"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

XI mostra de doçaria de alcáçovas

A vila de Alcáçovas vai mostrar de 3 a 5 de Dezembro um sem fim de doces conventuais e palacianos, na Mostra de Doçaria que vai contar com a participação de 30 doceiros oriundos de vários pontos do País.

A iniciativa, que se realiza pelo décimo primeiro ano consecutivo, e que faz parte do calendário de eventos de inverno da região, é da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo que quer continuar a apostar na preservação e promoção da vasta riqueza de doces característicos do Concelho.

Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Sardinhas Albardadas e Amores de Viana estão entre as iguarias que renasceram no Concelho, confeccionadas segundo receitas tradicionais, e que atraem todos os anos milhares de visitantes ao certame.

Para além da Mostra de Doçaria, o Município aposta, mais uma vez, num programa de animação cultural diversificado com conversas à volta da doçaria e, também, dos chocalhos, dança, rancho folclórico, música e cante coral.

Em destaque vai estar também a presença do Chefe de Pastelaria, Rui Moisés, e do Chefe de Cozinha, Celestino Grave, que vão efectuar, durante o fim-de-semana, demonstrações de doçaria conventual e tradicional.

Os mais novos vão ter um espaço próprio, onde poderão desenvolver algumas actividades de expressão plástica, enquanto os pais provam e apreciam as iguarias confeccionadas pelos vários doceiros participantes.

A novidade este ano prende-se com a existência de um espaço situado ao lado da tenda da Mostra de Doçaria, destinado aos produtos tradicionais, onde será criado um pequeno auditório. Neste espaço será apresentado o “Plano de Salvaguarda para a Arte Chocalheira”, por Paulo Lima e Ana Pagará.

Como não poderia deixar de ser também a doçaria terá honras de destaque com a conferência “O Paraíso na Terra: do Pão de Rala ao Manjar Branco nos Mosteiros e Conventos do Alentejo” que terá como oradora Antónia Fialho Conde.

A XI Mostra de Doçaria que se realiza junto à EBI/JI é inaugurada sexta-feira, 3, às 19 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário