"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

AGENDA CULTURAL DE FEVEREIRO 2011

 MINISTÉRIO DA CULTURA
DIRECÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO
AGENDA CULTURAL DA REGIÃO ALENTEJO – FEVEREIRO 2011

DISTRITO DE PORTALEGRE
Concelho de Avis
EXPOSIÇÕES

Pontos de Vista – Exposição de fotografia do jovem Ricardo Calhau que reúne fotografias a preto e branco que retratam situações, locais e pessoas do quotidiano, desde a província alentejana à metrópole de Lisboa.

Ricardo Calhau, natural da Freguesia de Benavila, no Concelho de Avis, e formado em Tecnologias da Informação e Comunicação Multimédia pelo IEFP e em Design Gráfico pela ETIC, tem na fotografia uma das suas paixões. Para aprofundar os seus conhecimentos e dominar a técnica desta arte, concluiu recentemente o Curso Básico de Fotografia na Oficina da Imagem. Os trabalhos deste jovem fotógrafo foram premiados por diversas vezes, tendo recentemente alcançado a vitória no concurso “Tão Diferentes e Tão Próximos – Diálogo de Civilizações”, promovido pelo IPJ à escala nacional.

Dia(s): De 1 de Fevereiro a 6 de Março
Local: Auditório Municipal “Ary dos Santos” - Avis
Org.: Câmara Municipal de Avis
Informações: T.: (+351) 242 410 060 - Página Web: http://www.cm-avis.pt/
Concelho de Elvas
EXPOSIÇÕES

O Museu em Ruínas – Obras da Colecção de António Cachola – A Câmara Municipal de Elvas inaugura, dia 5 de Fevereiro, às 16h, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) a exposição "O Museu em Ruínas", a partir das obras da Colecção António Cachola. O ensaio de Douglas Crimp, On the museum ruins (1993), constitui o ponto de partida e de orientação da temática desta exposição. Neste trabalho, o autor analisa o conceito de arte contemporânea e as instituições que a representam, evocando um novo conceito de museu pós-moderno, ou seja, de instituição de relevância social e cultural, protagonista de processos de produção, representação e consumo de significados no contexto de uma condição global pós-moderna. A exposição "O Museu em Ruínas" pretende evidenciar esse novo paradigma de museu.

Dia(s)/Horário: De 6 de Fevereiro a 3 de Abril – Terças:14h30 – 18h00; Quarta a Domingo: 10h00 – 13h00/14h30-18h00.
Local: Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE)
Org.: Câmara Municipal de Elvas – Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Colecção António Cachola
Informações: T.: (+351) 268 637 150 – E-mail: museu.arte.contemporanea@cm-elvas.pt

Concelho de Ponte de Sor
EXPOSIÇÕES

SALVATORE LÍGIOS – Fotografia – Salvatore Lígios nasceu em 1949, em Villanova Monteleone (Sardegna), e é um apreciado e conhecido fotografo desta ilha. Ensina fotografia na Academia de Belas Artes de Sassari, de 2000 a 2008 dirigiu o Museu Su Palatu, centro expositivo especializado na fotografia. Tem realizado muitos livros dedicados à cultura e à identidade da Sardenha.

Dia(s)/Horário: Até 12 de Fevereiro - De segunda a sábado das 10h – 13h / 14h - 18h
Local: Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
Org.: Município de Ponte de Sor / Centrum Sete Sois Sete Luas
Informações: T.: (+351) 242 292 070 - Página Web: http://www.cm-pontedesor.pt/

Concelho de Portalegre
FESTIVAIS

PORTALEGRE JAZZFEST 2011 - 9ª EDIÇÃO – O programa da 9ª edição do Festival Internacional de Jazz de Portalegre (Portalegre JazzFest), irá mais uma vez privilegiar o jazz tocado em Portugal, na Europa e Estados Unidos, continuando deste modo uma tradição do Festival, desde a sua génese em 2003. A 9ª edição abrirá com um projecto nacional bem conhecido do público, e a apresentação do novo disco do Trio de Bernardo Sassetti, “Motion”. Em relação a “visitas” internacionais, o Grande Auditório do CAEP irá receber os muito aclamados Mostly Other People do the Killing e o lirismo do jazz de câmara pelo Daniel Levin Quartet, ambos projectos vindos dos Estados Unidos. Para terminar em beleza o JazzFest terá a visita do quarteto do genial saxofonista Sueco, Jonas Kullhammar. São muitas razões para não perder pitada da edição deste ano do JazzFest.

Dia(s)/Horário: De 18 a 26 de Fevereiro – Consultar programa próprio
Local: Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre
Org.: Câmara Municipal de Portalegre
Informações: T. (+351) 245 307 498 – Página Web: http://caeportalegre.blogspot.com/
(CAE Portalegre)

LEITURAS ENCENADAS
Monólogo e Cinzas às Cinzas – Leitura dos textos de Harold Pinter: Monólogo de 1972 e Cinzas às Cinzas de 1996, por Adriano Bailadeira, Verónica Barata e Vítor Pires. Nos diálogos de Devlin e Rebecca o discurso ambíguo remete-nos para os horrores do Holocausto e em Monólogo a conversa de um homem com uma cadeira vazia revela rivalidades disfarçadas por uma aparente afabilidade.

Dia(s)/Horário: Dia 17 de Fevereiro – 21h30
Local: Sala Café – Teatro Igreja do Convento de Santa Clara – Portalegre
Org.: Teatro d’O Semeador
Informações: T.: (+351) 245 207 894 – TM: (+351) 968 415 299 – E-mail: teatrodeportalegre@gmail.com

DISTRITO DE ÉVORA
Concelho de Estremoz
DANÇA
GOOGUÉES PARA OS PÉS, pela Dançarte – Ateliers de música e dança para bebés orientados por Sofia Belchior, acompanhada por vários colaboradores. Estes ateliers têm como objectivos despertar o interesse pelo mundo do movimento e da dança, explorar a criatividade e desenvolver capacidades inatas de cada participante. A proposta, Googuées para os pés, surge a partir do espectáculo de Googuées – dança e música para bebés, sendo que com este atelier o objectivo é atingir crianças entre até aos 4 anos. Com a história, a música e os adereços do espectáculo Googuées, num ambiente lúdico e mágico, serão propostas: tarefas, movimentos, histórias, danças de roda... Propõe-se que cada participante se descubra nesta acção e desperte para o mundo do movimento/ dança e música.

Dia(s)/Horário: Inscrições até dia 23 de Fevereiro . Ateliers 27 de Fevereiro – 15 e 17 horas
Local: Teatro Bernardim Ribeiro
Org.: Câmara Municipal de Estremoz
Lotação máxima: 15 crianças/bebés (+ acompanhante) / por sessão

Informações/Inscrições: T.: (+351) 268 339 216 – E-mail: cultura@cm-estremoz.pt – Página Web: http://www.cm-estremoz.pt/

Concelho de Évora
CINEMA
2.º Ciclo de Cinema d’a BRUXA Teatro - A abT fecha o 'Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social' com quatro sessões de cinema, em conjunto com o Cineclube da Universidade de Évora, projectando um ciclo de cinema sobre “exclusão. No âmbito deste ciclo terão lugar as sessões": ‘O Fim e o Princípio' de Eduardo Coutinho e 'Os Esquecidos' de Pedro Neves.

Dia(s)/Horário: Dias 3 e 9 de Fevereiro – 21h30
Local: Auditório Soror Mariana - Évora
Ingresso: 3.5 €/ 2.5 € (preço reduzido, conforme a política de públicos/normas de admissão do Cineclube da Universidade de Évora)

Co – Produção: A BRUXA Teatro e Cineclube da Universidade de Évora, com o apoio da Colecção B/Escrita na Paisagem.
Informações: T.: (+351) 266 747 047 – (+351) 938 489 615 – Página Web: abruxateatro.blogspot.com

EXPOSIÇÕES
Candeeiros de Azeite do Museu de Évora – Colecção Margiochi - Exposição que inaugura a 2 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, constituída por 22 candeeiros de azeite, em latão, situados cronologicamente entre os séculos XVIII e XX – muito representativos tanto da Colecção Margiochi do Museu de Évora, como também do universo em que se inserem. A mostra poderá ser visitada até dia 2 de Março.

Dia(s)/Horário: 2 de Fevereiro (inauguração) – 18h30
Local: Casa de Burgos – Évora
Org.: Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio do Museu de Évora/Instituto dos Museus e da Conservação e a colaboração da Universidade de Évora/Programa Hércules
Informações: T.: (+351) 266 769 450 – Página Web: http://www.cultura-alentejo.pt/
(DRCAlentejo)

MÚSICA E POESIA
Momentos de Música e Poesia – Iniciativa com Nuno do Ó e João Firmino que inclui o lançamento de livro e CD de poemas de Margarida Morgado.
Dia(s)/Horário: Dia 19 de Fevereiro – 16h
Local: Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Org.: Sociedade Recreativa e Dramática Eborense
Mais informação: T.: (+351) 266 703 284 – E-mail: srde@mail.evora.net

TEATRO

Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett – O CENDREV estreia Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, dia 17 de Fevereiro. “Duarte é um jovem peralvilho, mentiroso compulsivo, apaixonado de Amália e esta dele. Amália é filha do Sr. Brás Ferreira, um comerciante rico, do Porto que vem a Lisboa para casar a menina. Mas se Brás Ferreira apanhar o Duarte (mentiroso compulsivo) numa mentira, lá se vai o casamento de Amália com Duarte. Joaquina criada de Amália, esperta e ladina pretende casar com José Félix, ladino e imaginativo criado do General Lemos. Juntos tratarão de tornar verdade, perante Brás Ferreira, as mentiras que Duarte inventa.

