"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

6 de Janeiro – 9 de Março de 2011 - Sociedade Harmonia Eborense

A exposição pretende dar a conhecer o espólio fotográfico da Sociedade Harmonia Eborense actualmente em depósito no Arquivo Fotográfico municipal. Das imagens existentes, a maioria refere-se a eventos da vida social da Sociedade Harmonia Eborense: bailes, festas, exposições, etc. Encontra-se também um grande número de imagens referentes a peças de teatro, cenários e grupos de mascarados, bem como um grande número de retratos (sócios, dirigentes, artistas de teatro).

Não sendo uma colecção de um só autor, existem neste acervo provas de fotógrafos com actividade reconhecida em Évora, Lisboa e Porto, entre outras localidades, identificados pelas assinaturas e/ou com o carimbos da sua casa comercial. Destacamos Ricardo Santos (finais do século XIX, inícios do século XX), Cipriano Camarate e Eduardo Nogueira (ambos com actividade entre as décadas de 1940 e 1960) como os autores da maior parte das provas, embora possamos encontrar também imagens de Maria Eugénia Reya Campos, 1.ª mulher photographa portuguesa, António Maria Serra e José Pedro Braga Passaporte, ambos Photographos da Casa Real, Silva Nogueira e David Freitas, entre outros.

Actualmente as cópias digitais das provas fotográficas estão disponíveis ao público no Arquivo Fotográfico municipal e estão a ser colocadas on-line, podendo ser consultadas no endereço
www.evora.net/cice/memoria a partir da data da inauguração da exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário