"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Silveiras e Cabrela

Silveiras é local de passagem, damos motivos para que também seja local de paragem. Nas traseiras do monte da Courela do Guita, encontra-se o menir da Courela da Casa Nova, com cerca de 2 metros e 70. Escassos metros a Sul deste monumento, por detrás de uma malhada, encontra-se o Cromeleque dos Cuncos, um conjunto de 11 menires dispostos em forma circular, actualmente tombados.
A Igreja de Sto. Aleixo (séc. XVI), embora esteja muito arruinada, é outro dos motivos de interesse. A Igreja está edificada num ponto solitário, fortemente arborizado e numa elevação natural que domina a Ribeira de Sto. Aleixo. Outra pérola é Safira com a sua Nª Srª da Natividade. Resta salientar a Courela do Guita, que faz parte da rota dos vinhos do Alentejo.
Silveiras - "amesendamo-nos na amizade".
***************
Cabrela
O nome da vila parece estar ligado ao facto de, em tempos remotos, a região ter sido local onde proliferava a cabra selvagem.
Desta singular vila destaca-se a Igreja Matriz de Nª Srª da Conceição (séc. XVII), com o seu Altar das Almas, composto por retábulo barroco de talha dourada; e as imagens de pedra ançã, do séc. XV, de Sta. Margarida e S. Sebastião.
O artesanato é um dos aspectos evidentes da ruralidade da povoação de Cabrela. Trabalhos em madeira e palha. O Sr. Alexandrino Cristovão e os instrumentos de cortes e enxós.
Cabrela - A singular vila de sempre, património natural a caminho das terras do sado.

Sem comentários:

Enviar um comentário