Nesta comédia em acto único de dezassete cenas, Almeida Garrett põe a ridículo a sociedade burguesa no Portugal do século XIX.”

Dia(s)/Horário: 17 de Fevereiro (estreia) – 21h30 - Em cena até dia 6 de Março para o público em geral (de quarta a sábado às 21h30, domingos às 16h00); De 10 a 18 de Março para o público escolar.
Local: Teatro Garcia de Resende
Informações: T. (+351) 266 703 112 (CENDREV -Teatro Garcia de Resende) – Página Web: http://www.cendrev.com/

WORKSOPS
Encontro de Adufes – Workshop orientado por Bruno Cintra. O Adufe? O Adufe é um instrumento tradicional português de percussão. Em grupo, voltamos a descobrir os ritmos tradicionais e não só!
Dia(s)/Horário: Durante o mês de Fevereiro, sempre à segunda – feira, das 19h às 20h
Local: Espaço Celeiros Évora
Org.: Associação PédeXumbo
Mais informação: T.: (+351) 266 732 504 – E-mail: charlotte@pedexumbo.com
 – Página Web: http://www.pedexumbo.com/

Concelho de Montemor – o – Novo
WORKSHOPS
BRINCANDO AO TEATRO – Oficina de Teatro para crianças dos 6 aos 11 anos, pelas formadoras Ana Mota Ferreira e Margarida Bento. Inscrições até dia 10/02/2011.
Dia(s)/Horário: Dias 12, 19 e 26 de Fevereiro – 10h
Local: Centro Juvenil de Montemor-o-Novo
Org.: Projecto Ruínas Associação com o apoio da Câmara Municipal de Montemor – o – Novo
Informações/Inscrições: T.: (+351) 266 898 100 (Centro Juvenil) – TM: (+351) 967 407 748 - E-mail: p.ruinas@gmail.com

Concelho de Redondo
TEATRO
Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare – Pelo Grupo de Teatro da SOIR Joaquim António d’Aguiar.
Dia(s)/Horário: 26 de Fevereiro - 21h30
Local: Auditório do Centro Cultural de Redondo
Org.: Câmara Municipal de Redondo
Obs.: Entrada gratuita
Informações: Centro Cultural de Redondo – T.: (+351) 266 989 216 (atendimento) – Página Web: http://www.cm-redondo.pt/

Concelho de Reguengos de Monsaraz
MÚSICA

Duo a 4 Mãos – Concerto por Patrizia Giliberti e Mauro Dilema – Piano; Jorge Caeiro – Acordeão
Dia(s)/Horário: 5 de Fevereiro – 21 h
Local: Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz
Org.: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz
Informações: T.: (+351) 266 508 040 - Página Web: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/

DISTRITO DE BEJA
Concelho de Beja
FORMAÇÃO DE PÚBLICOS

O Que é o Nada? – Trabalho desenvolvido pela Arte Pública – Artes Performativas de Beja, no âmbito da expressão e improvisação corporal, dramática e musical, aliadas a actividades pró-literacia, de onde resulta a construção de um objecto performativo a apresentar publicamente sob a forma de espectáculo, com crianças entre os 6 e os 8 anos de idade, que integram uma turma do 2º ano de escolaridade da Escola de Santa Maria, Beja.
Dia(s)/Horário: Dias 2, 9, 16 e 23 de Fevereiro – 13h30 – 16h00
Local: Escola de Santa Maria, Beja.
Informações: T.: (+351) 964 781 436 – Página Web: http://blog.artepublica.pt/

TEATRO
Doroteia, de Nelson Rodrigues – “Doroteia”, encenação da BAAL 17, na sua narrativa simples, conta a história de uma pária fugida da casa de família para errar no mundo. Regressa a casa das suas primas, Flávia, Maura e Carmelita, para se redimir do pecado da lascívia. No entanto, as primas exigem uma redenção total com o desfiguramento do corpo e do rosto de Doroteia. Nelson Rodrigues insurge-se contra este destino, marcando o texto com toda a obsessão, paixão, loucura e resistência a este acto castrador.

A proposta da Baal 17 extrema a questão a um outro nível ainda: Doroteia e Flávia são ambas a mesma pessoa, vivendo no seu conflito o combate pessoal permanente entre liberdade e castração. Texto aberto que se presta a inúmeras interpretações, “Doroteia” é a obra mais controversa do polémico repertório rodrigueano. Com esta encenação, a BAAL 17 encerra assim a Trilogia (já produziu “Beijo no Asfalto” e “Valsa n.º 6”) a que se propôs em torno da obra daquele que é considerado o maior dramaturgo brasileiro do Sec. XX.

Dia(s)/Horário: 26 de Fevereiro – 21h30
Local: Pax Julia – Teatro Municipal de Beja
Informações: T. (+351) 284 315 090 – Página Web: http://paxjuliateatromunicipal.blogspot.com/
 (Pax Julia – Teatro Municipal de Beja)

Concelho de Ferreira do Alentejo
EXPOSIÇÕES
Exposição de Fotografia de José António Pelado
Dia(s)/Horário: De 1 a 28 de Fevereiro – de terça a sexta das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30;
Sábado das 10h às 13h
Local: Galeria de Arte – Capela de Santo António – Ferreira do Alentejo
Org.: Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo/ Museu Municipal de Ferreira do Alentejo
Informações: T.: (+351) 284738700 (Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo
Concelho de Mértola
ARTES PLÁSTICAS E PERFORMATIVAS
Arte Non Stop – A criatividade e a inovação são as principais propostas deste evento. Aqui a arte é posta à prova através da sua experimentação, partilha e difusão. Música, vídeo, cinema, artes plásticas, escultura workshops, dança, entre outros são alguns dos ingredientes desta iniciativa. Provocar os sentidos é um dos principais objectivos…
Esta actividade inclui também um concerto no dia 12 com Boss AC (com ao apoio da Rede CAL).
Dia(s): De 1 a 12 de Fevereiro
Local: Mértola (Casa das Artes Mário Elias e Cine - Teatro Marques Duque)
Org.: Câmara Municipal de Mértola e Entidades Locais
Obs.: Entrada gratuita em todos os eventos
Informações: T.: (+351) 286 610 100 – Página Web: http://www.cm-mertola.pt/cm
-mertola/
Concelho de Serpa
TEATRO

“Pessoa – O grande ausente”, pelo Trigo Limpo Teatro Acert. - Espectáculo integrado na programação Ciclo Novos Palcos. Na sua 3.ª edição, o Ciclo Novos Palcos visa a consolidação dos hábitos de oferta teatral regular criados pelas edições anteriores, o estabelecimento de pontes com outras companhias descentralizadas e a criação de novos públicos para o teatro na região. Assim, a BAAL 17 acolhe Companhias de Teatro Profissionais de todo o país, com uma frequência mensal, no Cine – Teatro de Serpa. Uma boa oportunidade para apreciar o trabalho de estruturas teatrais de referência nacional e de desfrutar de um momento de conversa informal com os artistas após o espectáculo.
Dia(s): 19 de Fevereiro – 14h30 (público escolar) - 21h30 (público em geral)
Local: Cine – Teatro Municipal de Serpa
Obs.: Este espectáculo integra a III Edição do Ciclo Novos Palcos, uma co-organização da Companhia BAAL 17 e da Câmara Municipal de Serpa.
Informações/reservas: T.: (+351) 284 549 488 / 961 363 107 – Página Web: http://www.baal17.pt/

LITORAL ALENTEJANO/ DISTRITO DE SETÚBAL
Concelho de Sines
TEATRO

Azulão – Peça de teatro, pela Associação Cultural do Imaginário (Évora), que pretende introduzir os alunos na escrita de José Mauro Vasconcelos, autor do célebre “O meu pé de laranja lima”. A representação terá por base o conto “Azulão”, que fala de um pássaro e da sua luta por crescer e viver livre e feliz. Esta apresentação insere-se num projecto mais lato, centrado no multiculturalismo. Através dos contos de cada país é abordada a língua portuguesa no mundo, procurando contribuir para o enriquecimento dos meios de expressão oral e escrita e também para um melhor conhecimento da cultura, da identidade e das origens de cada nação lusófona. Neste caso, o Brasil estará em destaque.
Dia(s)/Horário: 15 de Fevereiro - 2 sessões (11h00-12h00 e 14h00-15h00)
Local: Biblioteca do Centro de Artes de Sines
Obs.: Para o pré-escolar e o 1.º ciclo
Mediante marcação
Informações: T.: (+351) 269 860 080 – E-mail: biblioteca@mun-sines.pt

Agenda Cultural da Região Alentejo elaborada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em colaboração com o Jornal Diário do Sul
Rádio Telefonia do Alentejo, disponível em: http://www.cultura-alentejo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário