Bruno Dumont, La vie de Jésus (1997)
Cinema na páscoa - 17 - 18 - 19 de abril
2014
Três-filmes-três
Auditório Soror
Mariana, 21h 30. Entrada livre.
Três agentes culturais da cidade de Évora, a Colecção
B, o Cinema -fora- dos Leões e o Cineclube da Universidade de
Évora celebram a Páscoa organizando conjuntamente um programa de exibição de
cinema dedicado ao tema. Procura-se não apenas ensaiar e aprofundar modos de
cooperação entre entidades como por essa via promover uma iniciativa
visando alargar o
calendário pascal através da partilha cinematográfica. Dá-se assim a este tempo
festivo mais uma face, com filmes que interpelam e laicizam algum tanto o que o
calendário religiosamente traz a cada ano.
Numa cidade onde
a programação de cinema abunda, para quem a quiser acompanhar, apoiar e ver,
lançamos pois o convite para estes três-dias de três-filmes de Cinema na
Páscoa. Contamos com a vossa presença!
17 de Abril
Bruno Dumont (França), La vie de Jésus (1997, 96')
Bruno Dumont é um dos mais importantes realizadores franceses dos
últimos vinte anos, com um percurso singular, marcado por filmes viscerais e
disruptivos. Em A vida de Jesus, Freddy e o seu gang perdem os dias a
circular sem rumo nas suas motos. Freddy é epiléptico, vive com a mãe,
proprietária de um pequeno café em Bailluel (França), e namora com Marie, uma
caixa de supermercado. A vida decorre entre os seus encontros amorosos e a vida
do gang. E tudo se repete como de costume, até que um dia um jovem africano,
Momo, decide cortejar Marie…
18 de Abril
Denys Arcand (Canadá), Jésus de Montreal (1989,
119')
Nome central do cinema canadiano, Denys Arcand conta neste Jésus
de Montreal a história da transformação de uma encenação 'tradicional' da
paixão de Cristo. Actores novos e novo encenador resultam em nova leitura da
paixão, o que desencadeia reacções violentas por parte da Igreja, mas uma
excelente resposta por parte dos espectadores. Ao longo do filme, estabelecem-se
vários paralelismos entre a vida dos actores e os episódios bíblicos,
desenhando-se a hipótese de comparar a fundação da igreja à fundação de uma
companhia de teatro dedicada à experimentação.
19 de Abril
Artur Aristakisyan (Rússia), 1993, Ladoni (Palms)
[original russo, legendas em inglês]
Aristakisyan, um nome raro e de produção bissexta do cinema russo
(moldavo, mais precisamente), propõe em Ladoni, essas palmas que tanto evocam o
contexto festivo pascal, um extraordinário percurso pela pobreza. São figuras da
solidão e do silêncio, da cegueira e da fuga, da indiferença e da crença as que
povoam este soberbo filme. Ladoni é uma construção poética em que as palavras
que um pai dirige ao filho são devoradas por estas figuras que no ecrã desfilam
no seu silêncio violento feito de infindáveis histórias. Numa delas, um rapaz
cego, filho de cegos, crê absolutamente que no mundo todos são cegos, e assim
aprende a esperar quando não o vêem…
**
A Colecção B e o
financiamento de proximidade
Agora mais do que nunca
precisamos do vosso apoio: dos que acreditam, dos que podem, dos que querem, de
todos. Por isso lançamos um pedido de ajuda (sejam gold, sejam silver, ou sejam
só vocês)! E obrigado a quem já contribuiu!
Gold > Quero ajudar
Gold - 50€
Silver > Quero ajudar
Silver - 20€
Informações: jaf@escritanapaisagem.net :: 931
763 350
Sem comentários:
Enviar um comentário