"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

terça-feira, 15 de abril de 2014

O Museu Etnográfico do Torrão

O Museu Etnográfico do Torrão (MET) nasceu do objectivo da política cultural da autarquia de recuperar e salvaguardar o património cultural do concelho. O projecto assenta numa temática própria que desempenha um papel fundamental ao nível económico, social e cultural da freguesia do Torrão e do concelho: o ciclo do Pão.
O pão, produto simbólico e uma das bases da alimentação mediterrânica, é um dos mais importantes e conhecidos produtos tradicionais da região e a sua produção ainda marca a vida da população, como é visível pelo número de fornos e padarias que existiram e continuam a existir na freguesia. O objectivo principal da criação do museu é promover a sensibilização para o património em geral e para o património material e imaterial ligado a esta temática em especial, valorizando os saberes locais e a afirmação de uma identidade cultural.
O projecto compreende uma unidade museológica integrada no local, mas ao mesmo tempo complementada com visitas e percursos pela freguesia e pelo concelho, numa relação próxima entre exposição e realidade.
“O Ciclo do Pão” assenta em dois tipos de espólio: os artefactos e equipamentos resultantes da recolha material, e por outro lado, os testemunhos orais e escritos e informação complementar (fotografias, documentos escritos) que apresentam este ciclo ao longo dos tempos, de uma forma completa e abrangente.
Além da exposição permanente, o MET acolhe exposições temporárias. A exposição “O Torrão de Bernardim Ribeiro e Miguel Torga”, a mostra de fotografia antiga “Torrão. O viver de uma vila” ou a exposição arqueológica “O contributo de Arqueologia para o conhecimento da história do Torrão” são alguns dos exemplos de exibições que passaram pelo museu.
O próprio espaço merece uma visita. O MET está instalado num magnífico edifício, datado de finais do século XVIII ou inícios do século XIX, que funcionou como lagar de azeite tendo sido alvo de um cuidadoso trabalho de recuperação.

Rua das Torres
7595 Torrão

Telefone: 265 669 203

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta feira e no 1º e 3º sábado de cada mês: 9h-13h às 14h-17h

Sem comentários:

Enviar um comentário