica, para apresentar e discutir a evolução e resultados da sua investigação. Os trabalhos decorrerão ao longo de três dias (18, 19 e 20 de Novembro), agrupando as comunicações em grandes períodos cronológicos, com uma conferência inicial por um orador convidado.
Dia(s)/Horário: Inscrições até dia 12 de Novembro
Local: Cine – Teatro Municipal de Almodôvar
Org.: Câmara Municipal de Almodôvar, I.P. Instituto de Gestão de Património Arquitectónico e Arqueológico, Universidade de Uelva
Valor da inscrição: Assistentes – 35 euros; Estudantes – 25 euros
Informações/programa/ Ficha de Inscrição: T.: (+351) 286 660 600 – E-mail: geral@cm-almodovar.pt –
Concelho de Beja
TEATRO
A Casa de Bernarda Alba – Apresentada pela Homlet – Companhia de Teatro da Capricho, esta é a última peça e a terceira da trilogia de dramas do escritor espanhol Frederico García Lorca.
Bernarda Alba, personagem central do texto, é uma matriarca dominadora que, com a morte do seu segundo marido, decreta um luto de oito anos e mantém as cinco filhas, Angústia, Madalena, Martírio, Amélia e Adela sob vigilância implacável, transformando a casa onde vivem, em um pequeno povoado na Espanha, em um caldeirão de tensões prestes a explodir a qualquer momento.
Dia(s)/Horário: Dias 4 e 5 de Novembro – 22horas / 6 de Novembro – 16 horas
Local: Sala Estúdio do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja
Org.: Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, com o apoio da Câmara Municipal de Beja
Destinatários: M/12
Bilhete: 3 euros
Informações: T.: (+351) 284 315 090 – Página Web: http://paxjuliateatromunicipal.blogspot.com/
Concelho de Cuba
LITERATURA
Vinhos do Alentejo – Temas Culturais – Título do livro de Francisco Martins Ramos, professor do departamento de Sociologia da Universidade de Évora, editado pela Edições Colibri, que será apresentado na Biblioteca Municipal de Cuba.
Dia(s)/Horário: 12 de Novembro – 21h30
Local: Biblioteca Municipal de Cuba
Org.: Câmara Municipal de Cuba
Informações: T.: (+351) 284 419 900 – Página Web: http://www.cm-cuba.pt/
Concelho de Castro Verde
TEATRO
BELONGING – Espectáculo apresentado pela Companhia de Teatro de Montemuro que se desenrola em torno de uma mulher que adopta uma criança. Ela tenta, desesperadamente, perceber de onde vem e a quem “pertence”. A sua história é narrada com base noutras histórias, umas que lhe servem de apoio, outras que a assustam. Lembranças, sonhos, fantasias, fragmentos de sabedoria e loucura. No meio destes devaneios, muitas dúvidas surgem na sua mente. “Será ela o bebé deixado no autocarro como Moisés fora largado em hora de ponta? Será que ela se lembra do cutelo ensanguentado do talhante ou será que lho contaram? E porque está um porco no carrinho de bebé?” Numa fusão entre o inglês e o português, “Belonging” tange o sentimental e o ridículo, o comovente e o divertido, movendo-se entre o real e o imaginário de lendas, mitos urbanos, histórias arrepiantes e contos de fadas. Provocar o medo e explorar desejos é o ponto de partida desta peça que aborda temas intemporais como a perda, o abandono, o rapto, os medos das crianças e o terror dos adultos.
Dia (s): 28 de Novembro – 21h30
Local: Cine – Teatro Municipal de Castro Verde
Org.: Câmara Municipal de Castro Verde
Co-financiamento: INALENTEJO, QREN, EU
Informações: T.: (+351) 286 320 040 – Página Web: http://www.cm-castroverde.pt/
Concelho de Ferreira do Alentejo
EXPOSIÇÕES
Viva a República – Exposição interactiva, realizada no âmbito das Comemorações do Centenário da Implantação da República
Dia(s): De 14 a 16 de Novembro
Local: Jardim Público de Ferreira do Alentejo
Org.: Associação Nacional de Municípios Portugueses
Informações: T.: (+351) 21 793 66 57 / 62 (ANMP) / 284 738 700 (Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo)
Concelho de Vidigueira
EXPOSIÇÕES
“Desde o Sul da Extremadura” e “Linguagem Artística do Alentejo” – Duas exposições colectivas que resultam da adesão da Câmara Municipal de Vidigueira ao Circuito Cultural Transfronteiriço 2010, organizado pela Associação de Universidades Populares da Extremadura – Espanha. Deste projecto resulta um intercâmbio cultural dos artistas oriundos dos municípios participantes na iniciativa. Do concelho de Vidigueira integram os seguintes artistas: Manuel Carvalho, Ana Moura, Joaquim Oliveira, José Francisco, José Lopes, José M. Antunes, Luís Nereu e Norberto Hernandez.
Dia (s): “Desde o Sul da Extremadura” - até 11 de Novembro / “Linguagem Artística do Alentejo”- De 11 a 20 de Novembro
Local: Galeria do Posto de Turismo de Vidigueira
Informações: T.: (+351) 284 437 400 – Página Web: http://www.cm-vidigueira.pt/
LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Santiago do Cacém
EXPOSIÇÕES
Exposição de Pintura de Manuel do Espírito Santo Guerreiro – Encontram-se patentes nesta exposição 20 obras restauradas recentemente pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém e que ilustram as várias técnicas do pintor que vão desde um auto – retrato, naturezas mortas, paisagens, o retrato do Capitão-mor de Santiago do Cacém e o Retrato de D. Pedro V. Manuel do Espírito Santo Guerreiro, natural de Castro Verde, nasceu em 1824. Ainda jovem foi recebido em casa do Capitão-mor de Santiago do Cacém que não só lhe reconheceu a vocação, como lhe facultou os estudos, e permitiu que frequentasse aulas de pintura em Lisboa. A sua obra, revela o espírito contemplativo do autor perfeitamente identificado com a estética e pensamento humanistas que lhe são contemporâneos.
Dia(s)/Horário: Até 31 de Dezembro / De 3ª a 6ª Feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h; Sábados das 12 às 18h. Encerra às Segundas, Domingos e Feriados.
Local: Museu Municipal de Santiago do Cacém
Org.: Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Obs.: Entrada gratuita
Informações/programa: T.: (+351) 269 827 375 – Página Web: http://www.cm-santiagocacem.pt/
Concelho de Sines
TEATRO
Intervalo para Dançar – Inspirada no Livro do Desassossego de Fernando Pessoa, a peça "Intervalo para Dançar", uma criação colectiva do GTIST - Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico, vagueia entre o escritor em nome próprio e os seus heterónimos e divaga entre o real e o sonhado. A dimensão literária e filosófica do livro serve de inspiração criadora, mas o espectáculo não assenta numa interpretação literal dos textos de Pessoa, deixando para os actores (e co-criadores) parte da responsabilidade discursiva do mesmo, incluindo as linguagens visuais do espaço e do corpo. Menção honrosa na edição de 2010 do FATAL - Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa, o mais importante do género realizado em Portugal, “Intervalo para Dançar” é uma celebração dos grandes temas do Livro do Desassossego: o tédio, a morte, o tempo, o amor.
Dia (s)/Horário: 20 de Novembro – 21h30
Local: Auditório do Centro de Artes de Sines
Org.: Câmara Municipal de Sines
Obs.: Entrada gratuita mediante reserva de bilhete
Informações: T.: (+351) 269 860 080 –


Sem comentários:

Enviar um comentário