Feira de S. Sebastião - Feira do Pau Roxo - Castro Verde
É no dia 20 de Janeiro, no Rossio do Santo, que a vila de Castro Verde revive este mercado de tradição medieval. Associada ao culto de São Sebastião esta feira também conhecida por Pau Roxo deve o nome à cenoura roxa muito procurada nesta altura e que se encontra à venda nesta época do ano.
A partir das oito da manhã, o caminho que se estende até à Ermida de S. Sebastião enche-se de gente e bancas onde se vendem árvores de fruto, hortaliças, ovos, queijos e enchidos, e claro a famosa e tradicional cenoura roxa ou pau roxo. Se nunca tinha ouvido falar desta cenoura fique a saber que era um petisco comum nas tabernas da terra, cruas às rodelas ou cozidas e temperadas com vinagre.
Mas não é tudo, para além da cenoura roxa aqui também se encontram móveis tradicionais alentejanos, cestaria, roupas, tecidos, sapatos e adereços. E como se aproxima o Entrudo vendem-se estalinhos e confetis.
A Ermida de S. Sebastião abre as suas portas aos mais devotos, como é costume em dia de feira. Manda também a tradição que a matança do porco se faça até este dia. Bons petiscos!
Sem comentários:
Enviar um comentário