sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011

É V O R A - CURIOSIDADES ANTIGAS QUE DESAPARECERAM

CHAMINÉ ANTIGA
EM NOVEMBRO DE 1929 FOI DEITADA A BAIXO UMA VELHA FÁBRICA DE FUNDIÇÃO, SITUADA NO LARGO DE SÃO DOMINGOS, PARA A TRAVESSA DO CALVARIO, ONDE SE ELEVAVA UMA ALTISSIMA CHAMINÉ DE TIJOLO COM A DATA DE 1764, AO CENTRO.

PÓRTICO DERRUBADO
EM MARÇO DE 1929, PASSOU POR ALGUMAS REFORMAS UMA CASA NA QUINTA DA RUA DOS LAGARES, AO LADO DO MOSTEIRO DO CALVÁRIO SENDO DEMOLIDAS DUAS JANELAS ANTIGAS E O PÓRTICO DE IGUAL FORMATO AO LARGO DE LUIS DE CAMÕES.

CERCA DO PALACIO DE SOR
NOS MESES DE ABRIL OU MAIO, POR AMEAÇAR RUINA, A CAMARA DE ÉVORA, MANDOU DERRUBAR A VELHA CERCA DO PALÁCIO DOS CONDES DE SÔR, SITUADA NA CARREIRA DO MENINO JESUS, PASSANDO PELO MESMO TEMPO O PALÁCIO POR GRANDES REFORMAS, INSTALANDO-SE AÍ O COMISSARIADO DA POLICIA.

EM JULHO DE 1930, FOI DEMOLIDA UMA FORMOSA CASA DO SEC: XVIII, SITUADA NO PATIO DO SALEMA, QUE COLAVA COM UMA ELEGANTE ARCADA.
AS CATACUMBAS
EXISTIAM UMAS VELHAS CASAS NO LARGO DE ALCONCHEL, QUE NOS PRINCIPIOS DE 1930, FORAM DEMOLIDAS, FICANDO SOTERRADAS A ENTRADA DAS REMOTISSIMAS CATACUMBAS SUBTERRANEAS EBORENSES, ASSIM COMO UM POÇO TAMBÉM COMUNICANDO COM OS BURACOS TRÁGICOS.
CARTUXA
EM MAIO DE 1930, UMA FAISCA CAIU NO CAMPANÁRIO DO MOSTEIRO DA CARTUXA, CAINDO O CAMPANÁRIO PEQUENO, COM UMA COMPRIDA CRUZ DE FERRO, FICANDO DEFEITUOSO.

PÁTIO DO SALEMA
NOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 1930, NO VELHINHO LARGO DO SALEMA, PUSERAM-SE A DESCOBERTO DOIS ARCOS COM VARANDA EM CIMA E RODEADOS DE COLUNAS JÓNICAS, DANDO UM ASPECTO INTERESSANTE E DIGNO DA ANTIGUIDADE, MERECENDO DA CAMARA SINCEROS LOUVORES PELAS GRANDES OBRAS DE REEDIFICAÇÃO EM VÁRIOS MONUMENTOS E IGREJAS EBORENSES.

IGREJA DA MISERICORDIA
NOS MEADOS DE OUTUBRO DELIBEROU-SE A COLOCAÇÃO DO BRASÃO DE PORTUGAL NA FACHADA DETERIORADA DA IGREJA DA MISERICORDIA, ONDE ANTIGAMENTE ESTAVA, E FORA ARREMEÇADA ABAIXO EM 1927, DURANTE UMA REVOLUÇÃO MILITAR EM LISBOA, ESTOIRANDO UMA BOMBA, ALI POSTA POR ANARQUISTA OU VANDALIZADORES.

PORTA DE AVIZ
EM COMEÇOS DE 1930, A CENTENÁRIA PORTA FERNANDINA DE AVIZ, A ÚNICA AINDA EXISTENTE DESSA ÉPOCA, E A ERMIDA COLADA DE NOSSA SENHORA DO Ó, FOI BASTANTE RESTAURADA, POR AMEAÇAR RUINA.
In A cidade de Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário