"Que o Senhor vos ilumine, abençoe e vos proteja."

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Anunciado programa da trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional

Os restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira serão trasladados no próximo dia 3 de julho para o Panteão Nacional. O cortejo vai ter início às 15.15 horas, com saída do cemitério do Lumiar em direção à Igreja de Santa Engrácia, na Graça.

Pelo meio haverá uma missa privada no Seminário da Luz. O cortejo passará pelo Estádio da Luz, Campo Grande, Praça Marquês de Pombal, alto do Parque Eduardo VII, sede da Federação Portuguesa de Futebol e Assembleia da República.

Após a chegada ao Panteão Nacional, pelas 19 horas, haverá atuações musicais de Rui Veloso e Dulce Pontes. O também antigo jogador do Benfica e da Seleção António Simões fará um elogio fúnebre, numa cerimónia em que vão discursar a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o Presidente da República, Cavaco Silva. O Hino Nacional será tocado pela banda da Guarda Nacional Republicana.

Eusébio será a 12.ª personalidade com honras de estar no Panteão Nacional, onde se encontram já os restos mortais de Amália Rodrigues (fadista), Almeida Garrett (escritor), Aquilino Ribeiro (escritor), Guerra Junqueiro (escritor), Sophia de Mello Breyner Andresen (escritora), Humberto Delgado (político), João de Deus (escritor), Manuel de Arriaga (político), Óscar Carmona (político), Sidónio Pais (político) e Teófilo Braga (político).

O projeto para a trasladação foi subscrito por todos os grupos parlamentares e aprovado por unanimidade a 20 de fevereiro, cerca de um ano depois da morte de Eusébio.

Sem comentários:

Enviar um comentário