"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nisa: XII Rota do Contrabando – Ruta del Contrabando

 Irá decorrer no próximo dia 26 de Março a “XII Rota do Contrabando – Ruta del Contrabando”, uma actividade organizada pela associação juvenil INIJO-VEM, de Nisa, e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com a colaboração do Ayuntamiento de Cedillo, Câmara Municipal de Nisa e Jun-ta de Freguesia de Montalvão.
Com saída de Cedillo, na Diputación de Cáceres, pelas 09h00, e chegada prevista a Montalvão, no Concelho de Nisa, pelas 14h00, a edição deste ano mais uma vez remete os Pedestrianistas para a memória de tempos não muito longínquos, em que a necessidade de dois povos falou mais alto que as leis, levando-os a contrabandear toda a sorte de produtos, em sobres-saltadas travessias nocturnas da raia, num jogo do gato e do rato com as autoridades de ambos os lados da fronteira, aqui onde Portugal e Espanha, o Alentejo e a Extremadura, são separados pelo rio Sever, belo e incontor-nável pano de fundo desses dramas, um rio de afectos, memórias e cumpli-cidades.
A animação não deixará de marcar pontos em mais esta edição, com a colaboração habitual dos “Bombos de Nisa”, do agrupamento de música popular “Domingos e Dias Santos” e dos alunos da ETAPRONI – Escola Tec-nológica, Artística e Profissional de Nisa. Também incontornável é a gastro-nomia regional, onde primam os queijos e enchidos do concelho de Nisa e a feijoada de javali.
As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 21 de Março em Espa-nha e 23 de Março em Portugal, sendo limitadas a 200 participantes espa-nhóis e 200 portugueses.
Mais informações poderão ser obtidas nos contactos em rodapé.
PROGRAMA
08H00 – Abertura do Secretariado (Pabellón Polideportivo de Cedillo);
08h50 – Boas-vindas e “briefing”;
09h00 – Início da marcha;
14h00 – Previsão do final da marcha (Recinto das Festas de Montalvão);
- Almoço-convívio;
- Entrega de lembranças;
- Animação de rua.
A ORGANIZAÇÃO DISPONIBILIZA TRANSPORTE:
Pedestrianistas de Nisa: 07h30, frente ao Cine Teatro;
Pedestrianistas Visitantes: 08h00, no Recinto das Festas, em Montalvão;
Regresso a Cedillo/Nisa: a partir das 15h30;
(A Organização não se responsabiliza pelo transporte da totalidade dos participantes, pelo que se apela à boa vontade de todos, em especial aos caminheiros visitantes, no sentido de levarem motorista que assegure as ligações do percurso);
INIJOVEM – Associação Para Iniciativas Para a Juventude de Nisa
Morada: R. Marechal Gomes da Costa, 12 – Apartado 66 – 6050 – 999 NISA
Telefone/Telefax: 245 413 671
XII ROTA DO CONTRABANDO – RUTA DEL CONTRABANDO®
Fundada em 23 de Maio de 1997

Sem comentários:

Enviar um comentário