"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

' VIVA ' O ALENTEJO....

Ferreira do Alentejo - «Feira Nacional da Água e do Regadio 2011»
A edição deste ano, que decorre no Parque de Feiras e Exposições de Ferreira do Alentejo, realiza-se entre 24 e 26 de Junho e tem como tema principal o azeite.


Marvão - 6ª edição das «Comidas d'Azeite»
A vila abaluartada de Marvão, Alentejo, organiza de 19 de Fevereiro a 6 de Março a 6ª edição das «Comidas d'Azeite». Bolo de azeite e mel, tibornas, fatias douradas são algumas das especialidades feitas com azeite servidas nos restaurantes aderentes.

 

Ourique - «IV Jornadas Gastronómicas Sabores do Porco Alentejano»
A «capital do porco alentejano» recebe entre 25 e 27 de Março, no pavilhão multiusos local, um certame que visa promover os presuntos, os paios, as farinheiras, linguiças, morcelas e outros enchidos.

Alvito - Exposição «Das mãos prós pés»
Meias de linha executadas com cinco agulhas. Esta é uma das atracções da exposição «Das mãos prós pés» a decorrer em Alvito, Alentejo, até 11 de Março.
Fazer as meias era uma das tarefas das mulheres alentejanas. Por volta dos 12 anos de idade, as raparigas começavam a dar os primeiros pontos, ensinados pelas mães e avós. As meias de mulher, usadas no trabalho do campo eram compridas, ajustadas à perna e seguras à coxa com elástico. As meias de homem eram decoradas com três riscas de cor no elástico.
As cores fortes, a linha grossa e pontos simples caracterizam as meias de trabalho. Já nos dias especiais, as meias eram rendadas.
Algumas habitantes de Alvito emprestaram as meias que ainda guardam para a exposição que decorre até 11 de Março. Algumas das meias expostas foram executadas com cinco agulhas.

Serpa - X Feira do Queijo do Alentejo

De 25 a 27 de Fevereiro decorre em Serpa, Alentejo, a 10ª edição da Feira do Queijo. A mostra faz-se com queijos de todo o País, mas também com doçaria e artesanato.
O queijo de Serpa, no Alentejo, é o anfitrião da feira com o mesmo nome. Provas da iguaria alentejana, mas também de outros locais do País são uma das atracções do certame.
A Feira do Queijo do Alentejo faz-se ainda com tasquinha onde é possível saborear as tradições gastronómicas locais, com exposição de artesanato e também de doçaria.
O Queijo Serpa tem denominação de origem desde 1994 e Denominação de Origem Protegida desde 1996.
Local: Serpa, Alentejo
Évora - Exposição «Michel Giacometti, 80 anos, 80 imagens»

A exposição assinala os 80 anos do nascimento do etnomusicólogo, está patente até final de 2011 no Convento dos Remédios, em Évora.
A mostra apresenta uma selecção de 80 imagens que fazem parte da colecção fotográfica de Giacometti, que desenvolveu um trabalho de investigação, recolha e estudo da música tradicional em Portugal.
Uma exposição que coincide com a apresentação do Centro de Recursos da Tradição Oral da Câmara Municipal de Évora, desenvolvido ao abrigo do projecto Oralidades.
A exposição foi cedida pelo Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, da Câmara Municipal de Cascais.
Michel Giacometti nasceu em Ajaccio, na Córsega (França), em 1929, e a sua infância foi passada com um tio, funcionário colonial, que o criou e levou ao Norte de África, onde contactou com outras culturas.
Com 18 anos, em Paris, dedicou-se ao estudo de música e arte dramática e formou-se em Letras e Etnografia na Universidade de Sorbonne. Giacometti dirigiu diversas revistas culturais e de poesia e fundou uma companhia de teatro popular.
Aos 30 anos foi-lhe diagnosticada tuberculose, o que o levou a procurar um país de clima seco. Foi assim que veio para Portugal e acabou por se «apaixonar pelo Alentejo», lembram os promotores da exposição, evocando Giacometti «como o principal etnomusicólogo» em Portugal entre 1960 e 1990, ano em que faleceu em Faro.
A exposição patente em Évora conta com uma mostra de vários instrumentos musicais da tradição alentejana e exemplares das tradicionais marionetas Bonecos de Santo Aleixo, entre outros objectos que foram cedidos por diversas entidades.
A Câmara de Évora vai promover também visitas guiadas para as escolas e público em geral, mediante marcação.
Concurso - «Um turista, um amigo no Alentejo»

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo está a promover um concurso cujo mote passa por sensibilizar os mais novos para a importância do património alentejano na sua relação com o turismo. A acção envolve a comunidade escolar.
Sob o lema «Património - Segredos para descobrir e para admirar», o concurso destina-se ao público escolar, do 1º ciclo ao ensino secundário.
Para além da promoção de toda a região, a Turismo do Alentejo, ERT pretende alertar a população escolar para «o património construído enquanto instrumento capaz de contribuir para transformar o turista/amigo num entusiasta divulgador das potencialidades e riquezas da região.
Segundo o presidente da entidade, Ceia da Silva, «as crianças e os jovens de hoje são os adultos de amanhã. Nesse sentido, a ERT enquanto entidade responsável pela promoção interna do destino decidiu apostar também na formação turística dos mais novos. Se começarmos hoje a despertar as suas consciências para o valiosíssimo e vasto património que existe na região onde moram (seja o castelo por onde passam quando vão para a escola, o museu ou a serra), no futuro estas crianças e jovens serão seguramente interlocutores de excelência», considera.
E acrescenta: «se não formos nós, os residentes na região, a valorizar o nosso património dificilmente poderemos transmitir esse valor a quem nos visita. Desde modo a ERT espera conquistar uma geração para o turismo, um sector de peso e estratégico na economia do destino».
Cada escola poderá participar com um máximo de três trabalhos que devem ser entregues até ao dia 8 de Abril de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário