"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

VISITE O MUSEU DE ÉVORA...

António C. Gouveia
Director do Museu
O museu  de Évora é uma verdadeira memória “viva” da história da cidade e da região. Um espaço valiosíssimo, que relata séculos de historia, num espaço que conta com mais de 200 anos de memorias. O museu remonta a 1804 quando Frei Manuel do Cenáculo, um arcebispo iluminista de Beja e Évora, inaugurou a biblioteca pública onde se reunia também parte importante das suas colecções de arte, arqueologia e naturália. Hoje é um espaço de encontro do presente com o passado, que o actual Director, António Camões Gouveia, quer tornar, “parte da vida das pessoas”, uma vez que, entende, “o museu normalmente nunca está visitado”.
No Museu de Évora podemos admirar, uma colecção muito interessante a nível da pintura, com uma qualidade extraordinária, e ao nível da arqueologia desde o tempo megalítico até renascentista e pós renascentista”.

Trata-se do único museu a Sul do Tejo que é propriedade do Instit. de Museus e da Conservação.
Este nosso museu é detentor de um riquíssimo espólio de mais de 20 mil peças, havendo apenas a lamentar a falta de espaço para expor todas as sua peças permanentemente, ainda que muitas das suas peças de se encontrem em circulação por vários centros museológicos nacionais.
Ali podemos admirar os retábulos flamengos do Altar-mor da Sé de Évora e um tríptico do Convento de Valverde, do pintor Gregório Lopes.
A outra parte importante do recheio do Museu é constituída por escultura arquitectónica e tumular dos séculos XIV a XVI oriunda de conventos e edifícios demolidos na cidade de Évora durante os sec: XIX e XX.
O espaço oferece ainda um atendimento personalizado a estudantes e investigadores com acesso directo às exposições e um serviço educativo com acompanhamento de visitas escolares com desenvolvimento de actividades no âmbito das exposições.
Segundo o seu Director, está prevista para Junho de 2011, a abertura de uma exposição de ourivesaria, considerada por aquele responsável, com “absolutamente brilhante”.
Museu de Évora
Largo Conde de Vila Flor
    7000-804 ÉVORA
    tel. 266 702 604
    e-mail: mevora@ipmuseus.pt
Horário
Quarta-feira a Domingo, das 10h00 às 18h00.
Terça-feira, das 14h30 às 18h00
Última entrada às 17h45m.
Tempo médio de visita: 45 minutos
Encerrado à Segunda-feira, Domingo de Páscoa, feriados de Ano Novo, 1º de Maio e 25 de Dezembro.
Preçário
Entrada: € 4,00
Bilhete de família: 50% de desconto para os filhos menores (15-18 anos) desde que acompanhados por um dos pais Entrada Livre
Gratuito aos Domingos e Feriados até às 14h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário